MGF - 1998 DA OLIVEIRA'S GARAGE

Clássicos Modernos

MGF - 1998 DA OLIVEIRA'S GARAGE

Mario_Marques

Veterano
Deixo uns videos engraçados sobre essa bela máquina, não podiam, faltar os videios do trophy :D











1999 MG Rover MGF Review

Old Top Gear 2001 - Sportscar Shootout

Used MG-F Convertible Overview - Are They A Reliable Car?

Posto isto, é testar o carro e se for o tal, nem pensar muito, acredito que vai trazer imensas alegrias, para os curiosos, ainda havia uma versão mais extrema que o trophy, o "VHPD" que era uma preparação especial ainda mais potente, mas trophy cá em pt há alguns, já os vi ao vivo graças aos encontros do antigo clube mg rover portugal ao qual também pertencia, VHPD em portugal creio que não deve existir a não ser em lotus elise ou caterham.
 
Tenho esse motor no meu burro de carga de uso diário, um Rover 400 (foi magicamente lá parar, uma vez que eles nunca o trouxeram de origem :D) e posso dizer que é maravilhoso. Faço melhores consumos sem grande esforço que fazia com o 1.4 de origem, e quando o pedal do lado direito é mais solicitado... Transforma-se num bicho bem diferente, sem nunca ser propriamente bruto.

Para quem já teve a oportunidade de conduzir as diversas cilindradas dos série K (1.1, 1.4, 1.6 e 1.8, falando sempre nas variantes twin cam) sabe que com este aumento de cilindrada o motor vai ficando gradualmente menos suave, sendo claramente mais notório, dentro que experimentei, nos 1.8 de 120cv, mesmo numa condução mas contida. Nunca conduzi um 1.8 de 135cv ou turbo.

Ora bem, o VVC apresenta-se tão suave como o 1.4 numa condução mais normal e bem mais pujante, principalmente em altas, que o 1.8 não VVC .

Estou completamente rendido ao motor, ao ponto de em Maio ter comprado um carrito novo (um Focus Ecoboost de 155cv) e acabo por não lhe tocar. Aliás, desde há dois meses que não o conduzia, porque a minha vontade é de pegar sempre nas chaves do Rover.

Claro que nem tudo foi um mar de rosas. Comprei um dador para o conjunto motor/centralina e tive que ser eu a fazer a cablagem. Este dador tinha o motor num estado lastimável, tendo mesmo o bloco rachado em baixo das camisas, o que fazia com que duas delas estivessem claramente mais baixas. Usando um bloco de 1.4 (as camisas são intermutáveis, no caso dos blocos mais recentes de camisas húmidas, de 96 para a frente), reconstrui o motor e tive alguns dissabores por minha culpa, deixando já aqui o aviso:

NUNCA usar o kit de juntas dos N series, que é por muitos apontada como a solução definitiva para os problemas das juntas uma vez que são usadas na evolução dos K-series, por parte da chinesa SAIC... Mas em que os próprios materiais das cabeças e blocos são diferentes, sendo que esta solução não é adequada.

Fora isso, no VVC, é preciso saber meter as duas distribuições a ponto, e da primeira vez é um autêntico jogo de paciência. Nada que não se faça, mas é um pouco minucioso.

Quanto às suspensões, eu era defensor acérrimo do TF pela sua suspensão convencional... Até que andei no do Jomag. E fiquei completamente surpreendido, achando um melhor compromisso conforto/rigidez que no TF.
 
Última edição:
A nível de peças, até ao momento ainda arranjas de tudo ou quase tudo,

Cuidado com o tudo ou quase tudo... Nos VVC tens mais algumas limitações de peças.

Ainda assim, é bem mais fácil de arranjar peças que para o motor do 213, atenção!

As únicas duas coisas que não tinha conseguido arranjar para o meu foram uma das tampas da distribuição (mas também duvido que seja necessário em grande parte dos casos, este motor é que tinha chegado a temperatura tal que os plásticos pareciam velas de cera em fim de vida e o óleo cheirava a pipocas esturricadas).

Outras coisas como bobines e cabos de velas, que são diferentes dos não VVC pré euro-3 (os não VVC têm distribuidor e os VVC não têm, enquanto que nos euro 3 os VVC e não VVC têm uma ignição semelhante, com bobines à cabeça) estiveram obsoletas recentemente... Mas felizmente já se encontram novamente à venda!
 
OP
OP
Helder Manuel Oliveira

Helder Manuel Oliveira

Pre-War
Premium
Portalista
Pois meus caros amigos, já experimentei o carro e achei a suspensão muito dura, quase uma tábua e quando passa nalguma irregularidade bate muito.
Não sei o que se passa. O Sr. diz-me que o carro levou um "upgrade" na suspensão e não precisa de carregamento...
O relanti do motor está um pouco "variável" mas puxa bem.
A direcção vibra um pouco.
Também achei a posição de condução estranha, talvez desviada para a esquerda... mas pronto para um gajo de 1,84m, o banco foi todo atrás... :(
Vou fazer o negócio na mesma mas fiquei um pouco desiludido...
Quando o levar para a garagem logo vejo o que se passa e qual é o sistema de suspensão que tem agora para podermos avaliar e corrigir.
De qualquer forma agradeço desde já os conselhos. Abraço! IMG_0534.jpg
 
OP
OP
Helder Manuel Oliveira

Helder Manuel Oliveira

Pre-War
Premium
Portalista
Helder, por curiosidade, se é que pode revelar, quanto ficou esse upgrade?
Foi importado de uk?
Foi mais ou menos 1.700 paus. com IVA. Mas acho que valeu a pena. Toda a informação que recolhi é que este KIT tem-se mostrado muito bom para o MGF. Estou em pulgas para fazer o Test drive, logo que termine a montagem. Foi importado de UK e feito sob encomenda por Mike Satur, muito conhecido nos MGs e preparador de carros de competição. Levei um mês à espera. Mas o meu KIT já tem o N.º 360, e tem ido para todo o mundo. Abraço.
 

Mario_Marques

Veterano
1700€ parece-me um valor mesmo muito bom para esse material todo e a qualidade do mesmo, a julgar pelas fotos pensei que fosse muito mais(apontava na boa para uns 2000+), uns coilovers no geral da marca GAZ que são as cargas que tens ai, normalmente custam quase esse valor.
O carro vai ficar com um comportamento completamente diferente!
 
OP
OP
Helder Manuel Oliveira

Helder Manuel Oliveira

Pre-War
Premium
Portalista
1700€ parece-me um valor mesmo muito bom para esse material todo e a qualidade do mesmo, a julgar pelas fotos pensei que fosse muito mais(apontava na boa para uns 2000+), uns coilovers no geral da marca GAZ que são as cargas que tens ai, normalmente custam quase esse valor.
O carro vai ficar com um comportamento completamente diferente!
E ainda poupo na montagem... que numa oficina seria uma dor de cabeça para certos mecânicos...
 
Topo