Casal K181 - 1989

Boa noite Portalistas

Queria apresentar a minha “nova” motorizada, recentemente comprada e a precisar de alguma atenção (que bem merece). Trata-se de uma Casal K181, de 1989.
casal - k181 - 1.jpg
casal - k181 - 2.jpg
casal - k181 - 3.jpg casal - k181 - 4.jpg

Antes de tudo dizer que sou um novato por estas andanças e tenho pouca experiência no que toca a restauro e mecânica, pelo que qualquer ajuda é bem-vinda!

Por sugestão de pessoas mais entendidas na matéria, foi-me dito que antes de começar o restauro deve-se recolher o máximo de informação possível antes de começar a desmontar. Assim o fiz…andei a vasculhar aqui pelos fóruns (Casal K181) e pelos comentários do Paulo Jr Silva não me foi possível precisar a que série corresponde a minha: aparenta ter deposito e farolim traseiro de segunda série, mas o motor (4 velocidades) é parecido ao da 1ª serie, outra questão que me surpreendeu é o facto das mudanças estarem ao contrario de uma mota moderna, ou seja a 1ª está para cima, as restantes para baixo…é normal?

Também em relação ao motor surgem algumas duvidas, pois na placa diz tratar-se de um M152…, mas as imagens que encontro deste motor é tudo com turbina (Motor - Engine Casal M 152)

casal - k181 - 6.jpg
casal - k181 - 7.jpg

casal - k181 - 8.jpg

A mota de momento aparenta estar bem mecanicamente…verdade seja dita ainda não fiz grandes passeios, pequenas voltas ao quarteirão aqui por Lisboa. O motivo pelo qual não me arrisco a mais é por ela ainda estar sem seguro e pela falta do espelho (que num par de semanas já estará colocado).

Quanto ao seguro, enquanto vasculhava aqui pelo portal encontrei este tópico (Seguro para motas clássicas q grande preço). Nele mencionam o seguro “Vitorino Seguros”, na altura (2011) a 22,54€ a anuidade. Nas minhas pesquisas esta seguradora continua a oferecer um seguro bem baratinho de 26€ sem assistência de viagem (Protocolos | Vitorinos Seguros) sabem se há melhores ofertas?

Outra pergunta de novato e esta quiçá mais direcionada a quem possui este modelo e já fez restauros em motos da mesma marca…onde comparar peças? Já sondei vários sites, alguns deles mencionados neste portal, mas por vezes as descrições dos produtos são vagas e fico com bastante receio de encomendar peças incompatíveis com a minha motoriza…a título de exemplo as manetes e punhos…alguns sites colocam somente “manetes/punhos casal” que, ponto um, nada tem que ver com os que estão na mota atualmente, ponto dois, é assumido que maioria das peças “casal” é compatível entre os vários modelos? Situações como esta aplicam-se a tantas outras peças, maxilas dos travões, amortecedores, enfim…de certeza que os mais veteranos se riem desta pergunta, mas agradecia a vossa ajuda!

Relativamente ao que pretendo deste projeto e tal como disse inicialmente sou um novato, pelo que de momento não me vejo capaz de mexer no motor (se o fizer será devido a uma eventual avaria e levá-lo-ia a um mecânico) talvez mais adiante me aventure nesse mundo de cilindros, cambotas, vedantes etc…

As minhas expectativas são no imediato deixar a mota “conduzível” …das pequenas voltas que dei com ela, os travões deixam muito a desejar e em descidas mais acentuadas o travão traseiro “guincha” que é uma maravilha… Os pneus, que eventualmente até são os de origem, estão rachados. A manete esquerda (embraiagem) tem o parafuso de fixação do cabo de embraiagem solto. A nível de cosmética, gostava, um dia, de lhe dar uma nova pintura…, mas tenho de confessar que gosto muito da patine que apresenta e só mesmo no final do projeto a desmonta-la-ia para então enviar para decapagem/pintura, alguma recomendação de como manter a pintura, ou seja evitar o avance da ferrugem?

