agua do radiador desaparece

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Gregory Mota disse:
nas ultimas 3 semana tenho andado a acordar as 7 da manha pra ir trabalhar saio do trabalho e vou pra faculdade fazer o projecto que apresentei hoje.tenho saido a noite a uma da manha chego a casa as duas.

eu a terde fiquei pensativo e fui ver o topico e cheguei a conclusao que realmente tem razar nao disse nada de mal mas tanto trabalho levou-me a perder a boa disposição, alegria, por ai, esta-me a levar tudo e ja nem consigo pensar e interpretar como deve ser.

eu ja pensei em postar la a pedir desculpas mas ate tenho vergonha, serio.eu por norma sou sossegado e gosto que postem e ontem quando li pareceu-me tipo um raspanete e afinal nao era.

quero pedir-lhe as minhas desculpas, sinceramente mas agora não tenho lata pra voltar ao forum, tenho vergonha.

as vezes fazemos e dizemos coisas de cabeça quente a quem não tem culpa sequer como o pessoal do forum mas pronto nao sei k lhe dizer porque não ha desculpa.

espero que compreenda e mais uma vez, Desculpe, sinceramente....

________________________________________________________________________

foi a mensagem que envie ao senhor Guilherme Bugalho, em resposta a uma mensagem privada que me enviou.

peço desculpa de novo ao senhor e a todos voces pela minha atitude estupida e agressiva com voces.

mas agora que ja me passou o stress acho que devia este pedido a toda esta familia que tao bem me acolheu e sempre me ajudou.:(

muito sinceramente AS MINHA SINCERAS DESCULPAS!:rolleyes:

HI
Não há desculpas a pedir. Depois da MP está tudo esclarecido entre nós. Rebemvindo:DD:D
Agora falta resolver o problema do carrito, para ele poder andar sem "muletas":DD
Volto mais tarde surgiu
 
OP
OP
G

Gregory Mota

YoungTimer
pelo que falei com o mecanico deve ser ar no circuito..mas so segunda que vem agora..

sabado foi a esposende e vim sem problemas mas num pode andar assim...
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
HI
Estou de volta. Em primeiro lugar quero dizer que é natural uma perda ligeira de água e isto em carros que andan todos os dias. Porquê? Porque a água aquece e tem tendencia a evaporar. :huh::huh::huh:
Para entender esta perda (normal) é necessário entender o circuito de refrigeração do carro. Se é dos antigos (como o meu vauxhall - não é pressurisado) o radiador tem um tubo ladrão que deita a água directamente para a rua. Assim é necessário estar sempre a atestar. A tampa do radiador neste caso não faz nada, apenas tapa. Houve modelos que a tampa tinha valvula de pressão.
Se for como no meu austin 1300, o circuito é pressurisado e o tubo ladrão vai dar a um vaso de expansão que recolhe a agua. Quando a temperatura é demais o vapor chega a sair pela valvula desse vaso. Normalmente o vapor (ou àgua quente) em contacto com a agua (fria) do vaso condensa e fica aí; e depois quando a pressão baixa "é chupada". A tampa do radiador neste caso tem uma valvula de pressão e quando ela é grande descarrega. O funcionamento deste sistema permite que a água vá a maiores temperaturas sem ferver.
No caso do mini (projecto inicial - ADO16) há muitos problemas a ter em conta, já que parece não ser visivel a fuga.
O rebentamento do tubo pode ser considerado normal, material velho, "mechido", ressequido, temperatura, pressão, "pum".
A continuar o desaparecimento da água é que pode ser problemático (enquanto não estiver o circuito completamente cheio (sangrado o ar).
Como a água quente do circuito serve tambem para o aquecimento do habitaculo e penso do colector de admissão, complica mais a situação. às vezes desaparece por aí e como tem tendencia a pingar dentro do habitaculo não se dá por ela. Fecha a torneira por uns tempos e depois experimenta com ela aberta.
Quando a água desaparece de um instante para o outro é relativamente simples dar pela fuga. Atesta mais até dar com ela. Agora quando é lenta é uma grande chatice
Tens de verificar (ver - observar) todos os sitios por onde anda a água pode sair relas, tubos de ferro e borracha eu sei lá que mais.
Aqui há uns meses tive uma chatice com a Fiat Pálio. Aquilo tem uma relas aí com 8 milimetros na cabeça por cima do turbo e num sítio danado. Para dar com a fuga foi necessário ir para dentro do carro e acelerar e outra pessoa a espreitar.
As relas do mini são bem maiores e se estiverem escondidas (por detras da cabeça) usa um espelho. É verdade não penses que é gozo. É uma ferramenta que nem todos os mecanicos têem :DD O ideal é daqueles dos dentistas:DD:D
A agua tanto pode sair, como "entrar" para o motor (ela já lá está, segue é outro caminho que não o normal). Se "entra" pode ir para dois sítios (conforme o local da rotura da junta da cabeça) ou circuito de óleo de lubrificação ou cilindros. Aqui a coisa já é mais complicada. Se não aparece no óleo de lubrificação, pode ir para os cilinros, mas se ficar aqui a breve trecho o motor não consegue rodar.
Não te ponhas com muitas experiencias e espera que seja das avarias menos graves.
Água no circuito. bem sangrado. Não te esqueças que a torneira para sangrar o ar deve estar a um nível inferior ao do "depósito" da água de modo a que ela corra pela torneira sem "bolhas" e de modo a facilitar a saida do ar. A "chaufagem" deve estar ligada de maneira que a água tambem "empurre o ar" o carro deve estar a trabalhar e quando inicias este trabalho deve estar frio.
Nunca "destapes" o radiador com o carro quente a água quente (vapor) pode saltar e queimar-te. Coloquei isto com outro tamanho porque é um cuidado a ter e é muito importante. Depois tapar, ver nível de aguaa no vaso e andar....
Já vai longa a exposição mais dúvidas pergunta.
Cumprimentos
GB
 

