Toyota Toyota Celica (Quarta Geração) 1987

Diários de Bordo

Toyota Toyota Celica (Quarta Geração) 1987

Edgar.Guerra

Pre-War
Premium
Portalista
Viva Fábio!

Mais algumas respostas:

Não ligues ao consumo que o teu carro é suposto fazer de acordo com as specs de fábrica. Esses 10L foram feitos como? Em estrada nacional a velocidades moderada, ou em cidade? Começa por ver como estão as velas, o ponto do motor e o carburador.
Os kms foram feitos em cidade. Entao quer dizer que em muitos casos os valores que o fabricante anuncia podem nao ser totalmente honestos?

10L em cidade não é mau para um 1.600 dos anos 80. A minha Giulietta faz 15!. Tudo bem que é um 1.800 com dois carburadores duplos. Um dia que vás dar uma volta por estrada, faz a média do consumo e terás uma indicação mais exata do que o teu carro está a gastar.
Quanto à diferença entre os consumos anunciado e reais, isso é assim em qualquer carro. O meu moderno vem anunciado com 5 e tal l/100 e eu tenho uma média global de 7,4. Consigo fazer 5. Em estrada plana, a 70 km/h. Até faço menos que isso... :D



Monroe Max-Lift Boot Gas Strut - Suits Toyota Celica Coupe AT160 ST162 #ML4422 | eBay
AT160, ST162. Toyota - Celica. Max-Lift is a sealed, gas pressure cylinder that exerts and outward force. This force acts like a spring to lift and hold open bonnets, boots and hatches. Max-Lift Gas Strut.
www.ebay.com

Penso que nenhum desses é realmente igual ao do meu carro, mas assim que puder vou tentar fotografar para ter a certeza.

Vê se consegues obter a referência do amortecedor que tens montado no teu carro.

Coupé
Mas no autodoc, quando escolho Coupé, só me aparecem as versoes de motores 2.0. Para obter a versao 1.6 de 86cv, tenho de escolher Sedan ou Hatchback...

Então escolhe Sedan ou Hatchback. Desde que o motor esteja correto, não deve haver problema. Mas novamente te digo: Autodoc só mesmo se tiveres a certeza absoluta que a peça está certa.

Fizeste bem em fazes esses km para testar o nível de óleo, mas tens mesmo de saber quanto óleo adicionaste para teres noção da gravidade da coisa.
Ou seja, atesta de óleo até ao ponto máximo da vareta (cuidado para nunca excederes esse nível, estraga o motor) e faz a conta de quantos litros consumiu desde que saiu da revisão feita pelo teu colega (assumindo que o teu colega o tinha atestado até ao máximo). Se estiver abaixo de 1L por 1.000 km, está bom. Se estiver próximo ou acima de 1L, tens de ver o que se está a passar.

Há outros "testes" que podes fazer, como ver se o carro deita fumo pelo escape. Se o consumo de óleo for muito elevado, podes fazer um teste de compressão para ver se tens problema de segmentos. Tenho ideia que estes carros normalmente sofrem de desgaste permaturo dos vedantes das válvulas, pelo que o óleo pode estar a perder-se por aí diretamente para o escape.

Agora deixaste-me preocupado, pois da ultima vez que meti oleo, enchi bastante, e o nivel ficou acima da letra F da vareta (vou colocar aqui uma foto exemplificativa, de uma mediçao de uma outra fase, mais precisamente após lhe meter oleo pela primeira vez, apenas para teres uma ideia de quanto oleo meti agora, representado pelo risco a laranja). Abusei? Pode ser assim tao grave?
IMG_20200310_222219.jpg

Sim, pode ser grave. Óleo a mais pode ser mais prejudicial para um motor que óleo a menos. Se entretanto já queimaste o óleo e ele agora já está abaixo da marca F, não penses mais nisso. Mas não repitas a brincadeira :lol:. Se ainda está acima do F, sugiro que retires esse excesso de óleo assim que puderes, não andes mais com o carro enquanto não o fizeres. Se tiveres bomba de vácuo fazes isso com facilidade. Se não tiveres, podes arranjar um tubo transparente fino e fazer à boa velha maneira da malta que gamava gasolina! :D
Podes também desapertar o bujão do carter e deixar algum sair, mas depois garante que o bujão fica bem apertado e não verte. Se a anilha do bujão for daquelas de cobre que se esmagam, pode ficar inutilizada e o carro pode ficar a verter óleo. Se isso acontecer não é grave, tens só de tirar o óleo todo, trocar a anilha e voltar a meter o óleo. Dá trabalho mas faz-se.


Um abraço e bons trabalhos! Vai dando novidades!
 

NunoCouto

Pre-War
Premium
Portalista
Bem Fábio...

Isto é que foi um começo em grande. Mil vezes partilhar a mais do que ter vergonha e não partilhar nada. Vou tentar fazer como o @Edgar.Guerra fez e responder a alguns pontos por ordem de apresentação.

Em primeiro lugar queria dizer que gosto muito deste modelo. Morei uns anos em Macau e os GTI desta série foram carro que me ficaram na memória por isso parabéns pela compra. :thumbs up::thumbs up:

Vamos então às respostas:

Não percebes nada de carros - segue o conselho do @Edgar.Guerra e compra um manual haynes do mesmo. Ajuda imenso. Ou então procura por um em PDF na net. É o que faço para o Alfa e ajuda-me imenso. Existem membros como o @afonsopatrao que não sabiam muito de mecânica e tornaram-se muito proficientes na arte.

Versão e modelo do carro - Se tivesses a matrícula nas fotos ainda podia tentar ajudar. Assim deixo uma dica: se procurares por toyota celica vin decoder no Dr. Google certamente encontrarás um site que te ajuda a descodificar o teu nº de série do carro onde costumam estar indicadas informações relevantes relativamente à versão e motor do carro.

Consumos - comparar consumos num carro destes vs o anunciado é sempre um exercício algo infrutífero. Os consumos anunciados são feitos em ambientes controlados e teu andas com ele na vida real. Mais se torna ainda se não sabes como está o motor ao certo e se levou apenas uma ligeira revisão. Deixo algumas questões:

O que foi feito de mecânica até à data? Andas com a pressão dos pneus correta? As medidas de pneus são as indicadas ?

Coisas simples como estas podem influenciar muito os consumos.

Quilómetros - Sendo prático, para todos os efeitos tem os quilómetros lá marcados e já está comprado. O que interessa é a saúde do motor. Se fosse antes da compra ainda te dizia que valia a pena o exercício. Agora há que ser prático e poupado porque há dinheiro a gastar.

