O Mini mais raro...

Deleted member 1475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Portalista
Broadspeed GT Coupé 1966-1968

O Broadspeed Mini, era um veículo que foi estilizado e bem equipado, e bastante caro na altura da produção :cool:

O Projecto Broadspeed foi limitado e realizado por Ralph Broad (na foto) em 1962, especializando-se no alto desempenho e ajustes do motor. Durante os anos 60's e 70's, a EQUIPA BROADSPEED baseada em Southam, Warwickshire, teve um tremendo sucesso com Coopers Mini, Ford Anglias, Capris e Dolomite Sprints :cool: .

Durante 1966, a companhia manufacturou o BROADSPEED GT Coupe que foi baseado num Cooper Mini “S” e tornou-se conhecido como como “Asti Mini”.
BROADSPEED transformou-se no agente principal da BMC .

Estes carros foram produzidos originalmente em números limitados no Reino Unido por Ralph Broad, entre 1966 e 1968, que tinha modificado com sucesso os Minis competindo antes de projectar este modelo do fastback.

As suas características eram a cauda prolongada de Kamm, um item essencial que ajudava à aerodinâmica naquele tempo. O tejadilho e a extremidade traseira do escudo foram fabricados da fibra de vidro e reforçados com o frame e as inserções de aço para dar origem a um corpo forte e rígido.

O resultado era um carro com todos os traços Mini e muito menos peso. Com 90BHP e um limite de rotações de 8000rpm , tinha uma aceleração selvagem :p combinado com o aperto contra os bancos, era conhecido por “foguete”:p .

Estava aqui um carro sério no desempenho acusado de “overpowered” como carro da estrada, mas que, como carro de competição tornou-se lendário principalmente na Austrália.

No Tablier, o velocímetro marcava150 mph combinado com um conta-rotações de 10.000 RPM, indicava desde logo que este não era um Mini “normal”.

Existiram 5 versões:

Broadspeed 2 +2 GT 850 cc;
Broadspeed 2 +2 GT * 998 cc;
Broadspeed 2 + 2 GT De Luxe 998 cc;
Broadspeed 2 + 2 GT Super De Luxe 1275 S;
Broadspeed GTS Version compétition.

Ver anexo 6620

Ver anexo 6624

Ver anexo 6628

Ver anexo 6632
 

Anexos

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Premium
Portalista
Que carro estranho... frente de mini e traseira de 850 Sport (pelo menos de perfil!). Made in UK? Morris ou preparador privado?
 
he he eh

Eu tambem não conhecia, mas também não sou grande exemplo, tenho consciência que não percebo nada de Clássicos, tirando um ou dois modelos...o_O
 

Marco Pestana

MarcoSprint MarcoVW61
Parabéns caro Francisco!

Outro exemplo de investigação sobre um modelo raro! Muito raro!

Sem dúvida mais bonito que o "MINI" normal. Será que " aproveitaram" a ideia do ZAGATO?:D Sem pagar royalties? :D

O a ideia do Turco ainda vive sem dúvida!

Desconhecia este modelo do " MINI " .

Houve um outro " rebaixado" para competição, que o Fábio Silva saberá contar todos os pormenores.

Continua com as investigações-crónica!

Abraço
 
Topo