Fiat 127 (1978) - Diário De Restauro

OP
OP
Francisco Relvas

Francisco Relvas

Clas-sick!
Desde a última vez que aqui publiquei, nada avançou. . .

Mas chegaram já algumas peças para a reconstrução do motor e painéis para o chão (que consegui encontrar a preço justo cá em Portugal).

upload_2019-3-15_21-39-16.png

(pistões de medida 65,4mm - a medida mais baixa de retificação se não estou em erro)

upload_2019-3-15_21-40-10.png

(o kit da distribuição)

upload_2019-3-15_21-41-12.png

upload_2019-3-15_21-41-25.png

upload_2019-3-15_21-46-52.png

(estes três são os bronzes da cambota, bronzes das bielas e as anilhas de encosto da cambota)

upload_2019-3-15_21-45-28.png

upload_2019-3-15_21-47-23.png

(este foi um achado! um botão do mija-mija dos originais de stock antigo por apenos 10€ - que roubo!)

upload_2019-3-15_21-48-17.png

(escovas cromadas - porque as que estavam montadas no 127 não eram dele mas sim da carrinha do meu pai)

upload_2019-3-15_21-49-3.png

(e, finalmente os painéis do chão, stock de época)

Ultimamente os trabalhos no carro não têm avançado por causa da falta de tempo e por causa do carro ainda não estar no bate-chapas. . . Espero que não tenha de esperar muito mais tempo.
 

Anexos

  • upload_2019-3-15_21-46-27.png
    upload_2019-3-15_21-46-27.png
    988.8 KB · Vistos: 5

Rui Valverde

Clássico
Ver estas fotos desse material de motor parece que estou a ver as minhas fotos, tal e qual... no meu caso foi praticamente feito um motor novo, hoje não sei se faria o mesmo ou comprava outro motor.

Seja como for sempre ficamos a saber com o que podemos contar.

Vai colocando novidades!
 
OP
OP
Francisco Relvas

Francisco Relvas

Clas-sick!
Ver estas fotos desse material de motor parece que estou a ver as minhas fotos, tal e qual... no meu caso foi praticamente feito um motor novo, hoje não sei se faria o mesmo ou comprava outro motor.

Seja como for sempre ficamos a saber com o que podemos contar.

Vai colocando novidades!

Já não é a primeira vez que o meu pai reconstrói um motor. . . Ainda há umas semanas ele reconstruiu um para um 127 cá da zona e ficou espetacular, tem é de se ter cuidado com a rodagem, de resto o motor "cantava" e andava tão bem como outro usado em bom estado.

De novidades não há nada. . . Simplesmente tempo de espera. Muito provavelmente o 127 já não vai para o bate-chapas que estava planeado pois é muito demorado e assim o carro nunca mais estará pronto.
 
OP
OP
Francisco Relvas

Francisco Relvas

Clas-sick!
Dia 1 de Julho de 2019

Enquanto o carro é (ou não é) arranjado de chapa decidi começar já a restaurar várias peças para serem montadas no carro.

Por hoje encarreguei-me de pintar umas peças e desmontar a buzina (para mandar zincar juntamente com o regulador do alternador e etc.).

As peças que foram alvo de restauro foram muito poucas: os resguardos que estão por baixo do mecanismo da alavanca das mudanças e o resguardo do tubo do depósito da gasolina.

As três peças foram lavadas, limpas na máquina de jato de areia e pintadas (amanhã tratarei de restaurar mais e fotografar o processo de restauro completo :p). Este foi o resultado final (desculpem pela má qualidade mas o meu telemóvel já tinha "morrido" por isso fui obrigado a utilizar o telemóvel de um amigo meu que me ajudou com o restauro destas peças):

1142800

A buzina estava fechada por vários parafusos e porcas que foram tirados, neste caso, para descobrir se a peça era toda zincada de origem ou não.

1142797

1142798

Depois juntei-a (juntamente com os seus parafusos organizados) ao regulador do alternador e (mais tarde) a outras peças para zincar.

1142799

Ainda tratei de tirar algumas peças que tenho interese em restaurar ou semi-restaurar da caixa onde estavam.