Restauro Vs Originalidade - defendo muito que os carros destas altura têm de estar ao nosso gosto. Se fosse para fazer um restauro total só se fosse na ótica do investimento futuro e ficar parado a fazer o menor número de kms possível. Mas como é para andar, mete ao teu gosto. Não faças é alterações que depois mais tarde não consigas reverter. falo de questões tais como os buracos na chapeleira. Isso é chato mas encontra-se.

Jantes - O que costumo fazer é procurar nas jantes inscrições de marca modelo e nº de referência e depois colocar no ..... Dr. Google. Já encontrei nomes de modelos de jantes assim bastante raros. Essas jantes são de reparação algo complicada porque são inicialmente pintadas de preto por causa dos intervalos nos raios, depois são maquinadas para ficarem "polidas" e finalmente levam uma camada de verniz para não oxidar. O que normalmente dá mau aspecto é o verniz a saltar e o alumínio a oxidar por baixo como acontece nas tuas. Ou seja, fazer em casa é algo complicado porque mesmo polindo à "manápula" não faz o efeito igual. Para já deixava andar.

Tecto de abrir - Aqui tenho um ponto importante a referir. O Portal dos Clássicos é uma ENORME fonte de conhecimento e procurando encontras um tópico de um Célica onde já foi feita essa reparação. Fica o desafio de o encontrares e se for preciso perguntares ao dono do carro como foi feito. O meu conselho: se não entra água e não tem podres não mexas nele para já. Foca-te no essencial: motor, chapa e o mínimo essencial para te sentires confortável dentro do carro.

Volante - o branco não faz parte acho eu. Vai ao Dr. Google e procura por Toyota Celica 1987 Steering Wheel. O volante parece-me ser de origem e apenas o centro será diferente mas parece-me original porque costuma dizer a versão do modelo e não o nome.

Amortecedores, junta e todo o material que procuras - OLX, CustoJusto, Marketplace do Facebook, Ebay.co.uk e até Alibaba e AliExpress se for preciso. O segredo é ser persistente. Tenho um carro que muitos consideram que é difícil de arranjar peças e o segredo é sempre o mesmo: MUITA persistência. Muda os termos de pesquisa se for preciso. Eu tenho um PaJero por exemplo e já comprei peças a procurar por PaGero.

Sê organizado, persistente e poupado. Vê o que realmente precisas e refreia comprar tudo o que vês só porque "dá jeito" ou "Fica bonito" ou "Está melhor que o meu"...

A Praga da Fibra de Carbono - Pistola de ar quente no Leroy Merlin. 20 a 30 euros. O calor dissolve a cola e torna-se mais fácil de tirar. Atenção para não dissolver o plástico também. O fundo azul dos plásticos. Pintar o que for possível e mais para a frente procurar por peças com muita calma. Não há milagres mas há bons negócios a serem feitos.

Pintura - Lavar bem, dar uma tratamento com "clay bar" e proteger com cera. Isto para já. Tratar de algum podre se tiver a avançar. O nome do produto para para os podres digo-te mais tarde. Vou procurar.

Borrachas - Borrachas Berna em Lisboa. Na margem sul também há uma casa boa que já foi falada por aqui. Se me lembrar coloco aqui informação

Funcionamento do carro em geral - Youtube. Há tantos vídeos de onde podes tirar informação. E a coisa boa é que quanto mais vês mais ficas a conhecer o teu carro e eliminas algumas dúvidas logo à partida. O teu carro vendeu-se muito bem por isso não deve faltar material. Procura por Celica interior lights ou parecido. Lembra-te do truque de mudar os termos de pesquisa se necessário.

Manual - PDF na net. Em papel apostava no Ebay.

Botões de Espelhos - Começa por ver uma coisa simples: fusíveis. Algo que o pessoal se esquece de ir confirmar ou tem preguiça de ver um a um. Se está montado ao contrário provavelmente já foi desmontado. Vê também contactos nos próprios espelhos em si

Motor - O essencial. Sem ele não vais a lado nenhum. Toca a tratar disso bem. O @Edgar.Guerra deixou-te testes simples que podes fazer. O mandar fumo pela vareta pode ser uma coisa tão simples como um tubo de retorno entupido e o fumo tem de sair por algum lado. Uma lavagem de motor é sempre algo a fazer com cuidado. Se tens paciência é fazê-lo com dos produtos recomendados e com muitos panos na mão. Recomendo a lavagem para saber ao certo de onde vem a possível fuga. Só depois de limpo consegues ver ao certo se a junta da tampa das válvulas perde ou não. Tudo isto antes de mudares graduações de óleo ou algo mais. Começa por fases e a primeira seria lavar para ver de onde vem.

Ufff... estou cansado. Mas espero ter passado pelos pontos principais e ter acrescentado alguma coisa.

Força nesses melhoramentos, vai contando o que fazes porque gostamos de receber updates :thumbs up:

:thumbs up::thumbs up:
 

Pedro Teixeira

Portalista
Portalista
O que me chateia mais é mesmo o interior, que nao vejo como poderei reparar o estrago da imitaçao de carbono com pinturas :unsure:

Não tens que pintar...
Também não sei até que ponto a cola disso agarrra, mas tendo em conta a qualidade dos plásticos da Toyota podes arrancar isso tudo que um simples pano com álcool ou um limpa superfícies tira essa cola toda, depois é só abrilhantar esses plásticos no interior.

Essas jantes reparadas vão dar logo outra pinta ao carro.

Tirando a bolha no tecto de abrir não vai nada de muito preocupante a nível de podres.
 
Bem vindo ao Portal Fabio , gosto muito dessa versao do Celica , a motorizaçao por ser nao rara é que se pode tornar uma problema pois se precisares de peças pode ser mais dificil encontrar , e aqui se te posso dar Um conselho, se Um dia tropeçares num motor igual ao teu nao penses duas vezes .
Outro Conselho, estou de acordo com o @NunoCouto, se nao tens problemas nem infiltraçoes deixa estar e concentra-te nos trabalhos urgentes e nos problemas a resolver . Esse yéti de abrir nao é dai , mesmo nao sendo Um expert em celicas , o tecto de abrir de origem julgo que é Em chapa e a face do resto do tejadilho , mas procura no forum acho que alguem reparou justamente a zona do tecto de abrir e o tecto de abrir num igual ao teu , tambem com problemas de corrosão.
Para essa pelicula de carbono , Um pistola de ar quente, mas faz muita atençao para nao aqueceres demais senão derrietes où deformas o plastico. E depois para à cola que fica ha produtos que limpam tudo sem atacar o plastico . Por exemplo , isto é uma fica que as vezes utiliso, quando a cola nao é muita e nao esta muito ressequida, esfregar com um pano microfibras embebido em oleo Johnson para bébés , faz milagres para tirar cola, podes tambem utilisar WD40 para tirar cola .
As jantes parecem ser de origem , manda as arranjar en Braga acho que levar cerca de 25 euros por jante .
Como o @Edgar.Guerra te disse esses consumos parecem ser normais , e nunca te fies ao que os contractures automoveis anunciam. Pesquisa muito no Google / entenda-se internet , e compra Um manual Haynes .
 
