Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

VW Pão de forma c/ motor SEAT IBIZA 1.9D

Tópico em 'Mecânica' iniciado por José Caciones, 5 Jul 2007.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por José Caciones, 5 Jul 2007.

  1. Gostaria de saber se esta transformação é possivel.
    tenho um SEAT Ibiza 1.9 D de 1994, a nível de chapa está um pouco a desejar, mas de mecãnica tá 5 estrelas e como sempre tive o sonho de ter uma "Pão de forma", pensei em prque não tentar fazer esta modificaão, visto estas terem motores fracos e que gastam imenso combustivel.

    Se alguem me puder tirar esta duvida ou conhecer algum sitio onde se possa fazer esta mesma alteração, informe-me por favor.

    Obrigado.:D
     
  2. Caro amigo josé,
    De transformações pouco percebo mas visto a estructura do motor acho que para o encaixar num "pão de forma" terà que reconstruir o van.
    Os motores de origem do van não são fracos, um bom motor 1500 bem rodado funciona muito melhor que o do ibiza.
    O van com um motor diesel perde todo o seu charme e originalidade, e o ruido desagradavel do diesel serà insupurtavel.
    Se tem realmente a intenção de colocar no van um motor diesel, sem eu ter a certeza que encaixa acho que é melhor optar pelo motor diesel do 1° transporter, pois a estructura é a mesma.
    Sr José, tudo isto para lhe dizer que colocar um motor diferente do original é um erro, com todo o respeito pelas ideias de cada um.
    Cumprimentos.
     
  3. Desde já agradeço a rapidez da resposta e a atenção dada ao meu post. :D
    Tal como referi, tenho um SEAT Ibiza em que a restauro do mesmo, pelo que já andei a sondar em vários mecanicos, vai-me ficar em mais do que o proprio carro me custou á 5 anos atras aquando da compra.
    A intenção é aproveitar a parte mecanica do carro, visto ser a que está em melhor estado, por ser um motor a diesel, é mais economico que o 1500 de origem da Pão de Forma (nisto não podemos discordar), o que para mim é muito importante.
    Em relação á ideia que me deu do motor da Transporter a diesel, já me animou mais. Será possivel trocar um SEAT Ibiza por um motor desses e uma Pão de forma sem motor e em estado de chaparia aceitável, pelo menos sem ferrugens ou grandes estragos?
    Reparei no link que tem no fundo da resposta que deu ao meu post, faz restauros é?
     
  4. Na pratica vosse pode fazer o que quer mas o que a leslislação permite no maximo é colucar um outro motor que tenha vindo equipado neste modelo mas com mais cilindrada,outro aspecto um classico deve-se manter todo classico.
    quis eu dizer vosse pode fazer o que bem lhe apetecer até um avião desde que a policia não saiba, ou não o apanhe. para por outro motor que seja de mais cilindrada tem de ir a djv pedir uma alteração de motor e caso queira uma alteração de cilindrada pelo menos é o que julgo ser possivel, claro que tudo muito bem embrulhado em brucracias.
    Pois porque mesmo depois de o motor ser considerado "peça",o numero ter de ser os dos documentos por o que no outro dia ouvi na loja do cidadão para grande espanto meu porque já modei o motor do meu golf2 por um igual e não tratei de nada disso,mas esses modelos talvez sejam de chapa e metidos com dois cravos. um conselho não mude o motor pois tem mais significado o que lá está e depois o barulhinho do motor?ha conta muito todos ião estranhar.comprimentos
     
  5. Na pratica vosse pode fazer o que quer mas o que a leslislação permite no maximo é colucar um outro motor que tenha vindo equipado nestes modelos mas com mais cilindrada.
    outro aspecto um classico deve-se manter todo classico,quis eu dizer vosse pode fazer o que bem lhe apetecer até um avião desde que a policia não saiba, ou não o apanhe. para por outro motor que seja de mais cilindrada tem de ir a djv pedir uma alteração de motor e caso queira uma alteração de cilindrada pelo menos é o que julgo ser possivel, claro que tudo muito bem embrulhado em brucracias.
    Pois porque mesmo depois de o motor ser considerado "peça",o numero ter de ser os dos documentos por o que no outro dia ouvi na loja do cidadão para grande espanto meu porque já modei o motor do meu golf2 por um igual e não tratei de nada disso,mas esses modelos talvez sejam de chapa e metidos com dois cravos. um conselho não mude o motor pois tem mais significado o que lá está e depois o barulhinho do motor?ha conta muito todos ião estranhar.comprimentos
     
