WTCR 2021

Ismael Rodrigo

Veterano
WTCR: Calendário muda mas Vila Real fica onde estava

4D8E788E-FFA0-4A09-8D1A-8E5120D74ABA.jpeg


A Taça do Mundo FIA de Carros de Turismo - WTCR alterou o seu calendário, adiando o arranque para o mês de Junho. O Circuito Internacional de Vila Real manteve a mesma data e passa a ser a segunda prova da temporada, de 25 a 27 de Junho.

Devido à pandemia, a organização da FIA WTCR viu-se forçada a atrasar o início de época previsto inicialmente para meados de Maio. O circuito alemão de Nürburgring Nordschleife recebe no primeiro fim de semana de Junho a prova de abertura de temporada, para duas semanas depois a caravana da Taça do Mundo se deslocar ao circuito transmontano.

As provas marcadas para o Hungaroring e Slovakia Ring no mês de Maio desapareceram do calendário. A prova húngara passou para o mês de Agosto, enquanto que a ronda eslovaca foi substituída por uma prova em Itália, no circuito de Adria, no mês de Julho. A prova da China, que se mantém na data inicial, continua a ter a sua localização por confirmar.

Por força da pandemia, e não só, o calendário apresentado hoje poderá sofrer novamente alterações.

Como medida de contenção de custos, cada fim-de-semana da FIA WTCR terá apenas duas corridas e não três como aconteceu até aqui.


Calendário Provisório:
Corridas 1 e 2: WTCR Race of Germany, Nürburgring Nordschleife: 3-5 Junho
Rounds 3 e 4: WTCR Race of Portugal, Vila Real: 26-27 Junho
Rounds 5 e 6: WTCR Race of Spain, MotorLand Aragón: 10-11 Julho
Rounds 7 e 8: WTCR Race of Italy, Adria International Raceway: 31 Julho-1 Agosto
Rounds 9 e 10: WTCR Race of Hungary, Hungaroring: 21-22 Agosto
Rounds 11 e 12: WTCR Race of South Korea, Inje Speedium: 16-17 Outubro
Rounds 13 e 14: WTCR Race of China, ???: 6-7 Novembro
Rounds 15 e 16: WTCR Race of Macau, Circuito da Guia: 19-21 Novembro

Notícia de: Sérgio Fonseca
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WTCR: Monteiro continuará com a Honda

A Honda Racing anunciou que vai manter os seus quatros pilotos na WTCR - FIA World Touring Car Cupna temporada de 2021.

Esteban Guerrieri, Nestor Girolami, Tiago Monteiro e Attila Tassi vão alinhar um quarteto de Honda Civic Type R TCRs, à semelhança do que têm feito nos dois anos anteriores. As equipas-cliente com as quais cada piloto competirá em 2021 serão anunciadas posteriormente.

Esteban consolidou o seu status como um dos melhores pilotos de carros de turismo do mundo no ano passado, quando conquistou quatro vitórias em 16 corridas e se tornou o primeiro piloto na história do WTCR a alcançar 10 vitórias, ao mesmo tempo em que garantiu o quarto top-quatro consecutivo terminar na classificação da WTCR.

O seu compatriota Nestor Girolami venceu a corrida de abertura da campanha do WTCR em Zolder em 2020 - a sua quarta vitória na categoria - estabeleceu um novo recorde com a pole position em Nürburgring Nordschleife e somou mais três pódios.

O português Monteiro conquistou o primeiro e único pódio da temporada de 2020 com a equipa ALL-INKL.DE Münnich Motorsport em Hungaroring em outubro. A campanha de 2021 será significativa para o luso, já que a sua associação com a Honda entra num notável décimo ano.

Na sua segunda temporada completa neste campeonato, Attila aproveitou o conhecimento que acumulou durante sua campanha de estreia e registrou seu primeiro pódio no WTCR, terminando em terceiro atrás de Nestor em Zolder, e mais tarde garantindo outro terceiro lugar em Nürburgring. O piloto de 21 anos terminou a temporada com 100 pontos.

Em comunicado da Honda, Tiago Monteiro disse: “Estou absolutamente satisfeito por continuar a minha relação com a Honda neste que será um 10º ano. É o mais longo período de tempo em que conduzi por uma marca na minha carreira e este marco prova o ótimo relacionamento que construímos ao longo deste período. O ano passado foi um ano muito desafiador, mas os desafios fazem parte deste desporto e levantamos-nos para enfrentá-los e superá-los. Estes momentos mais difíceis serviram apenas como motivação para adicionar mais sucesso nesta temporada como parte da formação de pilotos incrivelmente forte da Honda Racing."

Mantendo a esperança que o 'Covid' dê tréguas nas próximas semanas, Monteiro está optimista quanto a uma época 'normal': "A nossa época irá arrancar em Maio e acredito que nessa altura as coisas estejam mais estáveis e propícias ao regresso à normalidade. Temos oito jornadas pela frente, e muito trabalho a fazer. Os próximos meses serão intensos com vários testes agendados. Não podemos descurar o nosso trabalho e muito menos dos nossos adversários mas espero ter tudo no sítio certo para entrar a ganhar", rematou confiante.

