Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Volta à Madeira – Classic Rally 9 - 12 Junho 2009

Tópico em 'Rallys, Velocidade e Regularidade' iniciado por Marco Pestana, 14 Mai 2009.

Tópico em 'Rallys, Velocidade e Regularidade' iniciado por Marco Pestana, 14 Mai 2009.

  1. O Clube de Automóveis Clássicos da Madeira (CACM), organiza entre os dias 09 a 12 de Junho de 2009, a Volta à Madeira – Classic Rally




    http://madeiraclassicrally.com


    YouTube - Madeira Classic Rally - Versão Portuguesa




    Este evento que no ano passado teve pela primeira vez o estatuto de “RALLY MUNDIAL FIVA”, conseguiu atingir o mais elevado patamar em termos nacionais e internacionais.
    A Volta à Madeira – Classic Rally, é uma prova, integrada no “FIA Historic Regularity Rallies” e no “FIVA Internacional Calendar Nivel A”, onde a participação fica limitada às normas da Federação Internacional Automóvel (FIA), e simultaneamente às da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA), devendo para este efeito os veículos estar em perfeito estado de conservação e originalidade.
    Ao longo de aproximadamente 400Km, cada concorrente sentirá a harmonia entre o desporto e a natureza, numa prova que se pretende competitiva, mas que se caracteriza simultaneamente por uma manifestação eminentemente cultural e social.
    A marca “Volta à Madeira – Classic Rally” é uma homenagem à prova automobilística mais antiga e importante que se realiza na Região Autónoma da Madeira, designada actualmente por Rali Vinho Madeira, que quando nasceu na década de 50 era conhecida como “Volta à Ilha da Madeira”.
    A primeira Volta à Ilha da Madeira para Automóveis Antigos e Clássicos realizou-se em 1988, resultante da constituição do CACM, Clube Automóveis Clássicos da Madeira em 1987.
    O objectivo foi criar uma prova com o intuito de garantir a continuidade de um evento que tanta tradição tem na Região Autónoma da Madeira em termos automobilísticos, que é sem sombra de dúvida a Volta à Ilha da Madeira, cuja primeira edição verificou-se em 1959.

    Assim ao longo destes anos, tem o Clube de Automóveis Clássicos da Madeira tentado cada vez mais promover esta prova, no sentido não só de a tornar mais importante em termos Nacionais e Internacionais, como igualmente tornar mais conhecido o destino Madeira um pouco por todo o Mundo, como um destino de indiscutível qualidade.
    Desta forma em 1996, e após um grande esforço do Clube de Automóveis Clássicos da Madeira foi possível garantir que esta prova fosse pré-inscrita no Calendário Internacional da FIA, viabilizando assim a sua integração numa competição Internacional, facto este que veio a verificar-se em 2004.

    Fruto deste empenho, é neste momento a Volta à Madeira – Classic Rally, a única Prova Portuguesa inscrita pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting no Campeonato Europeu de Regularidade Histórica para automóveis Antigos e Clássicos, (FIA Historic Regularity Rallies) e a única Prova Portuguesa inscrita no calendário da FIVA, (Federação Internacional de Veículos Antigos), com a Categoria A .
    As edições de 2004 e 2005, e na continuidade de 2003 e 2002 onde atingiu classificações na ordem dos 98,5% num total de 100%, merecerão por parte dos observadores da FIA o maior dos elogios, situação esta que por si só espelha a qualidade que este nosso evento já garantiu a nível Internacional.

    A edição de 2004 foi ainda observada pelos inspectores da FIVA com o intuito de avaliar a possibilidade deste evento vir a integrar o Calendário Internacional da FIVA em 2006, situação essa que se confirmou, tendo obtido a classificação máxima, e por esse facto passou o nosso evento a fazer parte das provas de elite da FIVA, ou seja, daquelas que assumem a ” Categoria A “.
    A edição de 2005 foi ainda observada pela FIVA com o intuito de avaliar a candidatura deste nosso evento a Rally Mundial FIVA 2008.

