Fiat Uno 45S Evolution (1992)

O meu daily e clássico. Conta com mais de 92000km e tem um motor fire de 1000cc a carburador, que produzia 45cv de fábrica. Apesar da pouca potência é bastante divertido de conduzir!

História e Fotos

História deste veículo
Este Uno é a versão 45S, sendo que não é uma versão base mas também não tens alguns luxos da versão SX. No entanto, tem a parte do "Evolution", que pelo que pesquisei há uns meses (penso que até aqui no fórum) é uma edição exclusiva portuguesa que acrescentava vidros elétricos à frente, fecho centralizado e abertura do porta-bagagens por uma alavanca perto do condutor. Tudo coisas que dão jeito portanto! E sem esquecer o autocolante a dizer Evolution que era adicionado também em cada lado do carro.
Quanto ao motor, é um motor Fire, com 1000cc, e este deve ser dos últimos que é a carburador, sendo que não tem catalisador. Penso que mais tarde em 1992 passaram a ter catalisador e injeção monoponto.

Sobre a história do carro, o mesmo era do meu avô, que o comprou por volta de 1998 (usado) se não me engano, e depois o carro passou para mim no ano passado, em 2021. Tive bastante sorte do carro ter sido bem cuidado a nivel interior e exterior (a pintura ainda brilha, o que adoro), contudo calculo que ele não se importasse muito com a manutenção do carro, desde que o mesmo fosse andando. Por outro lado, ele também nem andava muito com o carro, sendo que ele veio para as minhas mãos com cerca de 82000km. Sim, 82 mil, num carro que tinha 29 anos. Nada mau penso eu!

Desde que o carro veio para as minhas mãos, tem sido o meu daily, e costuma portar-se bem no geral, mesmo quando faço viagens de 300km! O único problema mais grave que teve foi no ano passado em que num passeio pela Serra de Sintra/Estrada da Lagoa Azul, o termostato avariou e o carro começou a aquecer... Deu para chamar o reboque pela primeira vez! De resto de vez em quando tem um ou outro problema elétrico, mas é um italiano, por isso parece que tenho que me habituar... Apesar de não gostar nada quando muito esporadicamente o carro se desliga quando estou com as luzes ligadas e ponho um pisca.
Entretanto, faz quase 1 ano que tenho o carro e neste ano já fiz mais 10000km com ele, sendo que por curiosidade está quase a chegar a altura da inspeção, e em principio aproveito para tratar de uma revisão ao carro! Em termos de coisas que mudei no carro, posso introduzir logo com um filtro K&N (que fica no compartimento original), mas de resto não tem nada demais, até o rádio é original! No entanto fiz questão de pôr uns bons pneus no carro (optei por uns Goodyear EfficientGrip), na medida 165/65 R13 que era a maior permitida no livrete, e não faltaram também uns autocolantezitos discretos que quase qualquer jovem gosta de meter no carro. Comprei também um manual de instruções do carro, e diria que foram uns 10€ bem investidos.
O resto da história do carro está acessível no diário de bordo: https://portalclassicos.com/foruns/index.php?threads/fiat-uno-45s-evolution-1992.35906/
Não possui permissões para ver os detalhes deste veículo. Identifique-se ou crie uma conta.
  • IMG_1209-2-min.jpg
    IMG_1209-2-min.jpg
    612.1 KB · Vistos: 0
  • IMG_6721-min.jpg
    IMG_6721-min.jpg
    650.8 KB · Vistos: 0

Detalhes do veículo

Proprieário
Pedro Ramos
Vistos
809
Comentários
2
Actualizado

Mais em Fiat

Partilhe este veículo

Topo