Setembro foi um mês com avanços significativos no Scirocco e sobretudo na Audi C3, muitos kms e bons momentos na perspetiva de um petrolhead.
No capítulo das despesas gastei 700.00 (aproximadamente), mas como fiz a revisão geral à Audi C3 podia ter sido pior, dada a negligência a que tinha sido sujeita. O problema do motor de arranque do Scirocco está finalmente resolvido.
Os 2 Audi trabalharam como gente grande, já o Scirocco teve uma vida mais folgada…
Comecei o mês em Lisboa com o Golf como único carro e logo no inicio vim para o Porto à boleia no Megane a “gasoil” do meu mano. Seguindo a tradição familiar viemos de noite
Na manha do dia seguinte fui buscar o Scirocco ao eletricista. O motor de arranque foi todo revisto, mas sobretudo foram substituídos diversos cabos que estavam degradados, mais o borne positivo.
Parece outro carro, deixou de gaguejar a quente e pega sempre com energia e vigor.
Custo 50.00eur.
Usei o Scirocco nas voltas nos 3 dias seguintes. Fui a uma reunião em Ovar e aproveitei para trazer óleo de motor e travões para substituir ambos do Audi e mais tarde no Scirocco. A C3 levou ENI no motor mas como o meu mecânico já tinha terminado o circuito hidráulico dos travões e embraiagem, já não foi a tempo para esses itens.
Ovar…
Porto…
No regresso de Ovar passei de surpresa na Fabela MotorSport. O José Luís Fabela, foi meu colega de carteira durante toda a primária e nunca falamos de futebol. Já carros era sempre o prato do dia. Não o via para ai há 20 anos, mas foi como se tivesse sido na véspera. Foi autêntico “quality time” entre petrolheads…
No fim do dia deixo o Audi Coupe no meu mecânico para ir à inspeção e efetuar a mudança de óleo anual. Não houve tempo para trocar o óleo dos travões, mas como nos 2 últimos anos percorreu menos de 10.000kms anuais, só mudando o óleo/filtro antes de ir à inspeção, combinamos que depois do Scirocco ir à inspeção/revisão em Dezembro, faremos uma revisão geral ao Audi Coupé, com mudança de óleo dos travões. A C3 continuava em obras e por lá continuou. Foram mais 30.00eur
No terceiro dia regresso a Lisboa no Audi Coupé aproveitando para trazer um armário, terminando assim as mudanças para Lisboa. Vim pela A1 nas calmas, numa viagem sem histórias…
Seguiram-se uns dias em Lisboa com o Audi, coisa que já não acontecia há mais de 2 anos. Um luxo…
Umas surfadas de fim de tarde…
Uma passagem rápida pelo RWD em Telheiras depois de uma deslocação profissional ao Colombo…
Como andei a vascular peças em stock resolvi trocar o suporte de luz interior do Audi Coupé. O que lá estava que parecia rachado e substitui-o por outro que encontrei em melhor estado. Quando tiro o suporte, verifico que estava pior do que parecia…
Já com o “novo”…
Entretanto (finalmente) ao fim de muitas peripécias, a EMEL lá me emitiu o selo de residente…
No fim da penúltima semana de Setembro tive de vir ao Porto e como habitualmente vim pela EN1.
Verifiquei os níveis antes de partir e o líquido de refrigeração estava estável. Em principio o radiador e tubo novos resolveram o problema…
Nesse dia as autoridades anunciavam em todos os noticiários uma mega fiscalização de velocidades a nível nacional. Como vinha com tempo e precisava de por as ideias em ordem depois de um período intenso de trabalho, decidi fazer uma experiência científica; Fazer a EN1 nunca passando 20km/h acima dos limites. Demorei mais 1.30h do que o habitual e não me recordava nem de existiram tantos sinais de limite de velocidade na EN1 nem fazer uma viagem tão económica…
Até parei para um gelado…
No dia seguinte fui buscar a Audi C3 ao meu mecânico. Para além da verificação e revisão geral, assim por alto levou, fluidos (óleo motor e travões mais anticongelante) velas, filtros, correias, bomba de embraiagem, vaso do líquido hidráulico dos travões e embraiagem, discos à frente, pastilhas de travão e mais uns pequenos nadas. A conta deu em 520.00eur o que com o óleo e anticongelante que levei dá pouco menos de 600.00eur. Foi tudo revisto e parece outro carro. Apesar de ainda não estar pintada, finalmente tenho a sensação de ser o “meu carro”….
Uma nota especial para as pastilhas de travão da frente, nunca pensei que alguém pudesse deixar que chegassem a este estado…
Dei umas voltas sempre a correr terminando numa uma geral aos Audi’s na garagem de Gaia, não tive tempo para mais fotos, nem para uma volta higiénica no Scirocco…
Regresso a Lx na Audi C3 trazendo um motor e caixa Audi de 5 Cil que vendi pela web a um tipo da zona de Sintra que corre com um Coupé Gt em Superstock (creio que é assim que se escreve).
Como o negócio correu bem ainda lhe ofereci mais umas peças de tenho a duplicar. O Sérgio ajudou-me a carregar as peças, aqui a meter o motor na mala da C3…
Com a C3 carregadíssima, fui meter ar nos pneus…
Por coincidência, ao meter gasolina e cruzo-me com o meu amigo Filipe no Cortina Gt do Sérgio. Passou-se com a C3 e com a carga…
Mais 350kms non-stop pela A1, 2ª Circular e IC19, com a C3 a portar-se lindamente apesar da carga…
Já Sintra depois de descarregar no stand/oficina do comprador e na linha por onde regressei a Lisboa, para descontrair…
No dia seguinte era o 4º domingo do mês e fui a Belém na C3 com minha mulher os gémeos mais o meu sogro. Aprovaram a “viatura sem anotações”
(obrigado Leonor Espinhal pela foto)
Até ao fim do mês uso a C3 em Lisboa nas voltas do costume…
Como choveu muito tive de colocar as 3 escovas de limpa-para-brisas novas (20.00eur na Huilacar) mas sobretudo pude verificar que aparte uma pequena infiltração pela borracha da mala traseira não entra água. Já estou a tratar da borracha…
nuno granja