    No inicio de 2006, a FIVA anuncia que o nossa prova tinha sido eleita “ Rally Mundial FIVA 2008”, ficando assim bem evidenciada a qualidade e impacto da Volta à Madeira-Clássic Rally em termos internacionais.
    Em 2006 e 2007, a Volta à Madeira-Clássic Rally voltou a obter as melhores referências dos observadores internacionais, de acordo com os relatórios da FIA e da FIVA.
    No domínio da promoção, o CACM tem realizado um forte investimento ao longo dos últimos anos, esforço este que a realidade presente bem justificou, sendo a sua nomeação para “Rally Mundial FIVA 2008” o facto mais relevante, e claramente demonstrativo da validade da opção tomada no inicio deste percurso.

    A edição de 2008, a primeira vez como Rally Mundial FIVA, foi um enorme sucesso, tendo obtido a classificação máxima em termos da sua qualidade organizativa, quer pela FIA quer pela FIVA, o que por si só demonstra o nível atingido por este evento.
    As últimas edições da Volta à Madeira-Classic Rally, cativaram a nível Nacional e Internacional a atenção de cerca de mais de uma centena de órgãos de comunicação social, e vários sites na Internet, que no total publicaram centenas de notícias e de fotografias.
    Ao analisarmos as últimas edições poderemos constatar que para além da comunicação social escrita de índole mais generalista, estas mereceram a cobertura jornalística de órgãos de grande prestígio da especialidade, como sejam, a Classic and Sports Cars, La Vie de L´Auto, Motor Clássico, La Vie de L´Époque, Os Coches Clássicos, Jornal dos Clássicos, Topos & Clássicos, Jornal Motor, e a Automagazine entre outros.
    Merece ainda especial destaque o interesse dos canais de televisão, quer Regional quer Nacional, que durante os quatro dias do evento dedicaram cerca de 4 horas de emissão à nossa prova, no caso concreto a RTP Madeira, RTP 2, RTP Notícias, Sic Notícias e a Sport TV

    O impacto desta prova tem crescido ao longo das suas edições, conseguindo-se assim um maior interesse dos participantes e simultaneamente de todos aqueles que assistem à prova, que cada vez é em maior número e de várias proveniências. Este evento tem vindo a conseguir uma maior interacção e participação de público, incluindo aqui turistas que muito embora não participem, mostram um interesse crescente em assistir e acompanhar o evento, o que por um lado vem conferir uma certa exterioridade e deixa de lado um evento fechado quanto ao público concorrente e assistente.
    Este interesse resulta do facto deste evento estar a atingir cada vez mais uma maior mediatização, não só em termos Nacionais como igualmente em termos Internacionais, tanto na opinião pública especializada como também ao nível dos operadores turísticos, já que à componente competitiva se acrescenta um factor de convívio e de espectacularidade no usufruto das paisagens, costumes e sociabilidade da Região Autónoma da Madeira, enquanto destino turístico natural e histórico, não criado artificialmente como outros destinos que por aí abundam.
    Por outro lado a própria FIVA efectuou o seu Congresso Mundial 2006 na Madeira, o que por si só testemunha de forma inequívoca a importância deste evento e da Madeira no contexto Internacional dos Automóveis Clássicos.
    A exemplo dos anos anteriores, a Comissão Organizadora da Volta à Madeira–Classic Rally, acredita que a edição deste ano será uma vez mais um grande sucesso, tendo em conta não só a avaliação desportiva que já referimos, mas também devido à aceitação e carinho, que quer o público quer a própria Comunicação Social Regional, Nacional e Internacional cada vez mais dedicam a este nosso evento.
    Assim e mais uma vez, esta edição irá contribuir para ajudar a levar o nome da nossa Região além fronteiras, afirmando-se cada vez mais como um verdadeiro cartaz turístico de qualidade junto de um público-alvo pertencente ao segmento superior.