  6. Boas... já vi numa revista de VW ar carochas com motores em linha (golf)... nesse seu projecto só vejo um grande problema... BURUCRACIA... passar de um motor pa outro completamente diferente do livrete.. acho k dá muita chatiçe... se o seu motor da pão de forma nao tem força... é meter uns cilindros maiorzinhos... e fazer uma revisão ao motor... acompanhado de uma carburação adequada... fica nova!!! pior é o preço da gasolina...
    pense bem na mudança... portugal nao está facil... á 3 meses e meio que fui tratar da legalização do meu ciclomotor, e já a guia caducou e ainda nao me chegou nada a casa, quando me disseram que levava 1 mes a ir pa casa... enfim!!! ( nao sou dos piores, á quem esteja a 6 meses a espera)

    abraços
     
  7. Se o problema é a gasolina a solução é o GPL...
     
  8. Uma sugestão

    Tente em primeiro lugar comprar uma " pão de forma " , mais ou menos no estado que deseja, por um preço inferior ao valor do restauro do seu Ibiza...
     
  9. Pois é meu caro amigo tb ja tinha pensado em algo assim, mas só há um pequeno senão é que a combi não tem radiador nem sistema de refrigeração propriamente dito, ou melhor é arrefecida a ar!! logo aí se põe um grande problema a acrescentar ao facto do motor traseiro e sem entradas de ar laterais a ajudarem a uma melhor circulação de ar seria muito difícil colocar lhe um motor a disel... resumindo possível é, mas gastaria tanto dinheiro para a modificar o suficiente para que a conseguísse por a disel (sem contar com a legalização) que nunca iria lucrar com o facto do combustível ser mais barato :D

    Por outro lado o modelo T1 vem com um motor 1200 (bateria a 6volts) alem de muito mais bonita que as restantes (embora menos potente) tem consumos bastante bons (quando bem afinada) !!!
     
  10. OLa..se queres uma transpoerter boa e economica tens de optar pelas dos anos oitenta,t2 t3 e podes aproveitar teu motor se comprares uma diesel ou turbo diesel que sao 1.6 mas nao andam nada e comprei um seat toledo 1.9turbo(motor AAZ)audi ! e foi so trocar-lhe o carter e bomba de oleo e...trukas!! bela t3 syncro a subir montanhas com reboque em 5ªmudança e a desenvolver.!! ja nao fui mais ultrapassado pelos camioes !! se desejares mais informaçoes ,pede.
     
  11. Acme Adaptor plates .companhia ca nos Estates que vende placas adaptadoras para transformacoes VW.desde o motor golf ao motor Subaru WRX turbo na traseira da carrinha VW.
     
  12. O melhor seria ter uma Transporter "pão de forma" com motor original bem rectificado e afinado ou apenas alterar a carburação para baixos consumos nada melhor que um Smart B)
     
  13. quando se quer um carro para consumos não é um pdf!Um pdf é um clássico que convêm ser respeitado como tal!Aconselho-o a pensar bem pq qualquer dinheiro que você possa gastar a fazer essa alteração vai ficar muito superior ao arranjo do ibiza, e já para não falar no arranjo que o pdf possa precisar, pois ai vai gastar mesmo muito!Até pq o isto não é um carro que seja util para se usar diariamente!
     
  14. Não levem a mal, mas basicamente este pessoal é louco.
    Quem tem dinheiro para tais "estaleiros" não se preocupa com consumos.

    Começando pelo principio... As designações T1 T2 e T3 oficialmente nunca existiram, são da geração pós "vi o videoclip d'zrt com pão de forma e descobri que gosto muito de pãs de forma".
    As Vw conhecidas por pão-de-forma são todas Type 2, o modelo seguinte mais quadrado mas ainda com motor atrás, é a Trasporter/T25, essa sim com versões a "gasoil".

    Sobre Type 2 a disesl
    Existem VW Type2 com motor a diesel made in brasil.Aqui uma que pesquei na Costa Rica em 2006, com o caracteristico radiador na frente.
    VW_BAyWindLiqCool3.jpg
    VW_BAyWindLiqCool1.jpg
    ... mas lavoura para adaptar numa de origem alemã, um motor diesel recente seria tanta, que quem tivesse dinheiro para tal estaleiro, de certeza, que suportaria sem problemas os consumos de uma 1200, 1500, 1600 ou até um 2000cc que andam todos entre os 9 e os 12, por isso mais vales uma mais potente.

    E isto partindo do principio que arranjavam um mecânico competente que consegui-se colocar o motor mais a parafernália de radiadores, diversos anciliares e chips. Na web é muito facil de encontrar gente que explica com muita convicção que com o parafuso "X" e a ferramenta "Y" é possivel, na pratica ou há "really deep pockects" para processos longos e carrissimos ou teriamos um monstro à la frankenstain.

    No fim o custo seria superior a um restauro bem feito.


    nuno g
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página