Estive a fazer uma pequena lista do que quero a curto – medio prazo fazer nesta mota:
  • Capa selim – tem um rasgão, a espuma aparenta estar bem…parece-me que a desmontagem do selim é uma tarefa relativamente fácil para começar o projeto
  • Novos pneus…e já que aí estamos
    • Limpar cubos
    • Maxilas novas
    • Borracha entre guarda correntes e motor – não seria algo urgente, mas já que se desmonta a roda traseira…suponho que seria de aproveitar
    • Aros/raios novos (?) – tenho ainda duvidas se o orçamento (inicial) chega para tanto
  • Do lado esquerdo há um canhão de uma chave, que suponho que seria para bloquear a direção... apesar de a mota dormir em garagem e de ir sempre acompanhada de um bom cadeado de corrente grossa, tinha interesse em recuperar este bloqueio de direção…será possível desmontar? Pode-se aproveitar esse canhão, mesmo não tendo a chaves? Ou se calhar colocar um novo? casal - k181 - 5.jpg
  • Substituir manetes – só a da embraiagem está danificada (está funcional, mas dá-me a sensação que mais dia menos dia fico com o cabo no chão por este não estar devidamente fixado à manete)
  • Suspensão – Aqui pouca ou nenhuma informação encontrei sobre o tema…consideram uma tarefa exequível para um novato? Ou seria melhor leva-la a uma oficina?
  • Cromados guarda lamas/porta couves – Pelo que já li estas peças pela sua dimensão não valem a pena enviar para cromagem, pois sai mais barato compra-las novas…sendo esse o caso, penso que como solução no imediato é deixa-las sossegadas, numa fase intermedia remove-las, lixar e pintar com um cromado…mais adiante comprar as peças novas.

Fico a aguardar os vossos comentários!

Muito obrigado

António Marques
 

JoaoFonseca

Pre-War
Bom dia
Realmente tens razão
casal k 181 desenho pormenor.jpg casal k 181 imagem manual.jpg casal k181 azul.jpg casal_k181-02.jpg
Tens umas peças da casal K181, mais recente e o teu modelo é o mais anigo.

Fizeste muitas perguntas :)

O material consrgues algumas coisas novas, as tuas manetes penso serem as normais a outros modelos.
Tens na região de Lisboa a www.gasolinasuper.com. ainda tem algumas coisas e outras manda vir.

Os teus aros não são de aluminio?

bela maquina ,não fosse identica a minha.:thumbs up:
podes ver e tirar duvidas ajuda
 
Boa Tarde,

Realmente colocou muitas questões mas vou tentar ajudar em algumas delas.

Em 1º lugar a sua casal está quase 100% original. Depois de saírem as 1ªs K181 ainda com o deposito quadrado e o farolim integrado no guarda lamas saíram uma como a sua com o deposito novo e ainda o mesmo farolim. Posteriormente o farolim deixou de estar integrado no guarda lamas. Já em relação ao banco tenho alguma dúvidas uma vez que me parece ser já de versões posteriores mas uma coisa que acontecia muito era nas mesmas montagens ir incorporando peças mais recentes ou mais provável, o antigo estragou-se e compraram um para a K181 mas mais moderno. Algo a pesquisar. Falta-lhe apenas o aro traseiro que é de alumínio como o da frente e a parte de baixo do guarda corrente.
Em relação ao motor, as 1ªs séries traziam o motor com caixa de quatro e 1ª para cima. O seu motor ainda é desses. Não sei muito bem se o facto de ser um M152 implica ter turbina mas o que lhe digo é que a diferença entre o motor de turbina e os outros está só na tampa dos platinados, no cilindro e na culaça e que podia ter sido mudado embora ache que não. Por outro lado, os cilindros das 1ªs séries eram arredondados (Cabeça de repolho) e o seu já é posterior. Mais uma vez não lhe sei dizer se é uma versão de transição ou não. Algo a pesquisar.
Em relação ao canhão da fechadura, coloquei em tempos uma dica de como o retirar. Se procurar neste forum por canhão da fechadura encontra. Lá está explicado para a mala de ferramenta e é igual para o do quadro. Estive a pensar que se não tem chaves pode tirar o da mala, mandar fazer chaves e rezar para que sejam as mesmas do do quadro. Se não forem o método de extração é o mesmo mas é mais difícil empurrar de dentro para fora o que obriga a tirar a suspensão.

