Borrachas, como cuidar?

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Portalista
Estou a terminar a recuperação dos faróis traseiros. Entre os espelhos e os vidros existem borrachas que têm a função de evitar a entrada de água para o farol.
Estas borrachas estão secas e ligeiramente gastas, mas como tem um perfil próprio para o farol duvido que as consiga encontrar novas.

Lavei-as muito bem com água tépida, sabão azul e branco e uma escova dos dentes. Como as devo proteger agora? Li algures que a vaselina "hidrata". Também me falaram em silicone líquida... O que utilizam?
 
Vitor

A vaselina consegue recuperar alguma maleabilidade. A configuração dela não permite recortar numa tela de borracha uma nova?.

Abraço
Luis
 

Anexos

  • DSC02634.JPG
    DSC02634.JPG
    154.9 KB · Vistos: 39
  • DSC02636.JPG
    DSC02636.JPG
    141.2 KB · Vistos: 43
  • DSC02638.JPG
    DSC02638.JPG
    145.4 KB · Vistos: 42
  • DSC02641.JPG
    DSC02641.JPG
    152.5 KB · Vistos: 30
  • DSC02642.JPG
    DSC02642.JPG
    147.3 KB · Vistos: 30
Nem coloco a questão do preço... simplesmente não há!

Posso mandar fazer novas a partir destas mas acho que elas não estão assim tão mal que não se possam recuperar, mesmo porque me parece que vedam bem.

Vou então pela vaselina?
 
Só em relação à primeira foto.

A primeira não consegui ver se era lisa ,se for penso ser possível fazer uma nova ,recortada numa tela de borracha.
A ultima parece ser embutida numa cavidade não?Se for cilíndrica com cordão de borracha da mesma espessura parece-me possível.Ou um oringue metido dentro da cavidade e cortado à medida ,no fim colado com um pingo de super-cola para fechar.

Quanto às outras realmente não sei, só novo ou mandar fazer.

Abraço
Luis
 
Eu uso vaselina para limpar e hidratar e tem bons resultados. Usa vaselina liquida e deixa estar uns dias com muita depois limpas bem.
 
Utilizei a dica do João: depois de lavadas foram para dentro de vaselina líquida (1litro custa 4€ no MestreMaco) durante dois dias. Depois limpei com papel de cozinha e montei.

Espero que tenha bons resultados. Só preciso de esperar pela chuva :feliz:
 
existe uns frascos nos hipermercados de marca "kiwi" para protecção dos couros contem ph5,é um exelente produto para os bancos em napa,pele e para tablier de espuma rigida.tambem serve para as borrachas das portas e vidros.fica impecavel.tambem pode usar silicone para dar brilho no tablier,mas penso que ao longo do tempo poderá endurecer as borrachas.o kiwi é espetacular.abráços.p.j
 
Vitor Dinis Reis disse:
Utilizei a dica do João: depois de lavadas foram para dentro de vaselina líquida (1litro custa 4€ no MestreMaco) durante dois dias. Depois limpei com papel de cozinha e montei.

Espero que tenha bons resultados. Só preciso de esperar pela chuva :feliz:

Viva,

Desculpem estar a desenterrar um tópico tão antigo.

O amigo conseguiu bons resultados com esse método?



Pergunto isto pelo seguinte: possuo um esfingmomanómetro com quase 40 anos e que já tem algumas borrachas bastante ressequidas. Como é difícil subsituir (pois é específico deste modelo), gostava pelo menos de tratar estas.
 
Vitor: Agora para as manteres em boa forma,de quando em quando,aplica-lhe pasta de silicone pois nunca mais há deformação do material e mantem a consistência original." O Carrusca no largo do mercado," costuma ter em bisnagas que duram bastante e teem outras aplicação.Aquele abraço!J.S
 
O que eu via os velhos fazerem, era por po talco nas borrachas ,mesmo pneus suplentes e tudo, e com uma almotolia amandar oleo para dentro dos sulcos dos vidros.

Não sei se resulta ou não, mas o que é facto é que as borrachas da minha PDF e dos carochas, estão na mesma.

As vezes, os métodos antigos são uma surpresa.
 
Há produtos de car care especificamente concebidos e devidamente testados para esta função. Em Detalhe o tratamento de borrachas é dividido em três fases: limpeza, hidratação e condicionamento.
Os classicos apresentam desafios especificos e delicados, dada a antiguidade e consequente deterioração e enfraquecimento destes materiais, mas mesmo neste caso concreto os resultados têm sido animadores.
 
Aceitei as recomendações do tópico e deixei as borrachas dentro da vaselina liquida. De facto as borrachas ganharam elasticidade mas houve um inconveniente que nalguns casos pode ser um grande problema: As borrachas aumentaram de volume e quanto mais porosas forem pior! Em borrachas do tipo espuma não as coloquem em banho de vaselina, apenas passem um pano regado com a dita vaselina.
 
" Pormenor importante!"
Há dois tipos de vaselina;ou melhor, ambas são vaselina só que uma é concebida para aplicação ferrosa e não pode ser aplicada em nenhum tipo de borrachas pois o risco é calamitoso.Refiro-me á vaselina industrial!
A questão aqui será a sua escolha na altura da aquisição!
Pedir sempre, vaselina não industrial.Aquele abraço!J.S.
 
Voltar
Topo