    Relevante é também o contributo deste evento para a dinamização da economia regional, prestado por um elevado número de concorrentes e acompanhantes oriundos dos mais diversos países, que durante quase uma semana visitam a nossa região.
    Para além da beleza e da raridade das viaturas que ano após ano nos visitam, e que só por si angariam a curiosidade de milhares de Madeirenses e turistas que se juntam nas estradas da nossa Região para os ver desfilar, temos que ressalvar o contributo que o CACM tem garantido para um maior complemento cultural da nossa população, e no enriquecimento simultâneo do parque automóvel antigo e clássico da RAM.
    Numa Região insular como a nossa, onde o turismo, a cultura e as tradições representam modos de viver do ilhéu, o desfilar destas maravilhas da técnica automóvel pelas nossas estradas, simboliza uma chamada de atenção das actuais gerações para a importância que os primeiros carros a motor tiveram no desenvolvimento do actual quase indispensável meio de transporte que é o automóvel. Na verdade, estas autênticas peças de arte que são os automóveis antigos e clássicos, são motivo de orgulho para os coleccionadores, mas também um património histórico que se pode e deve preservar.
     
  2. Informação
    Por motivos alheios à Organização do Madeira Classic Rally, foi a mesma obrigada a alterar as data inicialmente previstas para este evento, 9 a 13 de Junho de 2009. Este facto ocorreu pela necessidade imperiosa e inadiável da Câmara Municipal do Funchal, proceder à recuperação da rede de esgotos na Avenida Arriaga, pelo que a nova data para este evento é de 24 a 26 de Junho de 2009.
    Por este motivo as inscrições estarão abertas até 12 de Junho de 200



    http://madeiraclassicrally.com

     
  3. Boas!

    Eh pá!!!

    Fiquei deliciado com tudo na prova!!!

    A Madeira está de parabéns...brutal!!!

    Obrigado pela partilha!!!

    Cumps.
    Mário
     
  4. Olá Mário;

    Sem dúvida!
    Nada como conhecer !

    Abraço;)
     
  5. Divulgação da Classificação do OBSERVADOR FIVA ao XXII Madeira Classic Rally 2009
    Automóveis clássicos volta à Madeira - Classic Rally
    "Conservem estes ralis no calendário"
    Data: 14-07-2009

    O espanhol Antonio Arderiu Freixa, que desempenhou o papel de observador da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA), na última edição da Volta à Madeira - Classic Rally, deu nota muito positiva à organização e elogiou bastante a prova.

    No relatório, Antonio Arderiu Freixa diz concretamente: "O rali é organizado e orientado de uma forma muito competente e professional", destaca.

    "É por este motivo que não tenho advertências a fazer à organização, mas sim alertar a FIVA, pedindo-lhe que conservem estes ralis no calendário. Eles são a nossa melhor montra", elogia o espanhol.

    Para além dos aspectos relacionados com a organização, Antonio Arderiu Freixa elogiou o facto de a prova "estar nos jornais todos os dias e em outros órgãos de comunicação social", e ainda pelo facto de ter visto muita gente a acompanhar o rali.

    Um relatório que deixou "muito satisfeito" Rui Reis, o presidente da direcção recentemente eleito, porque valeu a pena "todo o esforço que o clube fez para levar a prova para a frente".

    De referir que os novos órgãos sociais do Clube de Automóveis Clássicos da Madeira (CACM), vão ser empossados nos respectivos cargos, numa cerimónia que está marcada para quinta-feira, às 19 horas, na sede do clube, em Câmara de Lobos.


    Carlos Alberto Moniz
    in Diário Notícias
    __________________
     
  6. " Um Dos melhores do Mundo " segundo a FIVA...
     

    Ficheiros Anexados:

  7. " Madeira Classic Rally "

    Um dos melhores do Mundo, segundo observador FIVA...

    Como Portugueses podemos estar, orgulhosos de tal feito!

    Parabéns ao CACM e à organização do evento com profissionalismo e bom gosto!

    DSC07630.jpg

    Madeira2-1.jpg
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página