Para melhor se documentar sobre uma qualquer motorizada o melhor é sempre tentar arranjar fotografias de catálogos embora nem essas sejam 100% seguras pelo que já disse em relação a modelos intermédios.
Realmente existe algum material que é comum a outras marcas como é o caso das manetes e cepos mas por exemplo se procura maxilas de travões essas são específicas desses cubos. Tem sempre a hipótese de tirar as maxilas fora e mandar por calços novos.

Anexo uma fotografia duma casal igual à sua retirada do site do Gustavo Pinto ( motorizadas50.com) que tem sido uma ajuda importante na descoberta das motorizadas nacionais e uma outra retirada do site Motos de Portugal outro importante auxiliar e que mostra o mesmo modelo embora numa versão curiosa, para exportação e com pedais. No resto é igual à sua tirando o banco e a cabeça do motor.

K-181 ED.jpg
casal_k181-04.jpg



Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Francisco Valadas
 
Última edição:
OP
OP
A
Bom dia
Realmente tens razão
Ver anexo 1180322 Ver anexo 1180323 Ver anexo 1180324 Ver anexo 1180325
Tens umas peças da casal K181, mais recente e o teu modelo é o mais anigo.

Fizeste muitas perguntas :)

O material consrgues algumas coisas novas, as tuas manetes penso serem as normais a outros modelos.
Tens na região de Lisboa a www.gasolinasuper.com. ainda tem algumas coisas e outras manda vir.

Os teus aros não são de aluminio?

bela maquina ,não fosse identica a minha.:thumbs up:
podes ver e tirar duvidas ajuda


Peço desculpa pela quantidade de perguntas! Ahaha! É o excitamento de começar o projecto…

Estive já a sondar as peças no site ( www.gasolinasuper.com ) e fiquei satisfeito em saber que a loja física fica em Lisboa. Neste momento estão de férias, mas assim que abrirem faço-lhes uma visita e encomendo a primeira leva de peças.

Quanto aos aros! Confesso que não sabia como identificar se eram de alumínio ou não. Breve pesquisa no Google e encontrei isto:

Teste iman - jantes em alumino.JPG

Lá fui para a garagem com os ímanes do frigorífico na mão…conclusão: aro da frente, alumínio (o íman não magnetiza), aro traseiro noutro material que não alumínio (o íman magnetiza), …a corroborar esta possível conclusão, os pneus traseiro e dianteiro são distintos, apresentando o dianteiro maior desgaste que o traseiro…talvez um acidente que levou à mudança de toda uma roda?!

O "cromado" está a descascar e apresentam ambos ferrugem por baixo.

casal - k181 - 9.jpg

Já li e reli o seu tópico! Restauro 5 estrelas! Vejo que faz uns passeios pela zona da Comporta – Carvalhal, a minha motorizada no próximo verão talvez já esteja em condições de passar as ferias em Soltróia e fazer companhia a esta que também está por lá.

mobyllete.jpg

Um grande abraço!
 
OP
OP
A
Boa Tarde,

Realmente colocou muitas questões mas vou tentar ajudar em algumas delas.

