Tractores Antigos

Mike Silva

O aprendiz
Os tractores, são parte importante do nosso património rodoviário, e são máquinas interessantíssimas.

Por exemplo, eu tenho um Leyland 154, de 1975 que costumo usar em "trial", percorrendo caminhos impossiveis de percorrer com outros veículos.

Desço encostas a eito, em direcção ao rio, e depois venho para cima! nem vestigio de caminho!

Ninguem passa cartão aos tractores, porque são lentos, e só tem um lugar. Não são tão apetecíveis como MGs e Carochas. não dá para o menino do sapatinho de vela engraxadinho Mas são , definitivamente divertidos !

Se virem bem, um tractor é como um moto quatro! um condutor em posição central, e quatro rodas nas extremidades. Existem mesmo provas de trial com tractores. Um tractor pode circular por caminhos inexistentes , a pique, e com meio metro de água ou lama. Adrenalina pura.

Claro, sempre a 30 km/h... Mas ao menos, um depósito dá para duas semanas, e não para duas horas...

E depois, o que é que "parte" num tractor? Anos e anos a chuva, e pegam á primeira!
 
Tractor de rastos CATERPILAR D 8. Este tractor de rastos foi utilizado na década de 40 do século passado pelo exército americano para a construção das pistas do aeroporto de Santa Maria-Açores. Os modelos mais antigos destas máquinas ainda não estavam equipados com sistema hidraulico. A lamina buldozer era manipulada por um sistema de cabos acionado por uma tomada de força. De vez em quando, os cabos enriçavam e era o cabo das tormentas para os enrolar direitos novamente. Este modelo também não estava equipado com motor de arranque elétrico. Dispõe de um pequeno motor a gasolina que se punha a trabalhar e de uma embraiagem que acionava o motor diesel principal. Quando o motor diesel pegava, apagavasse o motor a gasolina. Esta máquina está em muito bom estado. Apesar de se emcontrar em exposição, se necessário ainda trabalha.
 

Anexos

  • Cat D8.jpg
    Cat D8.jpg
    58.7 KB · Vistos: 100
  • Cat D8 2.jpg
    Cat D8 2.jpg
    86.1 KB · Vistos: 100
Este fim-de-semana, fui a Miranda do Douro, e na oficina do meu cunhado estava lá este Tractor Ford em fase final de montagem.
Falta montar faróis novos, Chapa de matricula nova, Autocolantes novos, e pneus novos à frente.

Ficou bem catita....


E não é para guardar na garagem.. é para voltar à labuta do dia-a-dia...
 

Anexos

  • DSC00089.jpg
    DSC00089.jpg
    58.8 KB · Vistos: 75
  • DSC00091.jpg
    DSC00091.jpg
    51.2 KB · Vistos: 75
  • DSC00092.jpg
    DSC00092.jpg
    55.5 KB · Vistos: 62
Na minha aldeia á imensos tractores, uns novos, e outros clássicos.
O meu avô teve um valpadana já nao me lembro qual era o modelo nem o ano. Depois, devido a um problema do 3º ponto, trocou-o por um lamborghini 660F que nao é um clássico, mas vai ser, pois é dos ultimos modelos da lamborghini a uzar motor refrigerado a ar.
Tenho um tio que tem um António Carraro 5500 tigroto, e depois á os dos amigos do pai e do avô, que têm Ford´s, fiat´s existe um Ferrari, Same´s, Massey Ferguson´s, David brown´s etc.
 
OP
OP
Diogo Lisboa

Diogo Lisboa

Veterano
Paulo Alexandre Henriques disse:
Na minha aldeia á imensos tractores, uns novos, e outros clássicos.
O meu avô teve um valpadana já nao me lembro qual era o modelo nem o ano. Depois, devido a um problema do 3º ponto, trocou-o por um lamborghini 660F que nao é um clássico, mas vai ser, pois é dos ultimos modelos da lamborghini a uzar motor refrigerado a ar.
Tenho um tio que tem um António Carraro 5500 tigroto, e depois á os dos amigos do pai e do avô, que têm Ford´s, fiat´s existe um Ferrari, Same´s, Massey Ferguson´s, David brown´s etc.

Tractor Ferrari só vi uma vez um mas era daqueles pequenos que usam motor de moto-cultivador:D...

Também é desses que viste?
 

Mike Silva

O aprendiz
Dando seguimento ao meu interesse sobre tudo o que tenha um motor agarrado, e preferencialemente que ainda não tenha sido alvo da "brigada do cartão de crédito", eis que gostaria de falar um pouco sobre a JCB, que tem a sua fábrica a cerca de 10 KM daqui.

