SOVAM - Um clássico francês...

Marco Pestana

MarcoSprint MarcoVW61
André Morin fundou a Societé dês Vehicules André Morin. Designação que, abreviada, gerou o nome Sovam.
Com bastante experiência como carroçador, Morin juntou-se a Jacques Durand para as questões técnicas e mecânicas.

Ao ler num fórum nacional sobre o SOVAM, lembrei-me de um que existe cá na Madeira, e que participou numa edição nos anos 60 do Rally Vinho Madeira.


Os Sovam eram pequenos desportivos feitos com base em componente dos Renault 4 e 8. Ao contrário do que as suas linhas sugerem, os Sovam eram carros de tracção, com carroçaria de polyester sobre chassis tubular.

Apesar do aspecto singular, o pára-brisas não foi desenhado propositadamente para o Sovam. É antes proveniente do Renault Caravelle, mas montado em posição invertida, o que resulta num tejadilho muito baixo. Tejadilho esse que podia ser desmontado e acomodado no porta-bagagens.

Produzidas a partir de 1965, existiam 2 versões principais: 0 850 e o 1100. No seu todo, apenas 70 unidades foram construídas.

Uma versão final com motor 1300 de 103cvs, da qual apenas foram produzidas 5 unidades, marcou o fim da marca. A Sovam encerrou em 1968.
 

Anexos

Daniel Melo

Azimute
Julgo ter visto este Sovam na Madeira quando la estive na decada de 90. Julguei tratar-se de um Panhard, porque tem algumas linhas em comum com alguns modelos da decada de 60
 
Topo