Computadores, consolas e jogos antigos

Desde que apareceu o Facebook que esta zona anda um pouco morta, mas o meu interesse nesta área de consolas e computadores antigos não só não desapareceu como ainda aumentou.

Lembrei-me de reativar este tópico e lançar um apelo a todos aqueles que jogaram em computadores e consolas para partilhar as suas memórias e também para mostrar o que ainda têm guardado por casa.

Da minha parte, tenho andado a coleccionar pouco a pouco tudo o que não pude ter na altura e ainda arranjo mais algumas coisas ;)

A área que me deixa mais curiosidade são mesmo os jogos feitos em Portugal.
Desde a época dos flippers no final dos anos 70, em que uma empresa chamada Irmacor trazia máquinas de espanha, adaptando-as à realidade portuguesa, passando pela "famosa" Luso Toys que muitos conhecem aqui das miniaturas automóveis que fabricou jogos de LCD tipo os Nintendo Game & Watch, ou sem esquecer os jogos feitos em Portugal para o Zx Spectrum como o famoso Paradise Café ou o Sex Crime, Mad'in Ca$cais, Play for Peace, Alien Evolution (este vendido em Inglaterra), entre muitos outros.
Desde essa altura que Portugal não parou de produzir e eu ando neste momento a coleccionar e recolher informações sobre estes jogos, para que não se percam no tempo.

Aproveito para vos convidar a visitar um blog de que faço parte:
planetasinclair.blogspot.com

Aqui damos regularmente notícias da novidades à volta do Spectrum que verdadeiramente renasceu nestes últimos anos e para o qual sai um jogo novo praticamente todos os dias, além de digitalizarmos cassetes antigas de programas e jogos portugueses de que ainda existem muitos poucos online.
Aproveito para fazer um apelo a quem tiver alguma coisa interessante de fabrico nacional, que me contacte diretamente e aí se ainda não estiver online nós podemos tratar da preservação.

Chega de conversa e vamos às fotos :))

1.jpg 2.jpg 3.jpg 4.jpg 5.jpg 6.jpg 7.jpg base_IMG_20171126_033113.jpg base_IMG_20170725_002000.jpg base_IMG_20170724_223549.jpg base_IMG_20161221_163327.jpg

Tenho muitas mais coisas, mas não quero encher o tópico, agora é a vossa vez!
 

Anexos

Nuno Filipe Pinto Ferreira

Portalista
Portalista
Oh pa , eramos pobres e os meus pais nunca me deram consolas ou outras croisas assim , pois uma cas consolas que ca moram em casa, comprada nova com o primeiro dinheiro que juntei e com uma porrada de jogos que accumulei e a PlayStation 1 quando sairam.
 

André_Rebelo

Portalista
Portalista
Tendo nascido em 1994 e sido um grande privilegiado em novo, tive acesso a uma diversa panóplia de entretenimento "digital" :D:
Lembro me de haver uma Sega Mega Drive no ATL, diversos computadores com jogos (passava horas a jogar Prince!), mais tarde uma Playstation 2 e por fim tínhamos acesso a um gigante computador touch, que aquilo na altura era o ultimo grito de tecnologia! (hoje qualquer um tem um aparelho touch no bolso). Este computador recordo-me, ocupava uma boa parte da sala, mas nunca nos deixavam jogar naquilo :(-
Depois já tive duas Playstation 1, uma PS One e uma PSX. Esta ultima estava chipada, por isso tinha carradas de jogos eheh :))
Ainda mantenho guardada uma Nintendo 64 versão Pikachu e um Gameboy Colour (adivinhem lá..) versão Pikachu também :D:
Por último em pequeno quando as festas chegavam aqui à zona, apareciam os carroceis e também áreas com Pinballs, snooker e aqueles simuladores de corrida. Esses eram um must!
Boas memórias de puto B)
 

João P Silva

Portalista
Portalista
Tenho como enriquecer este tópico..
Algures no mês de Novembro, a fnac do Norte shopping foi protagonista.. Colocaram à entrada inúmeras consolas de jogos. Umas mais conhecidas pelos mais velhos, outras quais que tive o prazer de jogar em tempos.
O que mais marcou foi um homem de 35-40 anos, que se mostrava um pro em sega rally.. Quem mais?
received_1505464266155380.jpeg
received_1505464389488701.jpeg
received_1505464322822041.jpeg
received_1505464422822031.jpeg
received_1505464366155370.jpeg
received_1505464366155370.jpeg
received_1505464292822044.jpeg
received_1505464269488713.jpeg
 

Anexos

João Pereira Bento

128coupe
Portalista
Cá por casa mora um ZX Spectrum 128k +2 ;)
Eu também tenho uma consola 128 e que consola! :p Será que não podiam ter chamado 129 ao aparelho, e ás pen´s memórias, gráficas... ou arredondar para 200mb!? Facilitava as minhas pesquisas de peças Fiat 128.