Em 1º lugar a sua casal está quase 100% original. Depois de saírem as 1ªs K181 ainda com o deposito quadrado e o farolim integrado no guarda lamas saíram uma como a sua com o deposito novo e ainda o mesmo farolim. Posteriormente o farolim deixou de estar integrado no guarda lamas. Já em relação ao banco tenho alguma dúvidas uma vez que me parece ser já de versões posteriores mas uma coisa que acontecia muito era nas mesmas montagens ir incorporando peças mais recentes ou mais provável, o antigo estragou-se e compraram um para a K181 mas mais moderno. Algo a pesquisar. Falta-lhe apenas o aro traseiro que é de alumínio como o da frente e a parte de baixo do guarda corrente.
Em relação ao motor, as 1ªs séries traziam o motor com caixa de quatro e 1ª para cima. O seu motor ainda é desses. Não sei muito bem se o facto de ser um M152 implica ter turbina mas o que lhe digo é que a diferença entre o motor de turbina e os outros está só na tampa dos platinados, no cilindro e na culaça e que podia ter sido mudado embora ache que não. Por outro lado, os cilindros das 1ªs séries eram arredondados (Cabeça de repolho) e o seu já é posterior. Mais uma vez não lhe sei dizer se é uma versão de transição ou não. Algo a pesquisar.
Em relação ao canhão da fechadura, coloquei em tempos uma dica de como o retirar. Se procurar neste forum por canhão da fechadura encontra. Lá está explicado para a mala de ferramenta e é igual para o do quadro. Estive a pensar que se não tem chaves pode tirar o da mala, mandar fazer chaves e rezar para que sejam as mesmas do do quadro. Se não forem o método de extração é o mesmo mas é mais difícil empurrar de dentro para fora o que obriga a tirar a suspensão.

Para melhor se documentar sobre uma qualquer motorizada o melhor é sempre tentar arranjar fotografias de catálogos embora nem essas sejam 100% seguras pelo que já disse em relação a modelos intermédios.
Realmente existe algum material que é comum a outras marcas como é o caso das manetes e cepos mas por exemplo se procura maxilas de travões essas são específicas desses cubos. Tem sempre a hipótese de tirar as maxilas fora e mandar por calços novos.

Anexo uma fotografia duma casal igual à sua retirada do site do Gustavo Pinto ( motorizadas50.com) que tem sido uma ajuda importante na descoberta das motorizadas nacionais e uma outra retirada do site Motos de Portugal outro importante auxiliar e que mostra o mesmo modelo embora numa versão curiosa, para exportação e com pedais. No resto é igual à sua tirando o banco e a cabeça do motor.

Ver anexo 1180341
Ver anexo 1180342



Espero ter ajudado.

Cumprimentos,

Francisco Valadas

Boa tarde

Novamente, peço desculpa pelo chorrilho de perguntas! Ahaha!

Fico muito contente pelo seu comentário inicial…porque se há quem compre gato por lebre…neste caso acho que comprei lebre por gato! Ao estar registada no livrete com data de 1989…suponho que o vendedor não se deu conta das características da 1ª serie.

Talvez mais adiante (e se estiver para aí virado) sou capaz de comprar o deposito de 1ª serie e deixa-la com o look “correto” …, mas não desgosto do deposito tal como está e sempre dá para tema de conversa em futuros encontros de motorizadas!

No que toca ao banco…estive a ver o metal das dobradiças e parece estar tudo bem ferrugento…talvez opte por comprar um selim novo e manter este durante mais uns tempos, enquanto faço outros trabalhos que impeçam circular com mota. Tal como deposito, ainda que não seja o de origem, não destoa ou descaracteriza a motorizada.

Curioso que ainda antes de ler o seu comentário dei-me conta de que só tinha meio guarda-correntes…enfim, mais um item para a lista de compras. Esse tipo de peça suponho que só encontro no OLX/custojusto dado ser uma peça tao especifica ao modelo.

Motor de momento fica em standby...toco em madeira três vezes para que não lhe aconteça nada no imediato…mais adiante sou capaz de o levar a um mecânico e substituir vedantes, rolamentos, etc!

Creio já ter lido o seu comentário relativamente ao canhão e de ter retido que era na zona do assento…a minha nessa zona só esta lá o buraco. Vou reler esse tópico com atenção, mas como diz que é necessário remover a suspensão talvez só avance para esse passo quando tratar de refazer a suspensão.

Espero que na ida à loja da gasolinasuper possa resolver o problema das maxilas e das manetes/punhos.

