
O Museu do Caramulo apresentou oficialmente o Caramulo Motorfestival, o primeiro grande evento dedicado aos automóveis e motociclos clássicos e desportivos em Portugal a combinar a competição de um rally e de uma rampa com um conjunto de acções lúdicas e turísticas.
O Caramulo Motorfestival terá lugar no Caramulo nos dias 8, 9 e 10 de Setembro e é organizado por uma equipa com experiência em grandes eventos automóveis (Raid Figueira da Foz-Lisboa, o Salão Motorclássico, o Grande Prémio Histórico do Porto - Circuito da Boavista, o Estoril Historic Festival, Circuito de Vila Real Revival).
Para assegurar o sucesso do evento, o Museu do Caramulo aposta numa enorme variedade de actividades simultâneas para todos os gostos.
Rampa do Caramulo Torrié
Reactivado após quase 20 anos, o circuito da Rampa do Caramulo Torrié, agora recuperado, tem um traçado ímpar, sinuoso e bem asfaltado. Sem curvas lentas, a rapidez geral do traçado é uma das características mais marcantes, com duas rectas em que os automóveis podem atingir velocidades elevadas.
A Rampa do Caramulo Torrié conta para o Campeonato Nacional de Rampas e será organizada desportivamente pelo experiente Targa Clube.
No último dia do Festival, a rampa estará concessionada aos automóveis e motociclos históricos, clássicos e de competição, que farão a subida em velocidade ou regularidade.
Museu do Caramulo & Exposição Temporária
As colecções permanentes de Automóveis, Motociclos, Velocípedes e Miniaturas do Museu do Caramulo são, a seguir à Rampa do Caramulo, a segunda maior atracção do Caramulo Motorfestival, assumindo-se como o complemento ideal para um programa de eventos ligado a automóveis clássicos e desportivos.
Além das colecções permanentes, está também incluída no plano anual de actividades do Museu do Caramulo a realização de uma exposição temporária ligada aos automóveis e cujo tema será anunciado brevemente.
Passeio de Automóveis Clássicos
A partir de uma localidade perto de Caramulo, irá estar decorrer um passeio de automóveis clássicos durante o Caramulo Motorfestival, que terminará no Caramulo, com os automóveis em exposição, estabelecendo uma ligação com a colecção de automóveis clássicos do museu.
Feira de Automobilia
Seguindo o enorme sucesso da I Feira de Miniaturas e Brinquedos Antigos do Museu do Caramulo, que foi o dia com mais entradas no museu em 2005, a edição de 2006 é agora promovida para a categoria de Automobilia.
A Feira de Automobilia irá realizar-se no recentemente inaugurado Pavilhão Multiusos do Caramulo, ao lado do Museu do Caramulo, complementando a oferta ligada aos automóveis clássicos, podendo os visitantes comprar, trocar ou vender todo o tipo de peças de automobilia designadamente peças de automóveis, miniaturas, posters antigos, etc.
Actividades Lúdicas Outdoor
Assegurada pela Desafios Caramulo, as actividades outdoor vão oferecer uma alternativa a um programa de actividades maioritariamente relacionadas com automóveis e motociclos, proporcionando uma oportunidade de lazer às famílias, aos mais novos e a todos os amantes da natureza e dos desportos ao ar livre.
Esta pluralidade de ofertas centrada à volta de um tema transversal (o automóvel), potenciará a promoção de todas as actividades do Caramulo Motorfestival, favorecendo a participação do público.
O Caramulo Motorfestival tem já confirmado o apoio da Câmara Municipal de Tondela, Kawasaki, Cafés Torrié, Hotel do Caramulo, Canal de História, INFORsport, Topos & Clássicos, Targa Clube e Desafios Caramulo.
Para a ocasião, a organização do Caramulo Motorfestival dispõe de um site oficial, disponível em www.caramulo-motorfestival.com, onde pode ser consultada toda a informação sobre o evento durante os meses que o antecedem.
![]()
A organização do Caramulo Motorfestival voltou a comunicar publicamente o facto do evento, assim como todas as suas actividades serem inteiramente gratuitas e de acesso livre, podendo os visitantes e público e geral aceder às zonas espectáculo, rampas, paddocks técnicos, rallyes, bares, serviços, estacionamentos, zonas de lazer e actividades outdoor sem qualquer custo.
As únicas excepções são o Museu do Caramulo, onde se aplica o valor do bilhete normal e a Feira de Automobila, cujo acesso custa o valor simbólico de um euro.
Eu vou lá estar... quem mais passa pelo Caramulo?