Entre essas peças está o quadrante do carro. Que acho que não vai ser demasiado restaurado, talvez só uns vidros / peças de acrílico? novos (as) (e uma limpeza), pois ainda quero manter a sua originalidade e não quero que seja um restauro assim tão profundo, quero mostrar que o carro ainda tem alguma originalidade e que não foi "overly restored".

1142801

E por hoje foi tudo, até amanhã!
 
Última edição:
OP
OP
Francisco Relvas

Francisco Relvas

Clas-sick!
Dia 2 de Julho de 2019

Mais um dia, mais peças para arranjar! Hoje chegou o dia de restauro do depósito da gasolina e de um dos apoios de metal do escape! Claro que não tratei só disso, ainda aproveitei para dar uma limpeza ao quadrante e ao motor das escovas (devo acrescentar que muito provavelmente não vou mandar as peças para zincar não só porque os fundos de maneio são poucos mas também porque elas ainda estão num estado demasiado razoável para se estarem a zincar outra vez).

Comecei com o apoio do escape, que estava assim (cheio de restos de óleo, e restos de lama/terra do Safari :p):

1142850

1142851

Depois de uma lavagem para tirar os restos de lama ficou assim:

1142852

A seguir, para tirar o óleo mais ou menos solidificado utilizei um solvente próprio para isso, e ficou assim:

1142853

(desfocado mas acho que dá para perceber :p

E, finalmente, antes da pintura, foi ao jato de areia para tirar corrosão superficial e indireitei partes amolgadas do apoio no torno da oficina (infelizmente não tirei foto ao apoio de escape nesta fase por esquecimento).

1142855

Depois da pintura ficou assim:

1142854

Enquanto esta estava a secar comecei a limpar o depósito de gasolina que estava muito pior que o apoio em termos de sujidade:

1142856

(aqui já estava parte limpo, antes também estava todo castanho na parte de cima)

O processo de limpeza deste foi muito mais curto que o do apoio: foi "só" lavar o depósito, endireitar certas partes (porque certas amolgadelas só seriam endireitadas se conseguisse meter a mão lá dentro :rolleyes:) e pintá-lo.

1142858

1142859

1142857

Depois disso fiz, como já tinha dito, outras coisas mais pequeninas como desmontar o quadrante e limpar o motor das escovas.

A primeira vítima foi o quadrante, depois da sua desmontagem dei uma limpeza a esta parte:

1142860

1142861

(aqui o produto ainda estava a secar - mas dá para notar que já está muito menos baço comparado ao que estava antes, agora já dá para ver muito melhor)

Para a limpeza dos mostradores usei limpa-vidros e para o resto da "casca" utilizei um multiusos.

Depois do quadrante foi o mecanismo e o motor das escovas, para limpar utilizei o multiusos para tirar a sujidade normal e solvente para tirar restos velhos de óleo. Passou de isto:

1142862

. . . para isto:

1142863

Também, fiz o mesmo ao regulador do alternador mas não tirei nenhuma foto infelizmente.

Novidades acerca do bate-chapas? Nada, principalmente porque o meu pai ainda não pôde telefonar a um bate-chapas para arranjar este carro (porque o bate-chapas para onde este era suposto ir é muitíssimo demorado, apesar do seu trabalho ser muito bom - mas não me apetece esperar mais dois meses para ele poder mexer no carro e ter de esperar mais 6 meses para o carro estar pronto - mas não sei, se efetivamente ele não demorar muito mais tempo a acabar o carro que está agora a arranjar, talvez vá para lá).

Novidades acerca de peças? Vou comprar mais uma data de borrachas e outras pequenas peças que faltam para o carro, não é muita coisa exatamente porque muitas das coisas vão ser restauradas ou mantidas tal e qual como estão porque o carro estava em muito bom estado.
 
Última edição:
OP
OP
Francisco Relvas

Francisco Relvas

Clas-sick!
Bons trabalhos!
Quanto ao bate chapas, 6 meses nem me parece muito tempo de espera, no pressuposto de o trabalho ficar imaculado.

Iria ficar imaculado sim, mas o que eu queria dizer é que esse bate-chapas é conhecido por ser muito demorado, por exemplo, foi ele que ficou encarregue de arranjar a carrinha 124 da primeira série do meu pai, ficou lá quase um ano e mesmo assim não estava pronta, ou seja, só a fomos buscar porque o meu pai já estava farto de estar à espera.
Este carro que lá está agora, está lá desde outubro, e ainda não está pronto (claro que estava muito pior que a carrinha do meu pai - ele com este está a demorar menos tempo supostamente - segundo me dizem, já está nos finishing touches).

