Automóveis da Presidência - O Motor da Républica

OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Houve outros como este utilizado na visita a Angola em Agosto de 1939...Que carro é?

cARMONA+nAMIBE.png

Citando:

"Às 6 horas da manhã, do Palácio do Governo, largou uma extensa fila de automóveis.

Ia-se ao deserto de Mossãmedes a caçar.

Diversão interessantíssima em honra do Sr. General Carmona. No Pico do Azevedo foi servido o pequeno almoço.

Depois repartiram-se em três grupos de caçadores, cada qual com o seu sentido, tomando o do Sr. Ministro das Colónias, a direcção do local onde faleceu o Dr. Luiz Carriço, - Os morros Paralelos – onde foi prestada homenagem à memória do ilustre professor e naturalista.

Notas jornalísticas descritivas da excursão:

«O deserto apresenta aspectos vários e diferentes. Encontra-se areia endurecida sobre a qual os carros deslizam velozes; e noutros pontos pedras soltas. No fundo vêem-se morros altos que o circundam, e árvores de pequeno porte que vivem numa espécie de leito de rios que aqui se chamam danibas e são locais geralmente frequentados por caça de toda a espécie».

A primeira peça abatida foi uma gazela com um tiro da carabina do Sr. Dr. Francisco Vieira Machado, que por esse motivo recebeu muitas felicitações. Encontrou o grupo Leste chefiado pelo velho caçador João Teixeira e Raimundo Serrão , várias manadas de cabras das quais foram abatidas algumas.

Cerca das 11 horas encontrava-se outra de guelengues, - grandes antiólopes- de que, na perseguição, tombaram três exemplares. O primeiro caiu com uma bala do Sr. António Eça de Queiroz, que também derrubou um famoso e célebre avestruz. Correm lebres. Fora do alcance do tiro, precipitam-se na fuga manadas de zebras. Os operadores cinematográficos não descansam. Os carros rodam a toda a velocidade, em todos os sentidos, e às 13 horas voltam ao Pico do Azevedo, para o almoço.

Daí a pouco aparecia o automóvel que conduzia o Sr. General Carmona, e sus esposa, que haviam saído de Mossãmedes às 11 e meia. O automóvel encontrou uma gazela que o Sr. Presidente encontrara no trajecto, matando-a com um tiro certeiro no coração, dado a mais de 50 metros e com o automóvel em movimento, o que foi aplaudido por todos os presentes.


O almoço decorreu com a maior alegria e à-vontade. Conversando com familiaridade, o Sr. General Carmona inquiria de todos acerca dos princípios da caçada.

A um brinde do Sr. Eduardo Torres, felicitando-o pelo belo tiro certeiro, o Sr. General Carmona respondeu espirituosamente, dizendo que para não envergonhar os caçadores saira mais tarde, mas uma gazela, teimosamente, viera postar-se na trajectória da bala, sacrificando-se à sua glória de caçador.

A assistência levantou três calorosos «vivas», ao Sr. Presidente da República.

Balanço da caçada: 8 cabras, 6 guelengues. 1 avestruz e uma «tua» abatida por um tiro do sr. dr. José Saldanha, secretário do Sr. Ministro das Colónias.

O regresso a Mossãmedes, da qual se estava a cerca de 70 quilómetros, fez-se depois das 16 horas.

Foi então digna de ver-se a competição dos carros, como numa grande corrida em enorme pista, todos procurando atingir primeiro o carro do Sr. Presidente da República, ao qual formaram por fim um grande séquito até perto da cidade. O Sr. Presidente da República, com um tiro certeiro, abatera outra gazela.

Um magnífico fecho da caçada , - escreveram os jornalistas:

À entrada da cidade, próximo do seu acampamento, encontravam-se os cavaleiros cuanhamas, que, compondo alas, aguardam o automóvel presidencial, acompanhando-o depois, no meio de ruidosas aclamações. Todos os outros indígenas dançaram à passagem, dando «vivas» e saudando calorosamente o Chefe do Estado, que, descendo do automóvel com a sua esposa, se acercou das pretas, risonho, afável.

A Senhora de Fragoso Carmona, o Sr. Ministro das Colónias, visitaram, antes de deixarem Mossãmedes, os acampamentos indígenas, onde as mulheres lhes ofereceram pulseiras, retribuindo generosamente as ilustres senhoras, o que às presenteadas causou grande alegria.

A-pesar-do Sr. Presidente da República se ter ausentado para o deserto, na cidade continuaram sempre no meio do maior interesse e entusiasmo, as festas em sua honra.

Assim, à tarde, realizaram-se na Avenida Marginal várias diversões que estiveram muito concorridas, vendo-se em grande número, crianças que vestiam trajos regionais portugueses.

À noite percorreu a cidade, que continuou a iluminar, uma deslumbrante marcha «aux flambeaux», que, dirigindo-se ao Palácio do Governo, ali saudou o Chefe do Estado, principalmente quando sua excelência apareceu na varanda a agradecer.

O Sr. Ministro das Colónias, que se encontrava ao lado do Sr. Presidente da República, foi também na ocasião vivamente aclamado.


in Mossamedes de Antigamente
 

Anexos

  • cARMONA_nAMIBE.png
    cARMONA_nAMIBE.png
    115.7 KB · Vistos: 8
  • cARMONA+nAMIBE.png
    cARMONA+nAMIBE.png
    115 KB · Vistos: 0
  • cARMONA+nAMIBE.png
    cARMONA+nAMIBE.png
    115 KB · Vistos: 0
  • cARMONA+nAMIBE.png
    cARMONA+nAMIBE.png
    115 KB · Vistos: 0
OP
OP
C

Conta apagada 31475

Antes Francisco Lemos Ferreira
Varias fotos da Presidência de Américo Tomás
 

Anexos

  • ATomas.jpg
    ATomas.jpg
    34.9 KB · Vistos: 34
  • at.jpg
    at.jpg
    41.8 KB · Vistos: 40
  • Am%C3%A9rico+Tomaz.jpg
    Am%C3%A9rico+Tomaz.jpg
    32.3 KB · Vistos: 43
  • atchav.jpg
    atchav.jpg
    168.4 KB · Vistos: 41

Rafael S Marques

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Ricardo Cunha Carreiras disse:
eu ja tinha criado um topico sobre isto, que tenho vindo a desenvolver.

parei durante uns tempos por falta de tempo mas pretendia continuar!

Ricardo, desculpa mas eu não sabia, nunca tinha puxado este tópico tão antigo se soubesse que tinhas criado este, já agora continua, pois é um tema super interessante.
Um abraço.
 
Topo