OP
OP
Fábio D. G. Guerreiro
Fábio o concelho que tenho para te dar é, se este for realmente o carro que queres manter e onde vais investir o teu dinheiro, começa por aquilo que faz dele um carro, a mecânica. Trata do que tem que ver com motor e toda a travagem e as coisas que podem pôr em causa a tua segurança como pneus.
Enquanto não tiveres garagem as grandes intervenções de chapa são investimento pouco produtivo.
Em conjunto com estas intervenções maiores podes ir fazendo trabalhos mais pequenos que te permitem ver alguma evolução e manter o ânimo (por exemplo começar a retirar alguma dessa película do interior ou a simples substituição dos amortecedores da mala).
Visita sites de centros de abate nas redondezas ou liga para lá, podem e deverão ser a melhor fonte de peças específicas do modelo como plásticos do interior.
Quanto aqui ao fórum, olha começa a fazer algo pelas tuas mãos e vai pondo as dúvidas e a ajuda aparecerá.
Boa sorte

Boas @Nuno Ferraz.

Obrigado pela atençao.

De momento vou mesmo focar-me no motor, essa tem que ser de facto a minha prioridade.

A questao da chapa é que, apesar de só ter visível aquela bolha de ferrugem por cima do para-brisas, penso que convinha tratar dela o quanto antes para nao deixar piorar.

De resto é olhar para a restante mecânica quando tiver a questao do motor resolvida.

Viva Fábio!

Mais algumas respostas:

Não ligues ao consumo que o teu carro é suposto fazer de acordo com as specs de fábrica. Esses 10L foram feitos como? Em estrada nacional a velocidades moderada, ou em cidade? Começa por ver como estão as velas, o ponto do motor e o carburador.
Os kms foram feitos em cidade. Entao quer dizer que em muitos casos os valores que o fabricante anuncia podem nao ser totalmente honestos?

10L em cidade não é mau para um 1.600 dos anos 80. A minha Giulietta faz 15!. Tudo bem que é um 1.800 com dois carburadores duplos. Um dia que vás dar uma volta por estrada, faz a média do consumo e terás uma indicação mais exata do que o teu carro está a gastar.
Quanto à diferença entre os consumos anunciado e reais, isso é assim em qualquer carro. O meu moderno vem anunciado com 5 e tal l/100 e eu tenho uma média global de 7,4. Consigo fazer 5. Em estrada plana, a 70 km/h. Até faço menos que isso... :D



Monroe Max-Lift Boot Gas Strut - Suits Toyota Celica Coupe AT160 ST162 #ML4422 | eBay
AT160, ST162. Toyota - Celica. Max-Lift is a sealed, gas pressure cylinder that exerts and outward force. This force acts like a spring to lift and hold open bonnets, boots and hatches. Max-Lift Gas Strut.
www.ebay.com

Penso que nenhum desses é realmente igual ao do meu carro, mas assim que puder vou tentar fotografar para ter a certeza.

Vê se consegues obter a referência do amortecedor que tens montado no teu carro.

Coupé
Mas no autodoc, quando escolho Coupé, só me aparecem as versoes de motores 2.0. Para obter a versao 1.6 de 86cv, tenho de escolher Sedan ou Hatchback...

Então escolhe Sedan ou Hatchback. Desde que o motor esteja correto, não deve haver problema. Mas novamente te digo: Autodoc só mesmo se tiveres a certeza absoluta que a peça está certa.

Fizeste bem em fazes esses km para testar o nível de óleo, mas tens mesmo de saber quanto óleo adicionaste para teres noção da gravidade da coisa.
Ou seja, atesta de óleo até ao ponto máximo da vareta (cuidado para nunca excederes esse nível, estraga o motor) e faz a conta de quantos litros consumiu desde que saiu da revisão feita pelo teu colega (assumindo que o teu colega o tinha atestado até ao máximo). Se estiver abaixo de 1L por 1.000 km, está bom. Se estiver próximo ou acima de 1L, tens de ver o que se está a passar.

Há outros "testes" que podes fazer, como ver se o carro deita fumo pelo escape. Se o consumo de óleo for muito elevado, podes fazer um teste de compressão para ver se tens problema de segmentos. Tenho ideia que estes carros normalmente sofrem de desgaste permaturo dos vedantes das válvulas, pelo que o óleo pode estar a perder-se por aí diretamente para o escape.

Agora deixaste-me preocupado, pois da ultima vez que meti oleo, enchi bastante, e o nivel ficou acima da letra F da vareta (vou colocar aqui uma foto exemplificativa, de uma mediçao de uma outra fase, mais precisamente após lhe meter oleo pela primeira vez, apenas para teres uma ideia de quanto oleo meti agora, representado pelo risco a laranja). Abusei? Pode ser assim tao grave?
IMG_20200310_222219.jpg

Sim, pode ser grave. Óleo a mais pode ser mais prejudicial para um motor que óleo a menos. Se entretanto já queimaste o óleo e ele agora já está abaixo da marca F, não penses mais nisso. Mas não repitas a brincadeira :lol:. Se ainda está acima do F, sugiro que retires esse excesso de óleo assim que puderes, não andes mais com o carro enquanto não o fizeres. Se tiveres bomba de vácuo fazes isso com facilidade. Se não tiveres, podes arranjar um tubo transparente fino e fazer à boa velha maneira da malta que gamava gasolina! :D
Podes também desapertar o bujão do carter e deixar algum sair, mas depois garante que o bujão fica bem apertado e não verte. Se a anilha do bujão for daquelas de cobre que se esmagam, pode ficar inutilizada e o carro pode ficar a verter óleo. Se isso acontecer não é grave, tens só de tirar o óleo todo, trocar a anilha e voltar a meter o óleo. Dá trabalho mas faz-se.


Um abraço e bons trabalhos! Vai dando novidades!

Olá @Edgar.Guerra.

Mais uma vez muito obrigado pela tua ajuda. Tens sido muito prestavel e só tenho que te agradecer por perderes o teu tempo a ajudar quem precisa.

