Borrachas, como cuidar?

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Premium
Portalista
Estou a terminar a recuperação dos faróis traseiros. Entre os espelhos e os vidros existem borrachas que têm a função de evitar a entrada de água para o farol.
Estas borrachas estão secas e ligeiramente gastas, mas como tem um perfil próprio para o farol duvido que as consiga encontrar novas.

Lavei-as muito bem com água tépida, sabão azul e branco e uma escova dos dentes. Como as devo proteger agora? Li algures que a vaselina "hidrata". Também me falaram em silicone líquida... O que utilizam?
 

Luis Silveira

Clássico
Vitor

A vaselina consegue recuperar alguma maleabilidade. A configuração dela não permite recortar numa tela de borracha uma nova?.

Abraço
Luis
 

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Premium
Portalista
Nem coloco a questão do preço... simplesmente não há!

Posso mandar fazer novas a partir destas mas acho que elas não estão assim tão mal que não se possam recuperar, mesmo porque me parece que vedam bem.

Vou então pela vaselina?
 

Luis Silveira

Clássico
Só em relação à primeira foto.

A primeira não consegui ver se era lisa ,se for penso ser possível fazer uma nova ,recortada numa tela de borracha.
A ultima parece ser embutida numa cavidade não?Se for cilíndrica com cordão de borracha da mesma espessura parece-me possível.Ou um oringue metido dentro da cavidade e cortado à medida ,no fim colado com um pingo de super-cola para fechar.

Quanto às outras realmente não sei, só novo ou mandar fazer.

Abraço
Luis
 

João Pereira Bento

128coupe
Portalista
Eu uso vaselina para limpar e hidratar e tem bons resultados. Usa vaselina liquida e deixa estar uns dias com muita depois limpas bem.
 

Vitor Dinis Reis

Pre-War
Membro do staff
Premium
Portalista
Utilizei a dica do João: depois de lavadas foram para dentro de vaselina líquida (1litro custa 4€ no MestreMaco) durante dois dias. Depois limpei com papel de cozinha e montei.

Espero que tenha bons resultados. Só preciso de esperar pela chuva :feliz:
 
existe uns frascos nos hipermercados de marca "kiwi" para protecção dos couros contem ph5,é um exelente produto para os bancos em napa,pele e para tablier de espuma rigida.tambem serve para as borrachas das portas e vidros.fica impecavel.tambem pode usar silicone para dar brilho no tablier,mas penso que ao longo do tempo poderá endurecer as borrachas.o kiwi é espetacular.abráços.p.j
 
Vitor Dinis Reis disse:
Utilizei a dica do João: depois de lavadas foram para dentro de vaselina líquida (1litro custa 4€ no MestreMaco) durante dois dias. Depois limpei com papel de cozinha e montei.

Espero que tenha bons resultados. Só preciso de esperar pela chuva :feliz:
Viva,

Desculpem estar a desenterrar um tópico tão antigo.

O amigo conseguiu bons resultados com esse método?



Pergunto isto pelo seguinte: possuo um esfingmomanómetro com quase 40 anos e que já tem algumas borrachas bastante ressequidas. Como é difícil subsituir (pois é específico deste modelo), gostava pelo menos de tratar estas.
 

José Sabino

Clássico
Vitor: Agora para as manteres em boa forma,de quando em quando,aplica-lhe pasta de silicone pois nunca mais há deformação do material e mantem a consistência original." O Carrusca no largo do mercado," costuma ter em bisnagas que duram bastante e teem outras aplicação.Aquele abraço!J.S
 

Mike Silva

O aprendiz
O que eu via os velhos fazerem, era por po talco nas borrachas ,mesmo pneus suplentes e tudo, e com uma almotolia amandar oleo para dentro dos sulcos dos vidros.

Não sei se resulta ou não, mas o que é facto é que as borrachas da minha PDF e dos carochas, estão na mesma.

As vezes, os métodos antigos são uma surpresa.
 
Há produtos de car care especificamente concebidos e devidamente testados para esta função. Em Detalhe o tratamento de borrachas é dividido em três fases: limpeza, hidratação e condicionamento.
Os classicos apresentam desafios especificos e delicados, dada a antiguidade e consequente deterioração e enfraquecimento destes materiais, mas mesmo neste caso concreto os resultados têm sido animadores.
 

Ricardo Corona

YoungTimer
Aceitei as recomendações do tópico e deixei as borrachas dentro da vaselina liquida. De facto as borrachas ganharam elasticidade mas houve um inconveniente que nalguns casos pode ser um grande problema: As borrachas aumentaram de volume e quanto mais porosas forem pior! Em borrachas do tipo espuma não as coloquem em banho de vaselina, apenas passem um pano regado com a dita vaselina.
 

José Sabino

Clássico
" Pormenor importante!"
Há dois tipos de vaselina;ou melhor, ambas são vaselina só que uma é concebida para aplicação ferrosa e não pode ser aplicada em nenhum tipo de borrachas pois o risco é calamitoso.Refiro-me á vaselina industrial!
A questão aqui será a sua escolha na altura da aquisição!
Pedir sempre, vaselina não industrial.Aquele abraço!J.S.
 
Topo