Mini aventura Lisboa-Moscovo

Rui Rego

bmw2002t
Alguem tem novidades sobre estes entusiastas que foram de mini até Moscovo, pelo que ouvi na radio já devem ter chegado lá.
 

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Premium
Portalista
Para quem não sabe:
Os pilotos portugueses Filipe Loureiro e Paulo Maria são esperados hoje à tarde, na Praça Vermelha, em Moscovo. Para trás ficaram nove dias de viagem, em que percorreram mais de cinco mil quilómetros num Mini 1000 com 24 anos de idade.
Ver anexo 707
O Mini 1000 tem 24 anos
A viagem começou no Parque das Nações, em Lisboa, e até chegarem à Rússia os dois jornalistas tiveram de atravessar nove países e algumas das mais interessantes cidades europeias.

A ideia de ligar as capitais mais ocidental e mais oriental da Europa foi uma das motivações da dupla de aventureiros, que pretendeu ainda demonstrar que, com alguma imaginação e capacidade de sacrifício, é possível viajar tantos dias seguidos num carro do século passado, sem os níveis de conforto dos veículos que entram agora no circuito comercial.

Nos primeiros dias da aventura choveu tanto que foi preciso ensopar a água que se acumulava no interior do carro, junto dos pés dos viajantes. O excesso de água foi tal que, à chegada a Munique, na Alemanha, as luzes do Mini 1000 apagaram-se e a noite ficou ainda mais escura.

Mas o ‘bólide’ esteve sempre à altura do desafio – um problema de humidade no sistema eléctrico foi resolvido sem demora – e todas as etapas foram cumpridas sem grandes sobressaltos. Em cada dia, pelos menos seis a sete horas foram passadas no alcatrão, a somar quilómetros por estradas nacionais. O dia mais violento e longo obrigou a dupla a percorrer 740 quilómetros. “Saímos de Praga às 07h20 e chegámos a Varsóvia às 19h20, só com uma paragem para abastecer o depósito do Mini e para comer qualquer coisa”, contou ontem Filipe Loureiro, o condutor da máquina.

Hoje, os dois portugueses são recebidos em festa por elementos do Clube Mini da Rússia, que estarão à sua espera a 20 quilómetros do destino. O resto do percurso será feito em cortejo, com Filipe Loureiro e Paulo Maria a serem acompanhados pelos moscovitas até à chegada à Praça Vermelha, onde termina a aventura.

A MÁQUINA
O Mini 1000 que deu corpo ao projecto ‘Lisboa/Moscovo powered by Grupótico’ foi construído em 1982. Tem um motor de 998 cm3 e 30 a 35 cavalos de potência, atingindo uma velocidade de ponta de 110/120 km/h. Faz 600 km com um depósito de gasolina que não leva mais de 30 litros.

Filipe Loureiro é, desde há dois anos, o 15.º proprietário deste histórico Mini 1000, equipado apenas com peças de origem. Um carro de linhas arredondadas – que ainda está aí para as ‘corridas’, como fica demonstrado com este longo périplo pela Europa.

FILIPE LOUREIRO
Filipe Loureiro é jornalista desde 1994 e está ligado à área automóvel, nomeadamente à competição nacional (ralis, velocidade, TT, karting) e internacional (Campeonato do Mundo de Ralis, Taça do Mundo de TT).

Passou pela televisão (RTP, Sport Tv), Imprensa (AutoSport, Motor) e rádio (RFM), publicou reportagens em vários jornais e revistas em Portugal e no estrangeiro. Nasceu em França, tem 32 anos, é casado e pai de um rapaz.

PAULO MARIA
Paulo Maria é fotógrafo desde 1993 na área do Desporto Automóvel e não só. É o autor das fotos que publicamos nesta página. Além do Mundial de Ralis, do Camel Trophy e de várias provas de ralis, velocidade e todo-o-terreno, em Portugal e no estrangeiro, também fotografa competições de futebol, ciclismo, desportos radicais, ténis, atletismo e golfe.

Em 2001, foi fotógrafo oficial dos campeonatos do Mundo de Esgrima e de Ciclismo. Tem 31 anos e é responsável pela empresa de reportagens fotográficas Interslide.

in Correio da Manhã 30-9-2006
O dia a dia desta aventura pode ser acompanhada através do blog:

http://miniaventura. blogspot. com/.
 

Anexos

Marco Pestana

MarcoSprint MarcoVW61
Que Aventura fantástica!!! Um sonho meu realizar algo no género...

Bem nesta férias fiz Frankfurt - Lisboa de BMW E36 M3 !! Em Espanha devem julgar-nos malucos!! ;) Bati o meu recorde pessoal de velocidade em terra...:D :D
e como o BMW tinha matrícula alemã...;)

Mas o meu sonho seria de clássico ...

Parabéns aos dois aventureiros de MIni!!
 

Rui Rego

bmw2002t
È uma aventura fantastica, em '99 fiz Portimão/ Autodromo Paul Ricard em França para ver as 24 Bol Dor numa Hyndai h100, não é um classico mas a velocidade de cruzeiro foi na ordem dos 90km/h, percorremos o litoral de espanha todo, magnificas paisagens, belissimas praias, e outras coisas mais. Foram cerca de 5000kms bastante a interessantes.
 

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Premium
Portalista
Aconselho a visita ao album fotografico da Mini Aventura. As fotos são excelentes.

Vão a www.interslide.com, entrem em Centro de Imprensa e digitem mini (username) e press (password).
Todas as fotos estão lá e são fantásticas.

Deixo aqui algumas:
Ver anexo 758

Abraços,
 

Anexos

Topo