Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

VW Carocha

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Henrique Castilho, 17 Jan 2011.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Henrique Castilho, 17 Jan 2011.

  1. Boa Noite,
    Tenho uma casa perto da guarda e desde de pequeno que me lembro de um carocha (dos anos 70 penso eu) da minha família e sempre que lá vou tenho a vontade de andar nele. Quando era pequeno ainda dei umas voltas com ele, mas ele já se encontra parado há cerca de 13 anos. O interior está como novo (parece saído da fábrica), ainda tem aquele som característico ao fechar a porta, o único problema que me questiono é o motor. Será que está colado? As bateria também já não devem estar boas... Qual é a melhor maneira para saber se está colado ou assim. Não percebo lá muito da coisa :huh:
     
  2. Engata o carro (desligado) em 4ª e, de preferência com alguém a ajudar, empurra-o devagarinho para a frente. Se não estiver colado, ele vai andar...
     
  3. Henrique,


    Com esta informação só podes ter palpites.
    Se partilhares fotos detalhadas, modelo ano, pode ser que alguem partilhe alguma informação contigo,
    mas não te entusiasmes muito com um carro parado à 13 anos, vai ser muito dificil pela web alguém dizer-te se pega ou não e vais precisar de muitos euros para pagar mão de obra especializada.




    nuno g
     
  4. Sim, mas o importante é não desanimar!
    Henrique, quando puderes coloca aqui fotos do Carocha no tópico.

    O carro está parado mas abrigado, ou está ao tempo?
     
  5. Porquê a 4ª? imagina se o carro tem que andar para trás, aplica-se na mesma? só por curiosidade;)
     
  6. O carro encontra-se abrigado e pelo que vi, não aparenta ferrugem. E sim, neste caso, o carro tem que andar para trás. O que devo fazer?
     
  7. Henrique, passa no fórum "amigos dos carochas de cascais" ou na "garagem vw" e lá encontras muitos apaixonados pelos carochas (como eu) e há lá muita malta especialista nestes carrinhos!!!!

    Um abraço

    Rui Moreira
     
  8. É uma boa dica com boa gente;)
     
  9. A 4ª porque é a que oferece menos resistência ao empurrar...
     
  10. Vocês acham mesmo que um leigo na matéria põe um carro parado há 13 anos a andar?

    Se por acaso e muitíssima sorte andar não vai travar.


    nuno g
     
  11. É capaz de o conseguir por a trabalhar, caso esteja tudo ok. A andar, caso os travões não estejam colados, também conseguirá. Mas realmente, não é "andar" pronto para a estrada, atenção!!!! Se for para usar o carro, há que ir ao mecânico ver se está tudo operacional. Segurança acima de tudo!!!!!!!!!
     
  12. !


    Rui,

    Consegue por a trabalhar com muitissima sorte +
    Se quando parou o carro estivesse a 100%, se substituir a gasolina do depósito, se os tubos da gasolina não estiverem ressequidos, se os elementos internos da bomba de gasolina não estiverem ressequidos bloqueando-a, se os giglers não estiverem obstruidos por residuos tipo calcário, se a cuba do carburador não estiver cheia de resíduos, se a humidade não tiver feito das suas nos contactos do distribuidor, se..., se..., se..., se..., se....

    Travões 13 anos parados a funcionar?... no way!!!

    Depois há outros pormenores, tipo o óleo deve ser mudado a cada x kilometros e se num ano não se fizerem esses x kms, deve ser trocado pois o óleo degrada-se, imagina ao fim de 13, se trabalhar começa logo deteriorar-se internamente. Alguem avisou o dono deste carro disso?

    Nestes casos, aqui no forum e na garagemvw, nem quem pede ajuda dá um mínimo de informação que permita respostas sérias, nem quem dá bitaites sabe do que está a falar, pois com a descrição dada por este membro nunca se pode dar uma opinião fiável. Isto para não falar na atitude, por vezes tomada de uma forma inconscientemente, de pedir que partilhem informação em beneficio próprio oferecendo "quase nada".


    Um caso flagrante da ligeireza (para não lhe chamar outra coisa) com que se dão opiniões;
    Há uns meses aparece na garagemvw, um rapaz dono de um Vw Typ 1, a pedir informações sobre mecânicos na zona do porto, pois não conseguia resolver diversos problemas no seu carro, que nem sequer andava, apesar de muito investimento em tempo e dinheiro.
    Aconselham-lhe logo dois mecânicos na zona do Porto, cada qual o pior, um é mais incompetente do que vigarista outro mais vigarista do que incompetente. Tive pena do rapaz e contactei-o em pm, avisando-o dos risco que corria. Ele responde-me assustado pois um dos mecânicos aconselhados por membros da garagemvw (um tal Castro em Gaia) era precisamente o mecanico que o tinha vigarizado. Fui ver o carro e era uma autêntica montra de horrores, cada pormenor pior do que o outro e em alguns casos passivel de responsabilidade criminal (tenho o processo documentado com fotos).
    Encaminhei o rapaz, o carro ficou apto andar e fez inspecção numa semana.