Quando tiver novidades sobre o carro, venho aqui contar a evolução.

Bem Fábio...

Isto é que foi um começo em grande. Mil vezes partilhar a mais do que ter vergonha e não partilhar nada. Vou tentar fazer como o @Edgar.Guerra fez e responder a alguns pontos por ordem de apresentação.

Em primeiro lugar queria dizer que gosto muito deste modelo. Morei uns anos em Macau e os GTI desta série foram carro que me ficaram na memória por isso parabéns pela compra. :thumbs up::thumbs up:

Vamos então às respostas:

Não percebes nada de carros - segue o conselho do @Edgar.Guerra e compra um manual haynes do mesmo. Ajuda imenso. Ou então procura por um em PDF na net. É o que faço para o Alfa e ajuda-me imenso. Existem membros como o @afonsopatrao que não sabiam muito de mecânica e tornaram-se muito proficientes na arte.

Versão e modelo do carro - Se tivesses a matrícula nas fotos ainda podia tentar ajudar. Assim deixo uma dica: se procurares por toyota celica vin decoder no Dr. Google certamente encontrarás um site que te ajuda a descodificar o teu nº de série do carro onde costumam estar indicadas informações relevantes relativamente à versão e motor do carro.

Consumos - comparar consumos num carro destes vs o anunciado é sempre um exercício algo infrutífero. Os consumos anunciados são feitos em ambientes controlados e teu andas com ele na vida real. Mais se torna ainda se não sabes como está o motor ao certo e se levou apenas uma ligeira revisão. Deixo algumas questões:

O que foi feito de mecânica até à data? Andas com a pressão dos pneus correta? As medidas de pneus são as indicadas ?

Coisas simples como estas podem influenciar muito os consumos.

Quilómetros - Sendo prático, para todos os efeitos tem os quilómetros lá marcados e já está comprado. O que interessa é a saúde do motor. Se fosse antes da compra ainda te dizia que valia a pena o exercício. Agora há que ser prático e poupado porque há dinheiro a gastar.

Restauro Vs Originalidade - defendo muito que os carros destas altura têm de estar ao nosso gosto. Se fosse para fazer um restauro total só se fosse na ótica do investimento futuro e ficar parado a fazer o menor número de kms possível. Mas como é para andar, mete ao teu gosto. Não faças é alterações que depois mais tarde não consigas reverter. falo de questões tais como os buracos na chapeleira. Isso é chato mas encontra-se.

Jantes - O que costumo fazer é procurar nas jantes inscrições de marca modelo e nº de referência e depois colocar no ..... Dr. Google. Já encontrei nomes de modelos de jantes assim bastante raros. Essas jantes são de reparação algo complicada porque são inicialmente pintadas de preto por causa dos intervalos nos raios, depois são maquinadas para ficarem "polidas" e finalmente levam uma camada de verniz para não oxidar. O que normalmente dá mau aspecto é o verniz a saltar e o alumínio a oxidar por baixo como acontece nas tuas. Ou seja, fazer em casa é algo complicado porque mesmo polindo à "manápula" não faz o efeito igual. Para já deixava andar.

Tecto de abrir - Aqui tenho um ponto importante a referir. O Portal dos Clássicos é uma ENORME fonte de conhecimento e procurando encontras um tópico de um Célica onde já foi feita essa reparação. Fica o desafio de o encontrares e se for preciso perguntares ao dono do carro como foi feito. O meu conselho: se não entra água e não tem podres não mexas nele para já. Foca-te no essencial: motor, chapa e o mínimo essencial para te sentires confortável dentro do carro.

Volante - o branco não faz parte acho eu. Vai ao Dr. Google e procura por Toyota Celica 1987 Steering Wheel. O volante parece-me ser de origem e apenas o centro será diferente mas parece-me original porque costuma dizer a versão do modelo e não o nome.

Amortecedores, junta e todo o material que procuras - OLX, CustoJusto, Marketplace do Facebook, Ebay.co.uk e até Alibaba e AliExpress se for preciso. O segredo é ser persistente. Tenho um carro que muitos consideram que é difícil de arranjar peças e o segredo é sempre o mesmo: MUITA persistência. Muda os termos de pesquisa se for preciso. Eu tenho um PaJero por exemplo e já comprei peças a procurar por PaGero.

Sê organizado, persistente e poupado. Vê o que realmente precisas e refreia comprar tudo o que vês só porque "dá jeito" ou "Fica bonito" ou "Está melhor que o meu"...

A Praga da Fibra de Carbono - Pistola de ar quente no Leroy Merlin. 20 a 30 euros. O calor dissolve a cola e torna-se mais fácil de tirar. Atenção para não dissolver o plástico também. O fundo azul dos plásticos. Pintar o que for possível e mais para a frente procurar por peças com muita calma. Não há milagres mas há bons negócios a serem feitos.

Pintura - Lavar bem, dar uma tratamento com "clay bar" e proteger com cera. Isto para já. Tratar de algum podre se tiver a avançar. O nome do produto para para os podres digo-te mais tarde. Vou procurar.

Borrachas - Borrachas Berna em Lisboa. Na margem sul também há uma casa boa que já foi falada por aqui. Se me lembrar coloco aqui informação

Funcionamento do carro em geral - Youtube. Há tantos vídeos de onde podes tirar informação. E a coisa boa é que quanto mais vês mais ficas a conhecer o teu carro e eliminas algumas dúvidas logo à partida. O teu carro vendeu-se muito bem por isso não deve faltar material. Procura por Celica interior lights ou parecido. Lembra-te do truque de mudar os termos de pesquisa se necessário.

Manual - PDF na net. Em papel apostava no Ebay.

Botões de Espelhos - Começa por ver uma coisa simples: fusíveis. Algo que o pessoal se esquece de ir confirmar ou tem preguiça de ver um a um. Se está montado ao contrário provavelmente já foi desmontado. Vê também contactos nos próprios espelhos em si

Motor - O essencial. Sem ele não vais a lado nenhum. Toca a tratar disso bem. O @Edgar.Guerra deixou-te testes simples que podes fazer. O mandar fumo pela vareta pode ser uma coisa tão simples como um tubo de retorno entupido e o fumo tem de sair por algum lado. Uma lavagem de motor é sempre algo a fazer com cuidado. Se tens paciência é fazê-lo com dos produtos recomendados e com muitos panos na mão. Recomendo a lavagem para saber ao certo de onde vem a possível fuga. Só depois de limpo consegues ver ao certo se a junta da tampa das válvulas perde ou não. Tudo isto antes de mudares graduações de óleo ou algo mais. Começa por fases e a primeira seria lavar para ver de onde vem.

