Extreme E - 2021

Ismael Rodrigo

Veterano
Extreme E: Jenson Button é o último a juntar-se à festa


O ex-campeão mundial de Fórmula 1 Jenson Button irá estrear-se como chefe de equipa e piloto na temporada inaugural da Extreme E, tendo criado a sua própria equipa - que se chamará JBXE - para a nova série de corridas todo-o-terreno de SUVs totalmente elétricos.

Button é o terceiro campeão da F1, ao lado de Lewis Hamilton e Nico Rosberg, a estabelecer uma equipa para competir no campeonato fundado pelo co-criador da Fórmula E Alejandro Agag. O anúncio do JBXE, que chega apenas 10 semanas antes do evento inaugural no deserto da Arábia Saudita em abril, aumenta o número de participantes para dez.

Pela imagem hoje mostrada, Button continuará com o esquema branco e amarelo fluorescente no seu carro - uma homenagem ao Brawn GP que lhe deu o título de F1 de 2009 - a exemplo do esquema de cores já usado pelo McLaren 720S GT3 da equipa Jenson Team Rocket RJN do Campeonato Britânico de GT.

Após deixar a Fórmula 1, o britânico de 41 anos tem vindo a participar em diversas competições, como é o caso do Super GT ou Campeonato do Mundo FIA de Endurance (WEC). Por lazer, também participou em provas de TT como a Mint 400 e a mexicana Baja 1000.

Com o patrocínio da aplicação telefónica Pipt, o piloto inglês terá que nomear agora a sua companheira de equipa, pois ter uma senhora como segundo piloto é algo obrigatório neste campeonato.

7E59348B-2884-4FE0-803D-468B14EB9B19.jpeg

Notícia de: Jorge Plácido
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
Extreme E: Chip Ganassi traz a Hummer para as corridas

A GMC firmou um contrato de patrocínio de vários anos com a Chip Ganassi Racing para o campeonato de SUVs eléctricos, Extreme E.

O SUV elétrico de 550 cavalos da equipa americana, que apresenta uma grelha, gráficos e uma carroceria exclusivos, foi inspirado no GMC Hummer EV, o primeiro "supertruck" totalmente elétrico do mundo.

“Não consigo pensar num ajuste melhor do que mostrar o visual do Hummer EV da GMC no Extreme E com Chip Ganassi Racing”, disse Jim Campbell, vice-presidente de Performance e Motorsports da General Motors nos EUA. “Tanto o GMC Hummer EV, quanto a série Extreme Em são projetados para serem revolucionários - para desafiar as percepções dos veículos elétricos e mostrar a sua verdadeira capacidade".

“É realmente uma honra representar a GMC, especialmente durante um momento tão emocionante no automobilismo”, disse Chip Ganassi, proprietário da equipa. “O novo GMC Hummer EV vai mudar o jogo em termos de como o mundo vê a capacidade do EV off-road, e não poderíamos estar mais orgulhosos de representar a GMC numa nova competição tão inovadora".

Kyle LeDuc e Sara Price serão os dois pilotos da poderosa equipa americana que também corre na NASCAR, IndyCar e IMSA Sportscar Championship

O campeonato global de cinco corridas Extreme E acontecerá em alguns dos locais mais remotos do mundo e promoverá a adoção de veículos elétricos.

A GMC não será a única marca a adoptar esta plataforma para promover os seus produtos eléctricos. A marca espanhola Cupra será parceira da equipa da ABT e a também espanhola Hispano-Suiza organizou a sua equipa.​

078C1846-C887-4AF7-83D7-B9927B0860FA.jpeg

Notícia de: Jorge Plácido
 
OP
OP
Ismael Rodrigo

Ismael Rodrigo

Veterano
Extreme E: Hispano Suiza volta ao automobilismo


A competição de Todo-o-Terreno para SUVs eléctricos, a Extreme E, vai ser palco para o regresso ao automobilismo de uma marca espanhola de prestígio e muita história: a Hispano Suiza.

A Hispano Suiza era mais conhecida pela seu envolvimento na engenharia de projetos de motores de aviões antes da Segunda Guerra Mundial, embora a empresa também fosse fabricante de carros de luxo durante o período entre guerras.

Depois do renascimento silencioso há uma década, a marca tentou reavivar-se no setor automotivo com a demonstração de um modelo no Salão de Genebra de 2010. Entretanto, a produção planeada nunca se materializou. Contudo, a marca fundada por Damián Mateu e Marc Birkigt estreou um novo modelo, de nome Carmen, totalmente elétrico de 1000 cavalos no Salão Automóvel de Genebra do ano passado.

Para o seu ataque ao XE, a Hispano Suiza anunciou imediatamente as contratações do piloto ex-WRX Oliver Bennett, que traz consigo um patrocinador importante, e da ex-participante do WRC Christine Giampaoli Zonca.

Esta entrada de última da Hispano-Suiza Xite Racing Team só foi possível porque a afiliada de longa data da Mercedes, HWA, abandonou os seus planos de participar no campeonato por "razões económicas e estratégicas", que foram "impulsionadas principalmente" pela crise de saúde global. A HWA, que também é membro fundador da nascente série de corridas com carros a hidrogénio Hyraze, continua "convencida sobre a missão do Extreme E" e permanecerá em contato com os organizadores do campeonato sobre uma possível participação mais tarde.

“A Hispano Suiza sempre integrou no seu DNA valores como o desportivismo e a competição, que neste projeto adquirem importância vital. Poder levar a nossa marca ao deserto, ao Ártico ou à Amazônia, e também fazê-lo de forma competitiva, sustentável e cuidando do nosso planeta, é algo magnífico que alcançaremos numa competição tão revolucionária como a Extreme E”, explicou Miguel Suqué Mateu, presidente da Hispano Suíça, uma empresa fundada em 1904.

071DA04A-92E8-4A85-9120-3B33BD82D32A.jpeg

Notícia de: Jorge Plácido
 
Topo