. . . e obrigado!
 

Luis Gonçalves

Classic Car Addiction
Há quem espere anos.
Não comento.... Ainda tenho as dores da espera do meu.. Quase 1 ano desde que foi pintado até sair à estrada... Infelizmente é o que dá ser maluco.. Muitas horas na garagem a limpar.. Restaurar montar... Etc Km para cá km para lá para a zincagem..para cromados..para compra de peças etc. E o que é. É nessa rotina que reside o bichinho..do classic maniac. Eu ainda agora acabei o meu é já estou a ponderar.... Outro.. Hehehheh
Esqueci de dar os parabéns pela máquina.. Merece e vai ficar em boas mãos seguramente
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Desde a última vez que aqui publiquei, nada avançou. . .

Mas chegaram já algumas peças para a reconstrução do motor e painéis para o chão (que consegui encontrar a preço justo cá em Portugal).

………………………………….


Ver anexo 1134189

(o kit da distribuição)
…………………………….

Se bem me lembro ....
Nesse "kit" falta a marcação da "seta e ponto" para acerto do ponto … Pode ser que esteja no "verso" … no "meu" estava na frente ...
Atenção ao numero de "dentes"; conferir se é igual quer no número de dentes, quer no diâmetro; em 1978 existiam (para o 127) dois conjuntos diferentes..
 
OP
OP
Francisco Relvas

Francisco Relvas

Clas-sick!
Custa-me a entender porque estes trabalhos são tão demorados. Isto não aconteceria se os chapeiros dedicassem todo o tempo exclusivamente a um carro de cada vez. Por vezes parece que gostam de arrastar os trabalhos para justificar o valor.

Extamante, penso da mesma maneira.
Há quem espere anos.
Não comento.... Ainda tenho as dores da espera do meu.. Quase 1 ano desde que foi pintado até sair à estrada... Infelizmente é o que dá ser maluco.. Muitas horas na garagem a limpar.. Restaurar montar... Etc Km para cá km para lá para a zincagem..para cromados..para compra de peças etc. E o que é. É nessa rotina que reside o bichinho..do classic maniac. Eu ainda agora acabei o meu é já estou a ponderar.... Outro.. Hehehheh
Esqueci de dar os parabéns pela máquina.. Merece e vai ficar em boas mãos seguramente

Percebo completamente. Obrigado!

Se bem me lembro ....
Nesse "kit" falta a marcação da "seta e ponto" para acerto do ponto … Pode ser que esteja no "verso" … no "meu" estava na frente ...
Atenção ao numero de "dentes"; conferir se é igual quer no número de dentes, quer no diâmetro; em 1978 existiam (para o 127) dois conjuntos diferentes..

Quanto à marcação de seta e ponto não sei, mas sim, este é para é o certo para o meu 127.
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Custa-me a entender porque estes trabalhos são tão demorados. Isto não aconteceria se os chapeiros dedicassem todo o tempo exclusivamente a um carro de cada vez. Por vezes parece que gostam de arrastar os trabalhos para justificar o valor.

Parece? Não sei se é só parecer...

Os chapeiros que se dedicam exclusivamente a clássicos deviam fazer como dizes. Para mim é evidente.

Imagina que no fim de um arranjo de chapa que dura 2 anos pedem, por exemplo, 4000€. Imagina que ao mesmo tempo tinham na oficina uns 5 carros. São 20.000€ ao fim de 2 anos.

Agora imagina que só trabalham num carro e fazem tudo seguido. Fazem mais rápido porque não andam a transportar a máquina de soldar e a ferramenta de um lado para o outro da oficina. Fica mais fácil de calcular aks horas trabalhadas, não têm de pensar "bem, onde é que eu ia neste carro?". E sobretudo, precisando de menos espaço, pagam menos renda.
No fim ganham os mesmos 20.000€, mas gastam menos e têm clientes mais satisfeitos.

O homem que fez o restauro da 1100 do meu pai trabalha assim, um carro de cada vez. E resulta...
 
Topo