Muito obrigado pela ajuda Francisco

Cumprimentos!
 
Boa tarde

Novamente, peço desculpa pelo chorrilho de perguntas! Ahaha!

Fico muito contente pelo seu comentário inicial…porque se há quem compre gato por lebre…neste caso acho que comprei lebre por gato! Ao estar registada no livrete com data de 1989…suponho que o vendedor não se deu conta das características da 1ª serie.

Talvez mais adiante (e se estiver para aí virado) sou capaz de comprar o deposito de 1ª serie e deixa-la com o look “correto” …, mas não desgosto do deposito tal como está e sempre dá para tema de conversa em futuros encontros de motorizadas!

No que toca ao banco…estive a ver o metal das dobradiças e parece estar tudo bem ferrugento…talvez opte por comprar um selim novo e manter este durante mais uns tempos, enquanto faço outros trabalhos que impeçam circular com mota. Tal como deposito, ainda que não seja o de origem, não destoa ou descaracteriza a motorizada.

Curioso que ainda antes de ler o seu comentário dei-me conta de que só tinha meio guarda-correntes…enfim, mais um item para a lista de compras. Esse tipo de peça suponho que só encontro no OLX/custojusto dado ser uma peça tao especifica ao modelo.

Motor de momento fica em standby...toco em madeira três vezes para que não lhe aconteça nada no imediato…mais adiante sou capaz de o levar a um mecânico e substituir vedantes, rolamentos, etc!

Creio já ter lido o seu comentário relativamente ao canhão e de ter retido que era na zona do assento…a minha nessa zona só esta lá o buraco. Vou reler esse tópico com atenção, mas como diz que é necessário remover a suspensão talvez só avance para esse passo quando tratar de refazer a suspensão.

Espero que na ida à loja da gasolinasuper possa resolver o problema das maxilas e das manetes/punhos.

Muito obrigado pela ajuda Francisco

Cumprimentos!
Ainda bem que consegui ajudar. Na realidade comprou lebre porque é difícil encontrar uma como a sua e em bom estado.
Só me admira o seu comentário sobre o depósito. Como mostro nas fotografias a sua saiu com o depósito que tem e é de uma série menos vista e mais rara do que as de depósito quadrado. Se bem que possa mudar o depósito, eu nunca o faria porque estaria a alterar o modelo original. Já o banco e porque não é o de origem se pudesse tentava arranjar um igual ao original.

Cumprimentos,

Francisco Valadas
 
OP
OP
A
Ainda bem que consegui ajudar. Na realidade comprou lebre porque é difícil encontrar uma como a sua e em bom estado.
Só me admira o seu comentário sobre o depósito. Como mostro nas fotografias a sua saiu com o depósito que tem e é de uma série menos vista e mais rara do que as de depósito quadrado. Se bem que possa mudar o depósito, eu nunca o faria porque estaria a alterar o modelo original. Já o banco e porque não é o de origem se pudesse tentava arranjar um igual ao original.

Cumprimentos,

Francisco Valadas
Reli o seu comentário. Tem toda a razão...Obrigado
 
OP
OP
A
Com as lojas de peças fechadas para ferias e sem possibilidades de avançar com o projeto, resolvi arriscar o tema do canhão do bloqueio de direção, que acabou por ser bastante mais fácil do que antevia.

Foi muito útil o comentário do Francisco Valadas na restauração do João Fonseca (Casal K181).

Após remover o freio, empurrei o canhão para dentro do tubo envolvente, comprimindo uma mola que há na parte de trás do canhão. A mola ao descomprimir empurrou o cilindro o suficiente para que com um alicate o conseguisse remover.