Em 2021, Guerrieri foi o melhor dos pilotos da Honda a época passada no WTCR, terminando no 4º lugar da geral de pilotos, enquanto o seu companheiro de equipa na ALL-INKL.COM Münnich Motorsport, Girolami, foi 10º. Tassi foi o 12º classificado e Monteiro o 15º. Os argentinos levaram a ALL-INKL.COM Münnich Motorsport ao segundo posto na classificação de equipas, enquanto os dois pilotos da ALL-INKL.DE Münnich Motorsport ficaram no 6º lugar entre as oito equipas que contavam.

A temporada do WTCR começará em Hungaroring em 14 de maio e deve incluir oito rondas duplas na Europa e Ásia.

97D1C312-4093-44A8-81CA-1BD021C2A6A8.jpeg

Notícia de: Ramón Herrera
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WTCR: ECU igual para todos para acabar com a polémica


A Taça do Mundo FIA de Carros de Turismo - WTCR vai impor um único ECU para as viaturas participantes no campeonato, acabando de uma vez por todas com um dos assuntos mais quentes da temporada transacta.

O artigo "6.4 - Unidade de Controlo do Motor" do Regulamento Técnico da WTCR foi alterado este ano, explicitamente para obrigar o uso do 'TCR ECU', algo que o WSC Group pediu para ser utilizado na disciplina a partir de 2020, mas que não veio a acontecer na realidade na Taça do Mundo.

Tanto o Alfa Romeo Giulietta Veloce TCR, como o Renault Mégane RS TCR e o Audi RS 3 LMS, receberam uma excepção para não usar o ECU oficial da categoria e a autorização da Comissão de Carros de Turismo da FIA para usarem os ECU de origem, alegando na altura a falta de tempo para integrar o ECU fornecido pela Magneti Marelli. Em contrapartida, estes carros foram penalizados em peso (ndr: compensation weight).

Esta alteração do espírito inicial da competição permitiu a participação de seis carros que de outro modo não iriam poder correr, mas foi do desagrado da Hyundai Motorsport, que em protesto retirou os seus carros da segunda prova do campeonato, na Alemanha. A marca sul-coreana alegou o elevado investimento que fez em adaptar os seus carros, enquanto que a concorrência não fez o mesmo esforço. Os Hyundai regressaram logo na prova seguinte, mas o episódio não foi esquecido.

Para colocar um ponto final no problema, o regulamento que em 2020 dizia "a escolha da unidade de controlo electrónico do motor (ECU), o software de controlo do motor, sensores e a cablagem do motor são livres", passou este ano, no mesmo ponto, a dizer que: "Apenas o TCR ECU pode ser instalado nos carros. O TCR ECU (Marelli, modelo: SRG-141) tem que ser encomendado ao fabricante e usado como está, i.e. nenhumas modificações à base do software do ECU são permitidas".

A temporada de 2021 da WTCR tem o início marcado de 3 a 5 de Junho no circuito Nürburgring Nordschleife, na Alemanha. Como medida de contenção de custos, cada um dos oito eventos da FIA WTCR terá apenas duas corridas e não três.

2B0395DB-295F-4DC9-8986-F7E662BE2DDA.jpeg

Notícia de: Sérgio Fonseca
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
WTCR: Comtoyou com quatro novos Audi

A Comtoyou Racing estará na grelha de partida da Taça do Mundo FIA de Carros de Turismo de 2021 com quatro novos Audi RS 3 LMS.

Frédéric Vervisch e Nathanaël Berthon serão fornecidos à equipa belga pela Audi Sport enquanto os restantes dois pilotos serão revelados numa data posterior.

“Isto dá-nos a oportunidade de testar o nosso novo modelo em diferentes pistas internacionais e sob uma maior pressão competitiva”, disse Chris Reinke, chefe das corridas-clientes da Audi Sport.

A Comtoyou Racing foi encarregada de concluir o desenvolvimento do novo Audi RS 3 LMS. “Estamos satisfeitos e entusiasmados com esta nova colaboração com a nossa fiel parceira Audi Sport. As nossas equipas têm trabalhado juntas por mais de cinco anos e estou orgulhoso por estarem a dar-nos a oportunidade de finalizar o desenvolvimento da sua nova máquina vencedora”, disse o chefe de equipa da Comtoyou, François Verbist.

Quanto aos pilotos, Frédéric Vervisch correu no WTCR em 2019, terminando em 12º geral com a Comtoyou Racing, e participou de vários programas GT3 da Audi no ano passado, vencendo as 24 horas de Nürburgring.

O ex-piloto do WEC e GP2, Nathanael Berthon, correu pela Comtoyou Racing no WTCR no ano passado, terminando em oitavo da geral, e participará no desenvolvimento do novo carro.

50914.jpg

Notícia de: Ramón Herrera
 
Topo