Todos sabemos o que significa BMW, ou SAAB. OU Fiat. Mas JCB?

Será que um dos maiores fabricantes mundiais de "Earthmovers" ( Sim, é isso que eles se auto-intitulam) não merce mais um bocadinho de interesse? Ou serão apenas estes fantásticos veículos condenados a serem apenas um armazém de pó e jornais velhos e bancos rasgados por gajos das obras com botas cheias de lama?

No final da Guerra ( Qual guerra? Ora, para os ingleses só houve uma guerra), Joe Cyril Bamford ( JC:cool: Resolveu aplicar uns garfos e uma pá num tractor Fordson. E assim nasceu a JCB. Os primeiros modelos precisavam de "homens de barba rija" para manusear os controles, mas hoje em dia, tudo é mais simples.

A JCB tem um programa de restauro de unidades antigas, e colabora activamente na preservação de modelos antigos, fornecendo ajuda técnica a quem deseje restaurar vehas JCB. Actualmente, construiu um modelo com peças doadas pelos fornecedores, que leiloou por 1 milhão de Libras, para obras de caridade!

Hoje, situada numa extensa propriedade coberta de lagos e vegetação, bem como um heliporto particular, a JCB em Cheadle é um local aberto ao público, onde se pode inclusivamente...Sim adivinharam! Brincar com tractores!

Por cerca de meia hora, o visitante tem um parque á disposição, para "brincar" com um "tractor" de 35.000 Libras , abrindo buracos e movimentando areia e pedras! Duas toneladas de cada vez! Aposto que uma criança de sete anos consegue manipular isto, de tão simples e fácil que é.

Dotadas de ar condicionado,frigorífico e isolamento acústico, estes bólides seriam uma boa solução para os engarrafamentos em Lisboa. A novíssima JCB 3XX, possui um motor de 4000 cc, e 110 cavalos, e uma pá que carrega 3.5 toneladas de uma só vez.

A JCB é actualmente a detentora do record do mundo de velocidade em veículo Diesel, cm o seu terrível JCB Maxx.

Clássico? Não sei, decidam. Mas que ainda estou com um sorriso de orelha a orelha passadas duas semanas, isso ainda estou...
 

Eduardo Flôr

Clássico
O amigo Mike SIlva é sempre muito divertido nos seus comentarios, ao mesmo tempo que nos traz informações muito valiosas.
 

Hélder Fontão

YoungTimer
Caro Mike, sem duvida que a JCB é ainda hoje o melhor conjunto industrial a ser vendido. As obras não seriam as mesma coisa sem as "amarelas".
 
Fica aqui a minha contribuição, foi o primeiro trator lá em casa e tem sido uma das melhores maquinas que ja passou por cá sei pouco acerca dele, só sei que é uma maquina que nunca mais acaba o fiel parceiro em todos os trabalhos lá em casa e a 3 anos que trabalha com meio litro de oleo d fritar batatas usado devidamente filtrado leva meio litro de oleo por cada 5 litros de gasoleo e tá impecavel, nunca custou a pegar nunca falhou.O calhau a frente é uma má invensao hand made para desenrascar que nao está lá muito funcional é muito leve esse trator gosta muito de fazer cavalinhos levanta peso a mais do q ele pesa a frente!
A foto é de má qualidade eu sei mas... é o q ha!

Imagem030-1.jpg
 

Anexos

  • Imagem030-1.jpg
    Imagem030-1.jpg
    99 KB · Vistos: 14

paulo faustino

YoungTimer
Parabens esse maquinão é um PGS ROMA de 35 HP eu tenho um igual o meu é de 1969espero que o preserve por muito tempo, pois quem fez esse já não faz mais nenhum!:feliz:
 

A. Bila Real

Clássico
Belo tópico!
Sou possuidor de um tractor Porsche e de um David Brown, ambos de finais dos anos 50. E efectivamente, como já foi dito neste tópico, é tão porreiro como ter um MG B, um carocha ou coisas desse género. O Porsche ainda vai pra restauro, mas sem dúvida que me vai dar tanto ou mais prazer a rolar com ele como no MGB.
 

João Osvaldo

YoungTimer
boas amigos eu tenho um tractor antigo da Marca Porsche Diesel Super com documentos etc... encontra-se a trabalhar e neste momento faço alguns terrenos que eu tenho com ele e já agora a titulo de curiosidade a frese é de 1.50m e pesa cerca de 300Kg. É um espectáculo vou enviar fotos do bichinho em breve.
 
Topo