Ufff... estou cansado. Mas espero ter passado pelos pontos principais e ter acrescentado alguma coisa.

Força nesses melhoramentos, vai contando o que fazes porque gostamos de receber updates :thumbs up:

:thumbs up::thumbs up:

Boas @NunoCouto.

Obrigado pela disponibilidade em ajudar.

Em relaçao ao vin decoder, o número de que necessito, obtenho-o através da chapinha que apontei com a seta na foto abaixo? Pela breve pesquisa que fiz, parece-me ser isso, corrije-me se estiver enganado.

IMG_20200312_212522.jpg

No que diz respeito aos pneus, o meu problema é não ter no interior das portas os valores que devo utilizar para os encher. Da última vez que os enchi, foi com um valor dito pelo meu colega mas que de facto nao me lembro. Os proprios pneus nao têm tambem um valor inscrito a indicar a quantidade de ar que se deve colocar?

O que vem no livrete em relaçao aos pneus é 165, mas os que tenho no carro sao de 175. Estou a transgredir? :unsure:

Ja agora, o que representa o 70 que vem inscrito nos pneus depois do 175?

As unicas coisas que fiz de mecanica ate ao momento foi mudar a bateria e o filtro do ar. Sei que tenho de mudar a bomba de travao porque mo disseram na inspecçao.

O que disseste sobre as casas de borrachas, sao casas que fazem borrachas do zero à medida para o que preciso? Como funciona?

Obrigado desde já.

Não tens que pintar...
Também não sei até que ponto a cola disso agarrra, mas tendo em conta a qualidade dos plásticos da Toyota podes arrancar isso tudo que um simples pano com álcool ou um limpa superfícies tira essa cola toda, depois é só abrilhantar esses plásticos no interior.

Essas jantes reparadas vão dar logo outra pinta ao carro.

Tirando a bolha no tecto de abrir não vai nada de muito preocupante a nível de podres.

Sim @Pedro Teixeira, por fora o carro nao aparenta estar mau a nivel de ferrugem, mas tenho de tratar daquela bolha para nao piorar.

Bom dia Fábio!
Bem vindo ao portal.
Se és da zona de Lisboa, aparece nos encontros mensais do Portal dos Clássicos, no Restelo. Vais ter oportunidade de conhecer membros do portal experientes, que te podem aconselhar.

Se levares o teu Celica, ainda mais fácil será demonstrares algumas das questões que tens.

Olá @Patrique Fernandes.

Esses encontros realizam-se ao fim de semana, aposto...

Eu folgo sempre às Segundas e Terças, pelo que será muito difícil comparecer. Talvez nas ferias, pois adorava ir a um encontro desses.

Nessa zona de Lisboa podemos circular com matriculas anteriores a 2000?
 
Última edição:
OP
OP
Fábio D. G. Guerreiro
Bem vindo ao Portal Fabio , gosto muito dessa versao do Celica , a motorizaçao por ser nao rara é que se pode tornar uma problema pois se precisares de peças pode ser mais dificil encontrar , e aqui se te posso dar Um conselho, se Um dia tropeçares num motor igual ao teu nao penses duas vezes .
Outro Conselho, estou de acordo com o @NunoCouto, se nao tens problemas nem infiltraçoes deixa estar e concentra-te nos trabalhos urgentes e nos problemas a resolver . Esse yéti de abrir nao é dai , mesmo nao sendo Um expert em celicas , o tecto de abrir de origem julgo que é Em chapa e a face do resto do tejadilho , mas procura no forum acho que alguem reparou justamente a zona do tecto de abrir e o tecto de abrir num igual ao teu , tambem com problemas de corrosão.
Para essa pelicula de carbono , Um pistola de ar quente, mas faz muita atençao para nao aqueceres demais senão derrietes où deformas o plastico. E depois para à cola que fica ha produtos que limpam tudo sem atacar o plastico . Por exemplo , isto é uma fica que as vezes utiliso, quando a cola nao é muita e nao esta muito ressequida, esfregar com um pano microfibras embebido em oleo Johnson para bébés , faz milagres para tirar cola, podes tambem utilisar WD40 para tirar cola .
As jantes parecem ser de origem , manda as arranjar en Braga acho que levar cerca de 25 euros por jante .
Como o @Edgar.Guerra te disse esses consumos parecem ser normais , e nunca te fies ao que os contractures automoveis anunciam. Pesquisa muito no Google / entenda-se internet , e compra Um manual Haynes .

Boas @Nuno Filipe Pinto Ferreira.

Obrigado pelos comentarios.

Vou mesmo tentar arranjar esse manual porque ja percebi que vai ser mesmo uma mais valia.
 
Ora bem... foi praticamente tudo dito aqui.
Eu, infelizmente, actualmente não tenho tempo nenhum disponível, como se pode perceber pela quebra nos meus DB´s... e só agora li todo, mas todo mesmo, este tópico.
Uma coisa posso garantir: Esse teto de abrir, nunca poderá ser original! Basta olhar para esses parafusos com porca, tudo à vista (não, a Toyota nunca o faria).
O meu tem teto de abrir, mas em chapa.
O botão dos retrovisores, se está ao contrário, é simples de inverter: Sacas a "chapinha" que está por baixo do travão de mão e ficas logo com acesso ao interior do botão.
Empurras de dentro para fora (cuidado que pode estar ressequido e partir as patilhas) que ele sai logo. É só rodar e colocar na posição correcta. (Vi a foto do botão, mas já não me recordo bem, no meio de tantas!)


Para finalizar, vou ver o que tenho aqui de peças do interior do carro e pode ser que alguma coisa te possa arranjar para substituir em vez de estares a restaurar.

:thumbs up:
A barra estabilizadora é de origem! IMG_20180814_193423.jpg

O 70, na parede do pneu, é o perfil, ou seja, a altura entre o exterior do pneu e a jante.
Os meus são 205 (Largura) / 50 (Perfil/altura da lateral do pneu) R15 (Diâmetro da jante (Jante 15))
IMG_20180906_121939.jpg
Volante original...

Apenas a buzina pintada.
O teu, é o primeiro que vejo pintado, não me parece original...

IMG_4243.JPG

VIN Code

Por trás da barra
IMG_20180403_192444.jpg
IMG_20180403_192512.jpg
 
Manete original.
No meu caso, já sem a forra em pele.
Estava horrível, tal como o fole da alavanca da caixa de velocidades.

