Turbo i.e Mk1_Bielas

Clássicos Modernos

Turbo i.e Mk1_Bielas

Tem boa cara o carro, guarda-lamas direitinhos, cavas de roda sem aspecto de já terem experimentado metade dos muros de portugal como é usual dos turbo ies.. e a matricula é gira!!!... do tipo.... ultrapassei-te e depois... RI... LOL :D
 

bruno m fontinha

YoungTimer
Bela aquisiçao Diogo.Sao cada vez mais raros de encontar em razoavel estado e sem alteraçoes.Aconselho te a nao te meteres a inventar muito a nivel de mecanica(turbos maiores,cabeças trabalhadas,etc)para teres muito mais durabilidade nesse motor,a frio nada de aceleraçoes a fundo e antes de desligar uns instantes ao relantim.Se for so para a palhaçada metes uma dump valve so para os outros ficarem de pe atras com o carro.Agora a nivel de suspensao fizeste bem em mexer,em relaçao ao carro acho que ja foi tudo dito excepto que a nivel de capas de biela na altura a Fiat aconselhava a substituiçao das mesmas aos 150000 kms e que a duraçao estimada destes motores tambem pela fiat era de 220,240000kms,conheço um que o motor so foi aberto aos 260000 kms uma raridade decerto.Houve tambem uma alteraçao na caixa de velocidades, ate 1987 os tirantes da caixa eram debaixo do carro,de 1988 ate 1989 foram colocados por dentro do carro.A nivel de material na Fiat ha pouca coisa em stock e o que ha geralmente e carissimo,por exemplo um jogo completo de juntas de descarbonizaçao custa + - 120 euros,por isso para o manteres e se puderes deves fazer um pequeno stock de material pois ja nao abunda.A nivel de consumos nao gasta assim tanto se andares na desportiva,se puxares um bocado para ficares colado ao banco ai ja notas qualquer coisa ahaha...Boas voltas.
 
Se tiveres problemas de coluna, um uno turbo é a solução... umas quantas reprises de 2ª e ficas com elas alinhadinhas com o banco hehe, concordas ou não Bruno?
 
OP
OP
Diogo Gomes

Diogo Gomes

Bielas
pois é pessoal o carro veio mesmo agora da inspeção e passou sem anotações agora tenho umas duvidas.
o meu radiador só tem uma ventoinha ( não sei se é assim ou não) mas o ponteiro da temperatura da agua claro anda sempre no traço a seguir ao meio é normal ? e tanto a ventoinha como aquele motorzito que liga aos injectores tão muita vez a trabalhar.
outra coisa é o carro não me parece andar assim nada do outro mundo posso é tar mal habituado não sei antes tinha um Nissan 200sx e agora um Audi TT e dizem que isto tinha muito mais arranque que ambos mas não concordo. Mas reparei que o ponteiro da pressão do turbo nem a meio chega o turbo foi reparado de novo será que regularam pra pouca pressão? onde deve andar o ponteiro quando se puxa por ele?
E já agora os tubos da agua ficam um pouco duram nada do outro mundo mas parece ter um pouco de pressâo é normal nestes carros?
Agradeço toda a ajuda possivel abraços.
 

bruno m fontinha

YoungTimer
Luís Pedro Rodrigues disse:
Se tiveres problemas de coluna, um uno turbo é a solução... umas quantas reprises de 2ª e ficas com elas alinhadinhas com o banco hehe, concordas ou não Bruno?

Tens razao,aconselho mas ja nao meto o meu nessas aventuras,para mostrares ao pessoal ganhas mais em ires devagar,eles assim ficam sempre naquela...Quando circulava diariamente com o meu ate ja metia nojo,era so gajos a quererem se picar,independentemente duma pessoa levar la familia ou nao.
 

bruno m fontinha

YoungTimer
Diogo em relaçao ao manometro da temp. e normal,o meu faz exactamente o mesmo,podes e ja ter visto outros carros iguais a dispararem mais cedo pois fazia se a alteraçao na valvula da temp. para a ventax disparar mais cedo,aquela ventax que ves que ta ligada aos injectores serve para arrefecer os mesmos e com muita frequencia esta a trabalhar,sim.Em relaçao ao manometro da pressao do turbo o turbo com a pressao de origem faz o 1/2 bar e baixa ligeiramente,o meu turbo ja tem pelo menos 8 anos e ainda hoje mantem essa pressao.Podes tar mal habituado visto que tiveste outro tipo de carros mas um dos pontos mais fortes desta maquina sao mesmo os arranques ate 3 tem um disparo muito bom depois quebra um pouco.Em relaçao aos tubos em "carga" podes ter a junta a dar passagem ou mesmo a cabeça ja com algum empeno,vai vendo o anticongelante ou a a agua,o que tenhas no circuito, a frio de manha e ve se tem tendencia a baixar o nivel, verifica tambem todos os tubos da agua,pode haver algum tambem "tocado".Digo te para nao ignorares barulhos nem defeitos que encontres no carro,tens que andar em cima dele.Qualquer duvida dispoe Abraço.
 
