Famel Mirage 75

Zé Silva

YoungTimer
Boa tarde.
Tenho esta Mirage 75 que era do meu pai e vou restaurar.
Alguém me sabe dizer porque é diferente (deposito, caixas, suspensão, etc) de quase todas as outras Mirage 75 que aparecem por aí?
Será que foi criada em altura de transição entre modelos? Pois parece ser uma mistura de vários outros.
Muito obrigado.
 

Anexos

  • IMG_2902.jpg
    IMG_2902.jpg
    1 MB · Vistos: 0
  • IMG_2912.jpg
    IMG_2912.jpg
    822.5 KB · Vistos: 0

Eugenio Brito

YoungTimer
Olá!

Registei-me no fórum para partilhar e obter conhecimentos, mas especialmente por causa desta publicação.

FINALMENTE encontro uma motorizada que é 99% igual à do meu pai. O que vejo de diferente é a tampa do depósito, e o autocolante no depósito. A do meu pai diz Famel 76. Mas o autocolante no guarda corrente diz Mirage 75.
Disseram-me há anos que a mota poderia ser uma montagem das últimas, em que se aproveitava material de uns modelos para os outros. Não faço ideia, mas o que é certo é que nunca encontrei nenhuma similar. Havia sempre algo diferente: ou o depósito, ou as malas, sei lá...

Envio uma imagem abaixo. Os autocolantes que estão na imagem não são os originais, mas o texto é exatamente igual ao que estava. Agora estou numa fase de recuperação da motorizada, e vou meter autocolantes novos conforme veio nova.

Gostei de ver!

 
OP
OP
Z

Zé Silva

YoungTimer
Boa tarde.

Daquilo que tenho visto existem muito poucas iguais.

A minha ficou assim após o restauro.

Obrigado pela partilha. Famel - Mirage.jpg
 

Eugenio Brito

YoungTimer
Está muito bonita, a mota!

A do meu pai não vai ficar tão bem, pois estamos a aproveitar algum material e não vamos pintar tudo. Mas espero que pelo menos fique bem melhor do que estava.

Obrigado pela partilha: logo já tenho uma notícia para o meu pai. Obrigado!
 

paulo junior

Clássico
Tenho uma diferente,,logo o quadro ,deposito suspensão, guarada lamas , motor, tudo diferente, essa parece ser outra serie de 75 que sairam mais tarde.
 

Eugenio Brito

YoungTimer
os quadros são diferentes
Pelo que me fui informando, ao longo dos anos, não é uma edição diferente, pelo menos formalmente, mas trata-se de últimas unidades. Na altura, foi-me dito que poderiam ser usadas peças de modelos diferentes, e daí haver algumas confusões.

Por exemplo, a mota do meu pai tem um autocolante no depósito que diz Famel 76. No guarda corrente, tem outro autocolante que diz Mirage 75. Não faz ideia da quantidade de pessoas que já me disse que a mota foi alterada, que aquilo não é dali, que sei lá que mais. O facto é que a mota foi comprada nova pelo meu pai em 1986, e nunca lhe fez alterações. Veio assim de fábrica. Tem uma imagem acima, com um autocolante que eu meti, mas com a informação original. Agora vou colocar autocolantes originais.
E o que o colega que fez esta publicação disse exatamente o mesmo com que me debati: porque carga de água há sempre algo diferente, seja suspensão, depósito, etc? Ainda há 2 ou 3 dias alguém num grupo do facebook me disse que a suspensão da mota não era dali. Não é verdade: a mota nunca foi alterada... Lá está...

Andei anos a fio à procura de um modelo com o mesmo aspeto, e só agora encontrei outra, que está na origem desta publicação. Ainda assim, o autocolante no depósito e a tampa do depósito são diferentes.
 
Topo