    O forum e a garagemvw tem gente muito competente, experiente e que sabe o que faz, mas a grande maioria dos membros andam de carro moderno e alguns teorizam sobre clássicos com uma total ignorancia. Existe muito quem se divirta a tentar descobrir soluções para problemas durante semanas (enquanto continua a andar em carro recente...), para problemas que um bom mecânico resolve numa manha.

    Há também a hipotese de eu não perceber nada disto e ter uma visão pessimista das coisas, por durante todos estes anos, ter andado com carros do piorio e ter recorrido a mecânicos incompetentes, em vez de vir aqui pedir conselhos com perguntas sem grande detalhe, fazendo de seguida o que me aconselharam, resolvendo de uma forma simples e barata os problemas que os meus carros tem tido.

    nuno g
     
  13. Nuno, concordo com tudo o que disseste. E nada como um bom mecânico(nada daqueles vigaristas) para ir ver o carro, po-lo a trabalhar e fazer uma revisão geral. Há uns 8 anos tinha eu uns 20 anos e percebia ainda menos de carros antigos do que percebo hoje(não que perceba muito, mas como sempre andei em carros já com bastante idade, tive de aprender a conhecer as manhas deles e tenho um mecânico amigo do meu pai que me ensina a fazer as coisas e é ele o 1º a dizer que quem arranja os meus carros sou eu e ele vai dando uma ajuda. Como ele diz, é a fazer que se aprende). Mas dizia eu, há uns 8 anos comprei um fiat 127, parado há quase 10 anos, ao sol e chuva. Tirando uma ligação eléctrica que estava desligada, mal dei com o fio desligado, consegui por o carro a trabalhar(liguei os tubos da gasolina a uma garrafa, ou algo do género, devido a prováveis impurezas no depósito). e por acaso até travava, mas claro, os travões deviam estar longe da perfeição. Mas foi o suficiente para levar o carro a andar uns 300 metros até à oficina, sem o rebocar. De referir que moro numa vila pequena e sem grande trÂnsito. Não se metam a andar com carros sem condições no meio de lisboa!!!!!!!!

    Portanto, queria só dizer que, embora eu tenha posto o carro a trabalhar, sempre tenho alguns conhecimentos de mecânica(poucos) devido a sempre ter tido carros com bastante idade e ao mecânico que faz gosto em ensinar-me, o melhor é sempre deixar o serviço para quem sabe. Quando nos pomos a inventar, sem saber nada do assunto, ainda podemos fazer pior.
    E claro, as informações são demasiado escassas, para grandes palpites.

    Conclusão, se a pessoa em causa não souber nadinha do assunto, deve contactar alguém que saiba, para correr tudo da melhor maneira.
     
  14. Não, não põe!

    Eu aconselhei o Henrique a ver se o motor está colado. Isso um leigo consegue.

    De resto tem de entregar o carro a quem saiba. De preferência a alguém com competência (diferente de experiência) em VW ar.
     
  15. João,

    Desculpa lá mas se eu desse opiniões sobre Fiats parados há 13 anos, com base neste tipo de elementos, também dizia coisas assim :)))

    Para ver se esta agarrado, no caso dos VwAr, basta rodar com a mão o volante de motor que é de acesso bastante fácil. Se estiver agarrado não mexe.

    Outro aspecto a ter(muitissimo) em conta ( quem tem experiêcia real em VW Ar sabe do que estou a falar) é o estado do tubo de gasolina que fica entre a bomba de gasolina e o carburador e que passa por cima do distribuidor, sobretudo se tiver filtro nesse ponto (alteração muito comum), Se estiver com fuga é incêndio garantido e se tiver um filtro de gasolina em plástico com 13 anos deve estar mais para o lado de lá do que o lado de cá.


    nuno g
     
  16. Eu sei! E fazias isso com toda a razão...

    Mais vale gastar 500€ hoje do que 1500€ entre amanhã e depois!
     
  17. Re: !

    Estava convicto que a malta dos fóruns específicos ajudavam melhor no encaminhamento de malta com o mesmo gosto, mas assim sendo precipitei me:D

    É por isso que gosto de ler o que escreves antes de eu comentar, desta vez passou se o contrário:huh::D

    Mas neste caso fala quem sabe;)
     

  18. Exactamente basta rodar o volante do motor
    Henrique como já foi dito não facilites muito á mais ou menos dois anos vi uma "Pão de forma" que estava parada desde 1996 e guardada numa garagem e teve de levar quase tudo de novo no que diz respeito ao sistema de travões e circuito de combustivel a carrinha saiu pelas proprias rodas mas antes foi lá o mecanico deu uma vista de olhos e foi ele que a levou mas porque apenas se deslocou mais ou menos 1 km não facilites boa sorte com a maquina ;)
     
  19. OS FIAT`S PARADOS A 13 ANOS SO PRECISAM DE UMA BATERIA NOVA DAR A CHAVE E ROLAR :huh::huh::D:gear_wink2:
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página