No MKI não afirmo, mas o MKII faz pico de 0.9 bar quando trocas de caixa por exemplo ou quando ele "entra" ás 1900/2000 (ficas com o ponteiro a apontar para a direita lol) e depois baixa e estabiliza nos 0.7/0.8 ... isto varia muito com as condições climatéricas, essencialmente temperatura... vê o estado da turbina, tiras o tubo por trás o debimetro e verifica folga e se não estão empenadas... já vi o caso de um que não fazia pressão porque chupou uma porca não se sabe de onde e a porca andou ali até roer a turbina toda ao turbo!!!
 
OP
OP
Diogo Gomes

Diogo Gomes

Bielas
o motor e o turbo foram todos reparados mas se o ponteiro da pressâo do turbo marca bem tá a fazer uns 0.4 no máximo.
e obrigado
 
Vê se não tens fugas no circuito de admissão... não ouves sopro a mais??

Se não fôr daí, manda-lhe uma vergadela na wastegate (essa não tem porcas na vareta para fazer regulação) dás um bocadinho... experimentas... não metas é a fazer mais de 0.8bar... senão és mais a partir um motor no meio de tantos outros.

Já avisei 3 gajos que compraram turbo ies a não darem mais pressão que a de origem.. um durou uns 8 meses, outro durou 3 meses, outro já levou uns 3 motores pelo mesmo.. é casmurro este ultimo..
 
OP
OP
Diogo Gomes

Diogo Gomes

Bielas
não tem fugas. mas para aumentar a pressão tenho comprar um manometro o de origem pode não ser mt fiavel e aumentar a pressão gasolina para ficar descansado.
Pensei que estes motores fossem bem mais fiaveis então
 

bruno m fontinha

YoungTimer
Estes motores sao bastante fiaveis,com as caracteristicas de fabrica pois claro,para invençoes existem os inventores,os restantes sao leigos como eu que andam com o carro de origem e so metem gasolina la pa dentro e revisoes a horas,nada mais.Em relaçao a pressao pode ter ficado a fazer menos que a de origem,ou pode ser erro no manometro,antes de reparares o turbo a pressao que ele fazia no manometro era esta de 0.4?
 
OP
OP
Diogo Gomes

Diogo Gomes

Bielas
mas esses são mk2 o motor é todo igual? resistencia etc?
eu só tenho o carro a uma semana já vinha reparado mas tava mesmo a 0.4 meti a 0.6 já tá com outra alma
 
Pinto, estás a induzir em erro o Diogo Gomes... é óbvio que esses carros não estão originais sendo que julgo que não haja sequer termo de comparação... o 2º vídeo o carro só em colectores tem uma fortuna, o 3º vídeo é um MKI que de eléctronica MKI o carro já nem tem nada... é tudo MKII...

O MKI usa um IHI que não deverá fazer mais de 0.8bar, de modo a não comprometer a saúde do motor devido á mistura pobre e consequente detonação, que é quase sempre o resultado da "autópsia" quando vergam .. e quem te disser o contrário n sabe o que diz...
Quem engenhou o carro não foi o zé tó da oficina ao lado da tasca... podes dar pressão até talvez 1.1 ou 1.2 FIÀVEIS e isto é depois de dares gasolina (outros injectores/regulador de pressão na régua) e regulares a mistura decentemente.. (os injectores de origem n chegam para estas aventuras... dá para dar pressão na régua mas os gajos mais dia menos dia começam a bater..

Volto a dizer isto:
Sei de mais do que um que eu avisei que ao darem pressão a mais, sem mexerem noutras coisas, que o carro ia vergar... pelo menos 3 partiram que me lembre até agora.
 

bruno m fontinha

YoungTimer
Bem pelo menos gostei do video vs o seat ibiza,sempre deu para dar um ar da graça do que e um fiat uno...um carro de 500 euros que vai dando para calar alguns curiosos,pelo que vi ate hoje nunca vi por exemplo um bloco do motor dum 1 serie estalado por exemplo,os motores da 2 serie trouxeram mais cavalagem de origem mas perderam em rotaçao e e julgo que binario tambem,o problema dos aquecimentos desses motores nao foi de todo resolvido pela fiat visto que nos sucessor do uno o fiat punto tambem padecia desse mal,excepto a 1 serie os da 2 e 3 serie do punto tambem estalavam os blocos.Nem vamos comparar a nivel de rotaçao pois os unos da 2 serie e os punto gts o faziam 6900rpm enquanto os uno faziam 8000rpm,um carro de 1985....
 
Topo