Paulo Mota

YoungTimer
Por aquilo que já aqui li, e pela minha experiência em dois carros( Nissan 1500 e Ax 1.1), pode ser corrosão do bloco do motor, no circuito de refrigeração, e na junta da cabeça. A água entra para um ou mais cilindros. A corrosão faz com que as paredes do circuito fiquem tão finas que a junta da cabeça não veda mais.
Aconteceu-me neste dois carros. Um deu para arranjar na oficina da marca e o outro despaxei-o para a sucata.
Pode-se eventualmente testar com um pano no escape e acelerando. Se o pano ficar muito húmido...

PM
 

Ze Carlos

ze carlos
Paulo Mota disse:
Por aquilo que já aqui li, e pela minha experiência em dois carros( Nissan 1500 e Ax 1.1), pode ser corrosão do bloco do motor, no circuito de refrigeração, e na junta da cabeça. A água entra para um ou mais cilindros. A corrosão faz com que as paredes do circuito fiquem tão finas que a junta da cabeça não veda mais.
Aconteceu-me neste dois carros. Um deu para arranjar na oficina da marca e o outro despaxei-o para a sucata.
Pode-se eventualmente testar com um pano no escape e acelerando. Se o pano ficar muito húmido...

PM

Nunca ouvi falar nessa tecnica do pano... Se puder explicar melhor.:huh::oo

Isso do pano no escape penso que é para verificar se tem fuga de gaseso_O
 

Paulo Mota

YoungTimer
Esta técnica do pano, não é técnica nenhuma.
É uma constactação básica.
O vapor de agua normal do ar, não faz o pano ficar húmido, enquanto que no caso de fuga de agua pelos cilindros , faz.
É só isso!
PM
 
O Paulo Mota pode ter razão, ja aconteceu exactamente num carro que ia todos os dias á oficina porque desaparecia água , mais quando o carro tava na temperatura normal, visto o carro fazer voltas muito curtas e nem dá pra aquecer, até que um dia a junta ..............................queimou :(ou devo dizer :Dporque descobrimos a solução :Da junta estava toda desfeita e os aneis de vedação dos pistões ou os segmentos de vedação da junta , estavam a deixar passar a água para a combustão, mas como este era raro aquecer , ( porque aquecido o material dilata )era pouco o derrame ! Agora pergunto eu Gregory , o motor que lá tem,esteve parado, muito tempo :huh:atenção a dar a isso ;)porque se o motor esteve fora do carro sempre fica água e corroí os aneis de vedação porque estes são de alumínio, assim como um carro parado durante muito tempo com a água dentro faz o mesmo até ficar em lama, e ao lavar limpamos tudo inclusive a lama que está a vedar ficando tudo tão limpo que começa a passar a agua, pra combustão :(Abraço ;)
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Pessoal:
Vamos ter em atenção que qualquer combustão liberta ..............
calor e vapor de água:DD pois.
Quanto mais "afinado" estiver o carro maior (atenção - não infinita) será a libertação de vapor.
Por vezes quando vou a seguir a alguns carros vejo sair água do tubo de escape, quer dizer ela condensou e depois com o andamento ela sai.
A mesma coisa pode suceder colocando o pano.
Mais algumas informações do Gregory ajudavam.
 

João Maria Morais

Hong Kong Syndicate
Só que se a agua do radiador ia se misturar com o óleo do bloco motor faria que o nível do óleo estaria mais alto=> verificar o nível assim que a viscosidade do óleo e o seu cheiro -note-se que esta diferente do costume-, se sim exista uma passagem da agua para o óleo,
e visto as quantidades de agua, o nível seria muito alto, como provocaria uma aumentação da pressão interna do bloco=> motor a vomitar para todos as ventilações e pontos ao ar livre do motor assim como a mistura óleo + agua com os movimentos das peças provocaria uma emulsão (maionese) rapidamente visível, nos tubos de ventilação/ respiro do bloco.
 