IMG_20180506_133455.jpg
Tudo fora...

IMG_20180506_164521.jpg IMG_20180506_164539.jpg

Descosi, cuidadosamente o fole, peguei num pouco de napa preta, cortei copiando pelo original e levei a uma simples costureira para me coser aquilo conforme o original.
Uma enorme diferença por... zero euros (no meu caso, pois tinha a napa e tenho costureiras amigas).

IMG_20180509_221805.jpg IMG_20180509_222606.jpg
Um capricho...

IMG_20180512_164610.jpg
Mais um capricho...

IMG_20180522_122928.jpg IMG_20180522_141829.jpg

Alguns restauros.
Coisas simples, com spray de zinco... IMG_20180605_171929.jpg IMG_20180606_092454.jpg IMG_20180608_090824.jpg IMG_20180608_115516 (1).jpg
IMG_20180806_211644.jpg IMG_20180806_211702.jpg

E, depois de muito pensar e procurar... olha, levou uma simples manete em preto...
Original não consegui encontrar. IMG_20180921_145629.jpg
Epá!
Dei agora conta que invadi completamente o teu tópico!
Peço desculpa se abusei.
:blink:
 

Anexos

  • IMG_20180717_204739.jpg
    IMG_20180717_204739.jpg
    117 KB · Vistos: 0
Boas Fabio, parabéns pela máquina e pela enorme apresentação :), penso que essa máquina estava na charneca da Caparica à venda.

A versão é a mais domesticada do 1.6 deste modelo, consumos depende do pé direito.. depende do circuito que faças, os 10L é aceitável em cidade, faz uma viagem com ele em estrada aberta e tenta perceber se é assim tão guloso ;),

IMT podes ir lá saber tem um custo associado de 30€ mas com jeitinho, pedes só para ver, e talvez a coisa passe :thumbs up:

Jantes, reparava e deixava estar, uma casa de reparações em jantes e ficam novas, valores não sei bem.

Tecto de abrir, esse que tens é aftermarket, o que é uma treta... tenta arranjar as borrachas em Lisboa aqui;
[/URL]

O volante foi pintado, mas com jeitinho limpas isso tudo :thumbs up:

As molas da bagageira, tenho 2 pares com o mesmo defeito :D, já não existem em lado nenhum a solução é comprar umas que consigam suportar o peso da mala e soldar nos terminais.. está é uma solução que já vi num celica, pessoalmente não me agrada... por isso quero arranjar umas que dê para adaptar os terminais... e que tenham força para levantar a mala :thumbs up:

Chapeleira.. bem!! É frágil eu reparei a minha, está no meu diário, arranjar uma em bom estado é um milagre.. por isso tenta reparar a que tens, se quiseres ajuda apita :thumbs up:

O punho das mudanças tenta ir vendo pela net, não é fácil, mas às vezes pode aparecer ;).

Os plásticos do celica são de facto pintados de preto, com o tempo vai aparecendo a cor azul original, existe tinta de spray para plásticos que dá para resolver isso, existe aqui no portal quem tenha feito em outras viaturas e ficou impecável,

Mala com ferrugem, quando somos nós a fazer é uma coisa, quando são os outros é outra, por isso vai sair sempre uns euros para resolver esse é outros problemas que tenhas.

Portas com folga, também tenho esse problema, ainda não sei como resolver....

Botão do desembaciar o vidro traseiro,
Tem uma luzinha quando ligas :thumbs up:

Pedais..penso que o que tenhas sejam umas capas aplicadas... se for tenta arranjar umas capas na tal casa em Lisboa, penso que tenha.

A tua versão no autodoc è a hatchback 1.6 deixo a foto mais abaixo.

Botões espelhos... vê se o fusível está queimado, não creio que tenham avariado os 2 aos mesmo tempo...

Os bancos, não são os dessa versão, são uma aplicação de outra versão do mesmo celica.

Motor, fazias já a distribuição, depois logo se vai vendo o resto ;)

Sou de Setúbal alguma dúvida ou ajuda já sabes :thumbs up:
 

Anexos

  • Screenshot_20200319-215037.jpg
    Screenshot_20200319-215037.jpg
    148.7 KB · Vistos: 0
Última edição:
Boas, grande apresentação, eu de momento ando a restaurar um Celica e devo confessar que tem sido um desafio... Estes carros (especialmente os importados) tendem a ter problemas com a chapa e por vezes vão aparecendo algumas surpresas...

Pena não teres aí um 4age por baixo do capon mas não deixa de ser um carro interessante...

Se quiseres dá uma vista de olhos no meu canal no Youtube, onde estou a documentar todo o processo de restauro do carro, pode ser que te ajude a esclarecer algumas dúvidas... Se precisares de ajuda é só deixares mensagem... :cool:
 
Bem vindo ao portal!

Ora cá vão os meus 2 cêntimos...

Há muita coisa nesse carro que consegues compor em casa.
Relativamente á pelicula carbónica, o melhor é tirares as peças e descolar com a ajuda de um secador de cabelo. Não uses pistola de calor senão tens pratica pois podes inadvertidamente queimar ou derreter a peça da qual estás a retirar a película.

Restaurar essas jantes deve rondar os 35/40 euros por jante.

Consegues muito bons resultados no interior se o limpares bem e desinfectares com os produtos adequados. Nos carros mais antigos, se os materiais não estiverem partidos, conseguem-se trabalhos muito satisfatórios com uma boa limpeza e hidratação. Eram feitos para durar mais tempo.

Em termos de exterior, após retirares a pelicula podes colocar um produto de rejuvenescimento que até já te mostraram.

a chapeleira talvez possas restaurar e forrar de novo.

Não trocava os bancos que tens instalados. a não ser claro que queiras o carro 100% original.

Pessoalmente a parte que mais gosto quando compro um carro é fazer o máximo de coisas que possa e só em última necessidade levar para uma oficina.

Boa sorte e vai publicando novidades
 
OP
OP
Fábio D. G. Guerreiro
Ora bem... foi praticamente tudo dito aqui.
Eu, infelizmente, actualmente não tenho tempo nenhum disponível, como se pode perceber pela quebra nos meus DB´s... e só agora li todo, mas todo mesmo, este tópico.
Uma coisa posso garantir: Esse teto de abrir, nunca poderá ser original! Basta olhar para esses parafusos com porca, tudo à vista (não, a Toyota nunca o faria).
O meu tem teto de abrir, mas em chapa.
O botão dos retrovisores, se está ao contrário, é simples de inverter: Sacas a "chapinha" que está por baixo do travão de mão e ficas logo com acesso ao interior do botão.
Empurras de dentro para fora (cuidado que pode estar ressequido e partir as patilhas) que ele sai logo. É só rodar e colocar na posição correcta. (Vi a foto do botão, mas já não me recordo bem, no meio de tantas!)


