Clássico mais fácil e barato de Restaurar.

Um restauro barato é uma utopia. Daquilo que tenho visto, ou melhor daquilo que tenho pago, qualquer profissional que te dê garantias tem um preço "à hora" alto.
O importante é ter-se uma noção daquilo que de facto um veiculo necessita e, se possível, fazermo-nos acompanhar de alguém com conhecimento de causa. Tantos bons negócios que ao chegar à oficina se toram pesadelos ...
Cumpts,
 

nuno granja

petrolhead
Portalista
Autor
Um restauro barato é uma utopia. Daquilo que tenho visto, ou melhor daquilo que tenho pago, qualquer profissional que te dê garantias tem um preço "à hora" alto.
O importante é ter-se uma noção daquilo que de facto um veiculo necessita e, se possível, fazermo-nos acompanhar de alguém com conhecimento de causa. Tantos bons negócios que ao chegar à oficina se toram pesadelos ...
Cumpts,

Assino por baixo.


nuno granja
 
OP
OP
Emanuel Sousa

Emanuel Sousa

Clássico
Não, vocês não me assustaram!

Desculpem um bocado a ausência. Tenho andado meio ocupado.
A minha Suzuki Bandit lembrou-se de encher um cilindro de gasolina e rebentar com a junta da cabeça. Já está tudo desmontado e preparado, só estou à espera de material.

Respondendo em parte ao pessoal.
É assim, sempre tive um amor pelo carocha, e pelo que vejo no ebay, o carocha é um mundo, e especialmente aquele motor, que é simples, e existe tudo e mais alguma coisa, o engraçado é que dá para transformar um 1600CC em 2200CC ou mais, mas claro, tirando isso, existe a primeira necessidade e o mais importante, de ter um carro bom de chapa. Sem ter uma base solida,nada mais vale a pena.

Em relação ás minhas capacidades, como mecânico, sou desenrascado, consigo arranjar quase tudo basicamente, o que não sei, estudo e depois mexo, se mesmo assim não conseguir tenho uns colegas mecânicos que podem sempre dar uma mãozinha. Também me desenrasco com a pintura, preparação, pintura, etc, agora com a reparação de chapa é que sou completamente leigo, e é coisa que nem sequer me arrisco. É uma arte que ainda está por aprender. Remediar com fibras ou betume consigo fazer, mas como disse, isso é andar a remediar.

Eu não estou à espera que me caia nas mãos um carro de borla, e sei que para mexer no que seja vai ter custos associados, mas como isto é um hobby se o carro ficar uma temporada em espera por falta de verbas, não faz mal. Com isto quero dizer não me quero por a restaurar algo que tenha peças caras e raras, para não me massacrar muito a cabeça, nem a carteira.

Tenho aqui na terra um sujeito que está a vender uns clássicos, ouvi dizer que tem um Fiat 1100, um carocha, e mais uns 2 carros clássicos, mas pelos vistos o homem está a tentar vender aquilo caro. Ainda não vi os carros pessoalmente nem sei exactamente os valores. Mas estava com ideias de ir namorar o carocha.

Voltando à Renault 4L, eu acho de certa forma que é um carro engraçado, mas não sei porque um lado de mim gosta e outro não, mas como vocês referiram, é algo que eu posso comprar barato. Não me chateio a arranjar peças, pois à oferta da dar com um pau e vou conseguindo trabalhar e vendo trabalho feito!

O meu objectivo com isto é, ter o prazer de devolver vida a um carro, conduzir algo que já não se vê muito a circular, e especialmente algo que foi reconstruir por mim.
Ter o prazer de andar lá por casa a desmontar e a reparar a máquina, bem quero dizer andar com as mãos na massa :D!

E de certa forma dá me jeito ter um segundo carro, não vá o meu alfa precisar de uma intervenção demorada, e estar tempo de chuva e eu ter de andar de mota, não é que eu me importe muito, mas chegar ao trabalho e ter de trocar de roupa não é coisa que me apetece fazer.

Em relação sobre conduzir um clássico, para ser honesto, clássico verdadeiro, não posso dizer que conduzi, a coisa mais velha que conduzi foi o meu seat ibiza de 93 :rolleyes:

O que eu gostava realmente... boa questão...
Poderei dizer que o mais aliciante para mim, seria um carro, que já se mecha bem, algo já com uma potencia engraçada, com bom factor peso potencia. Por isso também eu dizer algo com tracção traseira para ser mais balançado. Também tenho na ideia, algo com uma motorização diferente, tipo boxer como o do carocha ou um V6, tipos de motor fora do vulgar. Assim já estou a complicar, e estou a por essas ideais de parte.

