Yamaha 900s Diversion

HugoAz

YoungTimer
Boas pessoal, comprei uma Yamaha 900 s Diversion :cool: e gostaria de saber opinião de consumos/conselhos de quem tem uma.
Pesquisei muito acerca da mota e encontrei um Sr. que comprou uma em Espanha com 160mil Km e gostei muito do que escreveu e influenciou em muito a minha escolha! :)

Em breve irei colocar fotos e fazer um diário de bordo!
É uma mota totalmente diferente do que estou habituado, dado que sempre tive motas de pista de alta cilindrada. Queria juntar um estilo diferente de condução e de curtir as viagens, tanto para mim como para o pendura que convenhamos que as de pista não são nada confortáveis para viagens longas :unsure:

A mota parece estar em boas condições para a idade, o preço também agradou, queria algo low cost e com boa reputação de fiabilidade e para o uso que lhe vou dar parece-me o ideal!
 

HugoAz

YoungTimer
Ora aqui estão algumas fotos da Yamaha, as primeiras impressões ainda são poucas mas, gosto da condução, confortável, o vidro deflector poderia mandar mais o vento para cima mas, para quem está habituado a motas de pista, não é nada grave, nem algo que me leve a comprar o vidro mais alto.
Responde bem, potência equilibrada (para o que quero chega e sobra), e o seu peso desaparece mal começa a andar!

Na minha opinião falta uma sexta velocidade mas, veremos se com a habituação irei sentir a falta dela.
Quanto aos travões cumprem o serviço! Tanto o traseiro como o dianteiro, conferindo segurança quando são precisos!
Quanto ao som, adoro, não é incomodativo mas ao mesmo tempo faz-se ouvir bem!

A suspensão também não deixa a desejar! Absorve bem as irregularidades da estrada, mesmo quando se passa em cima de uma lomba.
Acho-a bastante confortável, com uma boa posição de condução.

Arrumação debaixo do banco é que deixa a desejar... Não consigo enfiar lá o estojo de primeiros socorros que tenho nas outras motas mas, como vem com uma top case, já safa!
Irei montar um mini kit de socorros para quando andar sozinho :lol: espero nunca precisar dele mas, gosto de ter sempre um Kit nos meus veículos!

Agora é fazer a revisão, estou é na dúvida acerca da viscosidade do óleo que usar... Estou a pensar num 20w-50 para o motor e para o veio de transmissão Motul Motylgear 75w-90, que acham?

Em breve mais notícias e fotos, de momento são as que tenho! :xD:

20190903_135413.jpg 20190903_135445.jpg 20190903_135507.jpg 20190903_135533.jpg
 

HugoAz

YoungTimer
Não te consigo ajudar nos consumos , E fotos?
Obrigado! O tempo não tem sido muito mas, estou quase a acabar o primeiro depósito, onde fiz 126 Km em autoestrada, com uma velocidade média entre os 110 e 120, indo por vezes entre uma ultrapassagem e outra até aos 140. De resto foi estrada e cidade!
Provavelmente amanhã já atesto e faço a média, que me parece que nem será má ^_^

De resto que acha dos óleos que estou a pensar pôr?
 
Bom dia Hugo

Mas que grande petroleiro foste arranjar!
Nunca tive nenhuma Diversion 900, mas a sua reputação de fiabilidade e simplicidade devem antever muitos anos de utilização (tranquila) sem problemas.
Quanto aos óleos, recomendo sempre que se sigam as indicações do fabricante, que neste caso indica SAE"20W40 Type SE para o motor e SAE80API "GL-4" Hypoid Gear Oil para a transmissão.

Boas voltas!
 

HugoAz

YoungTimer
Bom dia Hugo

Mas que grande petroleiro foste arranjar!
Nunca tive nenhuma Diversion 900, mas a sua reputação de fiabilidade e simplicidade devem antever muitos anos de utilização (tranquila) sem problemas.
Quanto aos óleos, recomendo sempre que se sigam as indicações do fabricante, que neste caso indica SAE"20W40 Type SE para o motor e SAE80API "GL-4" Hypoid Gear Oil para a transmissão.

Boas voltas!
Boas Vítor, verdade, um grande petroleiro :xD: mota completamente diferente das outras que tenho, em tudo! Primeira mota a carburadores, sem corrente, sem ser refrigerada a água, a mais pesada e sem ser de pista. Não queria gastar muito dinheiro e a ideia era se ter algo fiável, com consumos não muito altos, com uma boa posição para passear com a minha companheira e que não se arrastasse nas subidas quando for mais carregada.
Até agora estou a gostar!

Quanto aos óleos, a minha dúvida era porque eles evoluíram e o que estava a ver tem norma API SJ, ou seja, melhor qualidade que um SE e mantinha a viscosidade a frio (20w)
 

HugoAz

YoungTimer
Primeiro depósito feito :), quase até entrar na reserva! Para uma mota de 260 e poucos quilos, de 5 velocidades, 4 cilindros e a carburadores, devo dizer que me surpreendeu!!
Foram 126Km feitos em auto estrada entre os 110 e os 120, indo por vezes numa ultrapassagem ou outra aos 140 e, o resto foi nacional (entre +/- 70 e 90) e cidade, na maioria parte das vezes com 2 ocupantes e mais uns quilitos de carga.

Rodou ao todo 337km com 17 litros de combustível, :D o que dá uma média de 5.1! Confesso que já tinha lido que não eram grandes gastadoras mas... fiquei sempre à espera de consumos um pouco acima dos 6.

Hoje, apesar de o manual aconselhar um óleo 20w-40 API SE, resolvi ir ao site da Motul e ao introduzir os dados da mota, aconselham o 10w-30, acabei por optar por um 10w-40 API SL JASO MA/MA2 com tecnologia Ester. Afinal os óleos evoluíram, assim mantenho a viscosidade a quente e diminuo o atrito no arranque a frio.
A caminho vem também o óleo do veio de transmissão e o filtro de óleo e de ar.

Concluindo, até agora estou bastante satisfeito:excl: Mota confortável, suspensão agradável, travões aprovados, potência satisfaz bem e consumo, na minha opinião, muito satisfatório!
Na minha opinião lá está, falta a sexta velocidade que de certo que iria colocar os consumos na casa de uma TRK.
 
Topo