Apreciadores e Apaixonados pelo Citroen 2 CV

pedrocarrao

YoungTimer
o 2 cv e a sua historia fantastica

Para todos os apreciadores do 2cv eu recomendo que leiam o fasciculo da colecção da Altaya de 50 viaturas. Confesso que fiz a coleção e uma das historias que mais me fascinou foi a do citroen 2cv, para mim tornou-se um carro resistente ao tempo. Dai que adquiri um e estou terminar o seu restauro.
cumprimentos
pedrocarrao
 

M Bento Amaral

Barão da Sopa da Pedra!!
Bem vindo! Apesar de nao ter vontade de possuir um, gosto de ver um 2cv bem arranjadinho! aqui em almeirim ha pelo menos 3 a andar! 2 vermelhinhos , e um azul e amarelo! =) mt fixe! =)
 
Breve história do 2 CV...

http://www.2cvalgarve.com/hist.htm

mais...

Porque nasceu o Citroën 2CV?

O Citroën 2CV assim como os seus contemporâneos do pós-guerra surgiram fruto de uma necessidade massiva e urgente de dotar a população da Europa com um meio de transporte pessoal fiável e barato. Assim nasceram entre outros o Citroën 2CV em França, o Fiat 500 em Itália, o Mini no Reino Unido ou o Carocha na Alemanha.



O caderno de encargos do Citroën 2CV era claro:

"Devem ser feitos estudos no sentido de construir uma viatura que possa transportar dois agricultores em trajo de trabalho, cinquenta quilos de batatas ou um pequeno barril a uma velocidade máxima de 60 km/h, com um consumo de 3 l/100km."



Mas não se ficava por aqui! Continuava assim:
"Esta viatura deve ser capaz de transitar pelos caminhos mais degradados, deve ser facilmente conduzida por um condutor inexperiente. O seu conforto deve ser inquestionável, uma cesta de ovos colocada na traseira deve chegar ao destino com os ovos todos intactos, não importa os buracos que encontre pelo caminho. O seu preço deve ser inferior ao da "Traction Avant" e, para finalizar, a sua estética não é importante."



Resumidamente deveria:

- ser um meio de transporte pessoal fiável e económico;

- ter boas capacidades de todo o terreno e manobra;

- ter elevado conforto;

- baixo preço.



A Citroën com o seu Citroën 2CV foi capaz de criar um meio de transporte pessoal altamente adaptado às necessidades e anseios da população francesa do pós-guerra. Dadas as suas características o Citroën 2CV tornou-se rapidamente num modelo muito popular, contribuindo para o esforço de reconstrução do pós-guerra.



Com o passar dos anos o Citroën 2CV foi-se transformando num ícone cultural francês.

Retirado de: http://paixao2cv.blogs.sapo.pt/1845.html#cutid1
 
Topo