Limpei o cilindro e fui a uma casa de chaves no centro de Lisboa, onde me fizeram uma chave nova.

casal - k181 - 11.jpg

Talvez a parte mais difícil tenha mesmo sido o recolocar do freio que ainda voo um par de vezes para o outro lado da garagem.

casal - k181 - 10.jpg
 

Hugo_Noronha

Clássico
Boa tarde amigo

Eu sou possuidor de clássicas 50cc, essa K181, o motor que tens montado será o M152, Casal 4 velocidades, tambem existe a Casal K181 S, modelo que saiu em preto, com o motor M154, motor de 5 velocidades

Se precisares de alguma peça especifica, pode ser que te consiga ajudar, acho que tenho por lá algumas coisas, a nivel de peças de motor e pouco mais, tenho 1 quadro, tampas do quadro laterais
 
OP
OP
A
Boa tarde amigo

Eu sou possuidor de clássicas 50cc, essa K181, o motor que tens montado será o M152, Casal 4 velocidades, tambem existe a Casal K181 S, modelo que saiu em preto, com o motor M154, motor de 5 velocidades

Se precisares de alguma peça especifica, pode ser que te consiga ajudar, acho que tenho por lá algumas coisas, a nivel de peças de motor e pouco mais, tenho 1 quadro, tampas do quadro laterais

Boa Noite

De peças especificas à K181 estou à procura do guarda corrente...alias da metade inferior do guarda corrente. As restantes peças estou à espera que as lojas abram em Setembro para avançar com um pedido.
casal - k181 - 12.jpg

Há este anuncio no custojusto Guarda Correntes Casal k181 - à venda - Peças e acessórios mota, Santarém - CustoJusto.pt , mas 100€ parece-me excessivo...e para já a mota pode ficar com o guarda corrente tal como está. Não sei se tem esta peça, e gostava de saber a opinião dos restantes relativamente ao preço do anuncio (consideram o valor correto?)

cumprimentos
 

paulo junior

Clássico
Algumas peças pedem valores do preço da motorizada completa
mas e´quem compra que faz com que cheguem a estas valores
se não comprarem os preços baixam
A sua motorizada assim a primeira vista duvido que sera de 1989 !!
Possivelmente engano no registo na camara !!
 
OP
OP
A
Algumas peças pedem valores do preço da motorizada completa
mas e´quem compra que faz com que cheguem a estas valores
se não comprarem os preços baixam
A sua motorizada assim a primeira vista duvido que sera de 1989 !!
Possivelmente engano no registo na camara !!
Pois! começo a achar que foi algo desse género...ainda bem! o vendedor ao fiar-se da da data acabou por vende-la mais barato!
 
OP
OP
A
Boas

Fiz uma visita à loja Gasolina super. Falei com o dono e fiquei com uma boa impressão. Antes de avançar com a encomenda queria confirmar alguns detalhes com os entendidos.

Os pneus estão com a borracha rasgada e antes que tenham problemas queria trocar por estes (Pneu SAVA / MITAS B7 faixa branca 17 x 2-3/4 - gasolinasuper) , eu sei que não são originais nem nada que se pareça, mas gosto da faixa branca lateral. A minha duvida é se este aro (Aro ENSZO 1.40 X 17" aço 36 furos - gasolinasuper) é compatível e se os raios são de 3mm ou de 3.5mm, ainda no mesmo tema, que tipo de raio? Há de 130, 135, 150, etc…(Motorizadas – Etiquetas "raios 50cc" – gasolinasuper). Como não me vejo capaz de enraiar uma roda sem correr o risco de ir buscar a mota à valeta aceito sugestões de oficinas na área de Lisboa que façam esse tipo de trabalho.

Já que vou andar a mexer nas rodas vou também por maxilas novas nos travões, no catalogo online da gasolina super não aparecem maxilas compatíveis com casal (só com a casal boss), mas o dono vai falar com o fornecer para me arranjar.

Seguramente mais duvidas surgiram nos próximos dias agora que o projeto vai avançar!

cumprimentos
 

JoaoFonseca

Pre-War
Antonio, esse modelo usava aros de aluminio, ve lá se eles tem .
Tens de manter igual aos raios que tens mede os teus e ve o comprimento, da uma folga pois eles tem uma curvazinha.
raios.JPG
tambem conta para a medida.
 
Topo