Para ser honesto andei a namorar o alfa romeo 75, mecanicamente é um carro bastante engraçado, mas esteticamente, a frente e a traseira são feias, e o que me fez dar um passo atrás é a raridade de exemplares e a possível raridade de material, ou sucateiros armados em lambôes :p

Isto de escolher carro para mim não tem pressa, se aparecer uma proposta engraçada posso sempre agarrar de um dia para o outro, se não aparecer, vai se esperando e namorando muito, sem stresses.
Compras feita à pressa dá asneira.
 
Caro Emanuel agora estamos a falar a mesma língua! Um Alfa 75 um clássico de pleno direito praticamente desde a sua nascença RWD, transaxle, super divertido, fiável e pouco valorizado se esquecermos as versões turbo e v6.
Foi o meu primeiro carro em 1994 comprei um óptimo exemplar 1.6 carburadores de 1989 com cerca de 50000kms na hoje extinta Mundauto, que mantenho actualmente num estado algo negligenciado a nível de pintura com 110000kms, garantiu-me 5 anos de utilização intensa e algo abusiva com os meus 18 anos, e muitos mais anos de alegria se seguiram já como 2º carro.
Pondo de parte as versões diesel e a 1.6 a injecção todas as motorizações são vivas, sendo especialmente recomendável pela relação prestações/consumos o brilhante 2.0 Twin Spark que ainda se encontra a preços bastante módicos.
Contrariamente ao que manifestas eu adoro a estética inconfundível e pessoal.
 

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
O 75 tem uma estática que tem de se deixar entranhar, eu adoro-a porque a odeio, é das coisas mais feias que a Alfa fez...
 

HugoSilva

"It’s gasoline, honey. It’s not cheap perfume."
Eventos Team
Pronto... eu também não sou fã do 33, especialmente a 1ª série, horrível!

O 75 terá sempre uma mítica especial, pessoalmente, se tivesse no lugar do @Emanuel Sousa e dado que gosto de Alfas as minhas principais preferências recairiam sempre sobre o 75 e o Sprint Veloce, especialmente com o kit estético da Zender... :cool:

IMG_2014b.jpg
 

Anexos

  • IMG_2014b.jpg
    IMG_2014b.jpg
    52.5 KB · Vistos: 304

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Pronto... eu também não sou fã do 33, especialmente a 1ª série, horrível!

O 75 terá sempre uma mítica especial, pessoalmente, se tivesse no lugar do @Emanuel Sousa e dado que gosto de Alfas as minhas principais preferências recairiam sempre sobre o 75 e o Sprint Veloce, especialmente com o kit estético da Zender... :cool:

As peças alfa são muito caras, e, à exceção do 75 1.6 ie que ainda são os que se encontram a melhor preço em bom estado, também são todos caros, não me parece ser opção neste caso.
 
O homem a pedir carros baratos para restaurar e voces a falar de Alfa romeo, tenham pena do rapaz:D

Emanuel, se a tua ideia é entre a 4l e o carocha, eu iria para a 4l pela facilidade de encontrar peças, e pela sua robustez. No entanto se fosse eu pois escolheria um Mini. Super facil de montar e desmontar, e uma pessoa que seja habilidosa e com paciencia consegue fazer muita coisa no carro. Existem por ai projectos meios inacabados a preços interessantes, desde que o carro esteja bem de chaparia e pintura, o resto do material arranja-se super facil.
O mini é muito porreiro para quem inicia a condução nos classicos, pois as sensações que te transmite mesmo a pequenas velocidades são porreiras.( Espectacular a sensação de parecer ir a 200 klm/h e so ir a 80 klm/h);)
 

João P Silva

Veterano
VW Carocha.. Renault 4 .. temos bons intendidos nessas matérias.

Dá o primeiro passo e começa a ver dentro do teu orçamento.
Tens sempre a possibilidade de tirar fotografia e pedir opinião aos mais experientes.
Ficamos a aguardar.
 
Emanuel na minha opinião antes de comprar um carro classico, deve saber muito bem que tipo de carro quer, e o porquê de querer determinado tipo de carro. Digo isto porque parece-me que tanto o carocha como a 4l nada tem a ver com este taunus.
Quanto a este Ford, pois pelo que se ve nas imagens ha algum dinheiro a gastar nele para o por em condiçoes de circular, agora se é este carro que quer mesmo, va em frente, Falo por mim, quando é um carro que me apaixona, quanto ao orçamento arranjo sempre solução, nem que demore 10 anos para o por em condições...
 
Topo