Para finalizar, vou ver o que tenho aqui de peças do interior do carro e pode ser que alguma coisa te possa arranjar para substituir em vez de estares a restaurar.

:thumbs up:
A barra estabilizadora é de origem! Ver anexo 1164742

O 70, na parede do pneu, é o perfil, ou seja, a altura entre o exterior do pneu e a jante.
Os meus são 205 (Largura) / 50 (Perfil/altura da lateral do pneu) R15 (Diâmetro da jante (Jante 15))
Ver anexo 1164743
Volante original...

Apenas a buzina pintada.
O teu, é o primeiro que vejo pintado, não me parece original...

Ver anexo 1164744

VIN Code

Por trás da barra
Ver anexo 1164745
Ver anexo 1164746


Olá @Paulo Jorge Coutinho

Antes de mais obrigado pelos teus comentários.

Li o teu diário de bordo todo. Espero que em breve consigas recomeçar a actualizá-lo ;)

Obrigado por te disponibilizares a tentar ver o que possas ter de peças, fico-te muito grato.


Manete original.
No meu caso, já sem a forra em pele.
Estava horrível, tal como o fole da alavanca da caixa de velocidades.

Ver anexo 1164747
Tudo fora...

Ver anexo 1164748 Ver anexo 1164749

Descosi, cuidadosamente o fole, peguei num pouco de napa preta, cortei copiando pelo original e levei a uma simples costureira para me coser aquilo conforme o original.
Uma enorme diferença por... zero euros (no meu caso, pois tinha a napa e tenho costureiras amigas).

Ver anexo 1164750 Ver anexo 1164751
Um capricho...

Ver anexo 1164752
Mais um capricho...

Ver anexo 1164753 Ver anexo 1164754

Alguns restauros.
Coisas simples, com spray de zinco... Ver anexo 1164755 Ver anexo 1164756 Ver anexo 1164757 Ver anexo 1164758
Ver anexo 1164760 Ver anexo 1164761

E, depois de muito pensar e procurar... olha, levou uma simples manete em preto...
Original não consegui encontrar. Ver anexo 1164762
Epá!
Dei agora conta que invadi completamente o teu tópico!
Peço desculpa se abusei.
:blink:


Em relação ao fole da alavanca da caixa de velocidades, sou capaz de tentar resolver a questão da mesma forma que tu, visto que o meu está com uma espécie de forro a imitar fibra de carbono. Acho que mostrei isso nas fotos.

No que diz respeito à manete, penso substituí-la também, mas preferia manter uma de borracha como é a que tenho. Não sei é se terei sorte em arranjar uma mais ou menos parecida e que entre na alavanca deste carro.

Obrigado pelas tuas dicas, já me ajudaste imenso com as sugestões que me deixaste.

E não tens de pedir desculpa por invadir o tópico, é essa a intenção ;)


Boas Fabio, parabéns pela máquina e pela enorme apresentação :), penso que essa máquina estava na charneca da Caparica à venda.

A versão é a mais domesticada do 1.6 deste modelo, consumos depende do pé direito.. depende do circuito que faças, os 10L é aceitável em cidade, faz uma viagem com ele em estrada aberta e tenta perceber se é assim tão guloso ;),

IMT podes ir lá saber tem um custo associado de 30€ mas com jeitinho, pedes só para ver, e talvez a coisa passe :thumbs up:

Jantes, reparava e deixava estar, uma casa de reparações em jantes e ficam novas, valores não sei bem.

Tecto de abrir, esse que tens é aftermarket, o que é uma treta... tenta arranjar as borrachas em Lisboa aqui;
[/URL]

O volante foi pintado, mas com jeitinho limpas isso tudo :thumbs up:

As molas da bagageira, tenho 2 pares com o mesmo defeito :D, já não existem em lado nenhum a solução é comprar umas que consigam suportar o peso da mala e soldar nos terminais.. está é uma solução que já vi num celica, pessoalmente não me agrada... por isso quero arranjar umas que dê para adaptar os terminais... e que tenham força para levantar a mala :thumbs up:

Chapeleira.. bem!! É frágil eu reparei a minha, está no meu diário, arranjar uma em bom estado é um milagre.. por isso tenta reparar a que tens, se quiseres ajuda apita :thumbs up:

O punho das mudanças tenta ir vendo pela net, não é fácil, mas às vezes pode aparecer ;).

Os plásticos do celica são de facto pintados de preto, com o tempo vai aparecendo a cor azul original, existe tinta de spray para plásticos que dá para resolver isso, existe aqui no portal quem tenha feito em outras viaturas e ficou impecável,

Mala com ferrugem, quando somos nós a fazer é uma coisa, quando são os outros é outra, por isso vai sair sempre uns euros para resolver esse é outros problemas que tenhas.

Portas com folga, também tenho esse problema, ainda não sei como resolver....

Botão do desembaciar o vidro traseiro,
Tem uma luzinha quando ligas :thumbs up:

Pedais..penso que o que tenhas sejam umas capas aplicadas... se for tenta arranjar umas capas na tal casa em Lisboa, penso que tenha.

A tua versão no autodoc è a hatchback 1.6 deixo a foto mais abaixo.

Botões espelhos... vê se o fusível está queimado, não creio que tenham avariado os 2 aos mesmo tempo...

Os bancos, não são os dessa versão, são uma aplicação de outra versão do mesmo celica.

Motor, fazias já a distribuição, depois logo se vai vendo o resto ;)

Sou de Setúbal alguma dúvida ou ajuda já sabes :thumbs up:


Olá @Antonio Henrique

Sim, este Celica estava à venda na Charneca, é esse mesmo. Foi lá que o comprei, em Setembro.

O link que me deste para verificar as borrachas não funciona.

Em relação às molas da bagageira, como irias adaptar umas sem ter que soldar os terminais ao carro? De que forma isso poderia ser feito?

De facto a chapeleira talvez seja mesmo melhor tentar restaurar, se bem que a minha já está tão deteriorada que não sei se ficará tão boa quanto pedir para me fazerem uma de raiz. Tenho que olhar bem pro estado da minha e tentar perceber se aquilo tem recuperação.