Já agora vou meter e minha colher, mais uma vez:
Não aconselho a ninguém usar água no circuito de refrigeração. Nem mesmo nos carros antigos.
A água tem um ponto de ebulição (100ºC) abaixo que os líquidos de refrigeração, bem como é mais deficiente na transferência do calor gerado pelo motor. Os novos líquidos de refrigeração Têm pontos de ebulição mais altos e são especialmente formulados para ajudar na transferência de calor (maior condutividade térmica), bem como, não possuindo materiais ferrosos, não enferrujam as tubagens.
Aqui ficam dois exemplos:
http://www.sintetica.pt/node/30
http://www.evanscooling.com/html/vintage1.htm
 

Ricardo Teixeira

Gasolina nas veias
Paulo Mota disse:
Esta técnica do pano, não é técnica nenhuma.
É uma constactação básica.
O vapor de agua normal do ar, não faz o pano ficar húmido, enquanto que no caso de fuga de agua pelos cilindros , faz.
É só isso!
PM

Qualquer combustão de hidrocarbonetos fora da relação estequiométirca resulta em monóxido de carbono, CO2 e Água...

Uma toalha num escape de qualquer americano fica encharcada em água num instante, por isso essa técnica não é remotamente fiável.
 

Guilherme Bugalho

BUGAS03
Portalista
Ricardo Teixeira disse:
Qualquer combustão de hidrocarbonetos fora da relação estequiométirca resulta em monóxido de carbono, CO2 e Água...

Uma toalha num escape de qualquer americano fica encharcada em água num instante, por isso essa técnica não é remotamente fiável.

:DD:D
"relação estequiometrica" :DD
É só o termo técnico, tipo "facadinha no matrimonio":DD
 

Ricardo Teixeira

Gasolina nas veias
Guilherme Bugalho disse:
:DD:D
"relação estequiometrica" :DD
É só o termo técnico, tipo "facadinha no matrimonio":DD

Não, não...

A mistura estequiométrica é a relação ideal para uma combustão perfeita, e que para a gasolina ronda os 14,7 partes de ar para 1 parte de gasolina.

Para os motores de competição tenta-se atingir os 14:1, assegurando que existe gasolina suficiente para queimar, nos carros de utilização diária utiliza-se os 16:1 para nos assegurarmos que todo o combustível tem ar para ser queimado e assim proporcionar uma boa economia.

No entanto, se a queima não for perfeita (e nunca é), os produtos da combustão resultam também na formação de água, especialmente se houver excesso de ar (ou igualmente se a gasolina não for toda queimada - défice de combustivel na reacção).

Para quem gosta de contas...
http://www.fiepr.org.br/fiepr/energia/artigostecnicos/combustao2.pdf
 
Mas o carro fica mesmo sem água nenhuma passado algum tempo??
Muitos carros não "utilizam" toda a água que metemos no radiador. Isto é muita gente costuma meter o nivel da água do radiador no máximo, não faz mal, mas como está dito, é o máximo o motor pode deitar a água que estiver a mais no circuito, e aí, a pessoa vê que o nivel da água não está como o deixou e pode pensar que o carro está com algum problema!
O meu pai tem uma oficina, e já nos deparámos com um senhor que enchia o vaso do liquido refrigerador até a cima, e depois, era obvio que o motor deitava água fora, e ele pensava que o carro tava com problemas!
 
Exactamente Paulo, o motor trata de compor a agua a seu nível (máximo) se o motor estiver ok, sem derrames e no perfeito estado de manutenção :feliz:, a água sai pela valvula de respiração do tampão !
 

Paulo Mota

YoungTimer
Pelo que li lá para trás, no óleo não aparece água, na água não aparece óleo e a água continua a desaparecer, e não será pelo tubo ladrão.

Já disse que a minha constatação, não é nenhuma técnica.
Aquilo que eu quero dizer é que se um canal de refrigeração estiver mal vedado por corrosão, falta de aperto, junta queimada, etc, e estiver a passar água para um cilindro ou mais, o carro não tem pior rendimento imediato, e a água sai pelo escape em forma de vapor. Muito vapor. Com um pano seco é fácil "constactar" que fica molhado rapidamente. E também sei que é normal sair vapor do escape...e mais visível de inverno, etc,etc.
E não me vou alongar nem voltar a falar disto, porque é a minha experiência, em dois carros que tive.

Se quiserem aproveitar a experiência, é com vocês. Se quiserem ir aos States apalparem o pano, ou darem mais instruções técnicas que até para mim se tornaram incompreensíveis no contexto, desde que resolvam o problema....por mim tudo bem.
Não sei mais para poder ajudar melhor, ok!

Fiquem bem
PM
 
Topo