A primeira máquina que tive foi uma Playstation com um jogo do Porsche Boxter! :) Comprei a playstation2 e vendi a primeira, recentemente comprei outra e o tal jogo. :) Nunca me viciou, alias não gosto de videojogos.

Também tive um Gameboy da primeira edição que ainda preservo (ando a procurar a caixa original em classificados). Os meus primos nos EUA devem ter trocado pelo Gameboy Color e aquele veio parar a Portugal. :) A professora primária que tinha um Relliant Scimitar não me deixava levar o aparelho para a escola. :)

Anda ai uma caça brutal aos videojogos antigos. Ainda esta semana no MB vi um papel de alguém a dizer que comprava todo o tipo de consolas e jogos. :) Conheço quem tenha dois SegaRally daqueles das salas de jogos na garagem. :)


A FNAC tem esse monitores "Neovo" por todo o lado, ou tinha. O "eletrodoméstico" com o qual tive mais chatices até hoje foi uma coisa dessas, até fiquei mal disposto de ver as fotos! :)
 

Renato Martinho

Portalista
Portalista
Eu ainda cheguei a apanhar a febre dos salões de jogos e máquinas de arcada, muita moeda de 50 escudos por lá deixava-mos, sempre quase de socapa pois não tinhamos idade para lá estar.

Quem não se lembra do mítico metal slug? Ainda hoje gosto dele e tenho no tlm.

Apanhei o comboio das consolas quando comprei uma sega master sistem 3 adorava e adoro o mortal kombat, era totalmente "out of the box" para a altura, depois comprei uma roskof dos chinocas com aquelas pistolas só para jogar super mario e tanks :lol:, juntei algum guito e veio depois a fantástica ps1 que infelizmente vendi na altura de liceu, coisa que ainda me arrependo hoje.
Mais tarde veio a ps2 que agora está guardada na caixa e desde então rendi-me à superioridade dos PC´s e não comprei mais consolas.
 

Rafael Isento

Alfa Romeo
Membro do staff
Premium
Portalista
Eu iniciei-me em linguagem BASIC num Timex 2048

LOAD ""

RUN ENTER



Ver anexo 1101358
Eu tive o sucessor:
Timex Computer 2068
640px-Timex_sinclair_2068_(2).jpg
Tinha um leitor de cartridge de memória.

O que nunca mais me sai da memória é o tempo que perdi a afinar cabeças de gravadores e carregar jogos.

Naquela época preparava-se tudo, punha-se a cassete carregava-se no Play e ia-se lanchar. À mesa todos comentavam o mesmo: "Esperemos que carregue"!
Éramos uma geração muito paciente :)
 

Anexos

Gonçalo Pacheco

Portalista
Premium
Portalista
Viva,

Eu tive uma destas, Atari 2600.
Acho que ainda deve andar por casa dos meus pais... creio que o joystick já não estava a funcionar muito bem..
Já pensei usar a carcaça com um rpi.

Mais tarde, andou lá por casa uma Sega Master System II, de uns primos meus... Muito Sonic e Shinobi...

Cumpts,
Gonçalo Pacheco
 

Anexos

Joao Cunha

Celicas Clube Português
Portalista
O meu contributo daquilo que tive Old School

zx espetrum
Timex 128k
Philiphs msx (era máquina)
Depois a partir daqui foi pc's o meu 1º foi um P3 de uma marca que nem me lembro sei que me custou todo o conjunto cerca de 400 (contos) ainda era escudos e passado um mesmo o mesmo pc estava a metade do preço. :confused:

Peço desculpa se errei algum nome mas acho que é assim,fotos é que não tenho,só memórias.
Também kitava as cabeças dos gravadores para os jogos entrarem melhor isto no espectrum.
 
Topo