Em relação ao botão de desembaciar o vidro traseiro, eu sei que ele acende uma luz amarela alaranjada a meio do botão quando o ligamos, mas o que eu pergunto é se nao deveria ter uma luz verde sempre acesa na parte de cima do botão onde está o símbolo de desembaciar, sempre que acendemos as luzes do carro. Ou seja, uma luz verde de presença, tal como o isqueiro tem, o botão dos 4 piscas tem, o botão das luzes de nevoeiro tem... Isto porque eu de noite nunca vejo onde está o botão de desembaciar, tenho que andar às apalpadelas ou acender a luz do interior do carro. Parece-me que era suposto acender uma luz verde no topo do botão onde está gravado o símbolo, mas não acende nada.

Dizes que estes bancos são de outra versão do Celica mas da quarta geração? É isso?

Obrigado desde já pela tua atenção.


Boas, grande apresentação, eu de momento ando a restaurar um Celica e devo confessar que tem sido um desafio... Estes carros (especialmente os importados) tendem a ter problemas com a chapa e por vezes vão aparecendo algumas surpresas...

Pena não teres aí um 4age por baixo do capon mas não deixa de ser um carro interessante...

Se quiseres dá uma vista de olhos no meu canal no Youtube, onde estou a documentar todo o processo de restauro do carro, pode ser que te ajude a esclarecer algumas dúvidas... Se precisares de ajuda é só deixares mensagem... :cool:


Olá @Caesar Gonçalves

Eu já tinha visto os teus vídeos de recuperação do teu Celica, e também já tinha lido o teu diário de bordo. Estás a ter um enorme trabalho mas está a ficar com bom aspecto. Estou ansioso por ver esse trabalho acabado.

A maior das sortes é o que eu de desejo. E obrigado pela tua participação ;)


Bem vindo ao portal!

Ora cá vão os meus 2 cêntimos...

Há muita coisa nesse carro que consegues compor em casa.
Relativamente á pelicula carbónica, o melhor é tirares as peças e descolar com a ajuda de um secador de cabelo. Não uses pistola de calor senão tens pratica pois podes inadvertidamente queimar ou derreter a peça da qual estás a retirar a película.

Restaurar essas jantes deve rondar os 35/40 euros por jante.

Consegues muito bons resultados no interior se o limpares bem e desinfectares com os produtos adequados. Nos carros mais antigos, se os materiais não estiverem partidos, conseguem-se trabalhos muito satisfatórios com uma boa limpeza e hidratação. Eram feitos para durar mais tempo.

Em termos de exterior, após retirares a pelicula podes colocar um produto de rejuvenescimento que até já te mostraram.

a chapeleira talvez possas restaurar e forrar de novo.

Não trocava os bancos que tens instalados. a não ser claro que queiras o carro 100% original.

Pessoalmente a parte que mais gosto quando compro um carro é fazer o máximo de coisas que possa e só em última necessidade levar para uma oficina.

Boa sorte e vai publicando novidades


Olá @Bruno Guedes da Silva

Obrigado pelo teu comentário.

Vou tentar a tal situação do secador para tirar as películas de carbono.

Já agora, porque razão achas que devia manter os bancos que estão neste momento no carro? Achas que são mais bonitos que os de origem? Eu sinceramente acho que eles devem ser mais confortáveis que os originais (visto que esses ainda não os experimentei, pois precisam de ser lavados), mas preferia ter os de origem montados porque, em primeiro lugar, são os de origem(!), e isso para mim conta um pouco; e depois em segundo lugar porque os originais são pretos (ou um cinzento mais escuro) e combinam melhor com os de trás e com o carro de uma forma geral. Mas é sempre bom ter outras opiniões para contrastar com as nossas ;)

Obrigado desde já pela atenção.
 
Última edição:
OP
OP
Fábio D. G. Guerreiro
Olá a todos.

O Celica tem andado constantemente com a luz do travão de mão acesa. Depois de uma breve pesquisa, pelo que percebi, pode ser falta de óleo dos travoes, e pode ser pastilhas.

Aqui vos deixo uma foto do deposito do óleo (quer dizer, eu acho que é este o depósito, espero não estar a dar barraca lol).

IMG_20200523_201214.jpg

Acham que é este o problema? E a solução será apenas meter mais um pouco óleo la pra dentro? Que óleo tenho de comprar?

Obrigado desde já.
 
Grande máquina! Boa sorte com o restauro!
Relativamente à luz dos travões, eu em primeiro lugar verificava o estado das pastilhas . Depois sangrava o óleo dos travões por uma questão de segurança.
No meu Corolla tive as mesmas dúvidas que tu mas relativamente ao depósito de embraiagem. ..não fazia ideia que era o depósito de embraiagem (pois na tampa falava em brake fluid).. Até lå pensava que fosse outro depósito de óleo de travões... enfim...
Estamos sempre a aprender!
Boa sorte!

Um abraço
Grande máquina! Boa sorte com o restauro!
Relativamente à luz dos travões, eu em primeiro lugar verificava o estado das pastilhas . Depois sangrava o óleo dos travões por uma questão de segurança.
No meu Corolla tive as mesmas dúvidas que tu mas relativamente ao depósito de embraiagem. ..não fazia ideia que era o depósito de embraiagem (pois na tampa falava em brake fluid).. Até lå que fosse outro depósito de óleo de travões... enfim...
Estamos sempre a aprender!
Boa sorte!

Um abraço
Outra coisa. Na tampa vai dizer o tipo de óleo!
 
Última edição:
Olá a todos.

O Celica tem andado constantemente com a luz do travão de mão acesa. Depois de uma breve pesquisa, pelo que percebi, pode ser falta de óleo dos travoes, e pode ser pastilhas.

Aqui vos deixo uma foto do deposito do óleo (quer dizer, eu acho que é este o depósito, espero não estar a dar barraca lol).

Ver anexo 1174571

Acham que é este o problema? E a solução será apenas meter mais um pouco óleo la pra dentro? Que óleo tenho de comprar?

Obrigado desde já.

Pode ser essa a causa, dá para perceber que o nível esta no mínimo! o óleo deverá ser DOT4 (normalmente tem essa indicação na tampa do reservatório) é uma questão de se acrescentar mais um pouco até á marca do MAX e ver se apaga! Se não apagar também pode ter a haver com algum problema eléctrico no contacto do manipulo de accionamento do travão de mão! :)
 

Agostinho

Veterano
Apenas uma opinião, o fluid de travões não se gasta se o nivel está baixo sgnifica que as pastilhas ou calços estão gastos, a menos que haja uma fuga no sistema. Primeiro verifica se tens alguma fuga, depois verifica as pastilhas da frente por norma gasta mais que as de trás e por fim as de trás e vais descubrir o problema.
 
Topo