Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Volkswagen Carocha 1973

Tópico em 'Volkswagen' iniciado por José V. Rego, 17 Jul 2010.

Tópico em 'Volkswagen' iniciado por José V. Rego, 17 Jul 2010.

  1. Boas!

    Apresento finalmente o meu Carocha de 73, (1192cc/origem francesa) chegou ontem a Vila Real :D

    O meu avô já à 2 anos que andava com intenção de o vender pois estava fechado dentro de um palheiro lá na aldeia, então consegui concretizar um dos meus sonhos de criança que era ficar com o carocha do avô!

    O carro está a funcionar lindamente, em termos de motor está muito bom (à 1ª vista pelo menos) mas está sem IPO desde 2007. Os piscas e as escovas não funcionam e o chassi está com corrosão superficial. Outra anotação que consta na última ficha de Insp. é a divergência de dimensões dos pneus/Livrete.

    Inicialmente, o objectivo é reparar o necessário para o carro passar na Inspecção, quero aproveitar as férias para dar umas voltas :feliz:

    O próximo passo será a restauração total. O meu pai falou com o mecânico que geralmente repara o nosso Golf mas não pareceu estar interessado em restaurá-lo, por isso andamos à procura de uma oficina de confiança.
    Se alguém tiver conhecimento de alguma oficina aqui no distrito, por favor agradeço!

    Vou fazer o upload de algumas fotos que tirei ontem :D

    Cumps
     

    Ficheiros Anexados:

    • 1.jpg
      1.jpg
      Tamanho:
      94.8 KB
      Visitas:
      88
    • 2.jpg
      2.jpg
      Tamanho:
      100.7 KB
      Visitas:
      98
    • 3.JPG
      3.JPG
      Tamanho:
      131.8 KB
      Visitas:
      91
    • 4.jpg
      4.jpg
      Tamanho:
      112.6 KB
      Visitas:
      89
    • 5.JPG
      5.JPG
      Tamanho:
      115.9 KB
      Visitas:
      83
    • 6.JPG
      6.JPG
      Tamanho:
      120.7 KB
      Visitas:
      87
    • 7.jpg
      7.jpg
      Tamanho:
      103.2 KB
      Visitas:
      85
    • 8.jpg
      8.jpg
      Tamanho:
      90.5 KB
      Visitas:
      85
    • 9.jpg
      9.jpg
      Tamanho:
      101.2 KB
      Visitas:
      89
    • 10.jpg
      10.jpg
      Tamanho:
      95 KB
      Visitas:
      87
    • 11.jpg
      11.jpg
      Tamanho:
      76.7 KB
      Visitas:
      91
    • 12.JPG
      12.JPG
      Tamanho:
      124.3 KB
      Visitas:
      88
    • 13.JPG
      13.JPG
      Tamanho:
      99.4 KB
      Visitas:
      70
  2. parabens a maq. esta linda...Este deve ser um 1303, nao é verdade?
     
  3. Poe-lhe umas matriculas de fundo preto,
     
  4. Não consigo confirmar o modelo, não consta no livrete e pelo que andei a procurar tem algumas diferenças para cada um. As entradas pretas laterais ao lado do vidro dos passageiros, as entradas na chapa que cobre o motor, a forma das ópticas traseiras, a própria forma do volante e tablier.

    Ando a procura de documentação para realmente conseguir meter o carro como ele saiu de origem, mas não tá fácil!

    Esqueci-me de referir no 1º post, o carro tem 1192 de cc.

    PS: Quanto às matrículas pretas, na próxima semana vou mandar fazer numa loja aqui perto de minha casa. Acho que torna o carro ainda mais clássico :d
     
  5. Então é um 1200;) Estava convicto de que esse Carocha seria já dos últimos cá vendidos, a olhar para o tablier diria que não, o carro depois de restaurado é para manter como saído de fábrica? ou com extras de época?
     
  6. um 1200 cc com os farolins traseiros dum 1303 ?
    deixa aparecer o nuno para dar a opniao... acho muito estranho..
     
  7. cheira-me um 1303 normal com motor dum 1200 cc...adaptado....
     
  8. Bonito VW. Essa cor fica-lhe impecável. A ideia das matriculas da época acho óptima. Um clássico é sempre um clássico.;)
     
  9. João: Sim, espero conseguir mante-lo como saiu de fábrica.

    Outro ponto importante. O carro é de origem francesa, foi comprado por um tio do meu avô, proprietário de uma escola de condução. O meu avô tirou lá a carta e comprou-lhe o carro de seguida. Quando veio para Portugal de vez, legalizou o carro.

    Francisco: É realmente estranho, pelos modelos que andei a ver, sendo este um 1200, os farolins deviam ser os mais pequenos e pelo que sei, não foi alterado nada no carro. Os para-choques são pretos, tinham antes uma fita vermelha acho mas já não têm.. também deviam ser cromados, isto é que não sei se foi alterado :/

    Gostava de me fixar num dos modelos para torná-lo o mais idêntico possível mas espero que alguém com mais conhecimentos dentro dos carochas me possa explicar a situação :d
     
  10. Amigo, parabéns pelo 'carochinha' preserve-o o melhor que puder, pois este tipo de modelo são relativamente raros sobretudo em configuração original que parece ser o caso do seu.
    Este modelo foi comercializado em França pensso de 1971 até 1978 (a confirmar) é um modelo de base e simples com motor de 34CV, eram impotados do Mexico (talvez em kit).
    O maior inimigo destes modelos é a corrusão pela falta de tratamento da mesma e da mà qualidade da chapa e até a construção em geral.
    Como eram modelos basicos, hoje é muito raro encontrar um exemplar completo de origem.
    Oe ultimos exemplares foram comercializados como séries especiais tipo City e Jeans, este ultimo ganha um interior em Ganga e perde todos os cromados.
    Cumprimentos.
     

    Ficheiros Anexados:

  11. A volkswagen este sempre a actualizar o seu carro, o carocha, que por sua vez é dificil os destinguir a todos da melhor maneira possivel.

    Eu tambem tenho muitas dificuldades em distinguir os vw. o_O

    Nunca tive oportunidade de andar em nenhum, mas é um carro giro. Força com isso é sempre um carro com história, ainda por cima era da familia. Abraço
     
  12. Muito obrigado pela informação Moises!
    Com base no que me disse estive a pesquisar e encontrei documentação bem precisa sobre o carocha.
    Dentro das edições especiais que foram feitas em 73, encontrei três delas muito semelhantes, agora só falta mesmo confirmar em qual delas se insere.

    Promotion Jeunes - France
    About the VW Beetle Special Editions | Promotion Jeunes
    http://www.flat4ever.com/1972-serie-speciale-promotion-t31065.html?t=31065

    Drei Kafer auf Extratour - Europe
    About the VW Beetle Special Editions | 73 Drei Kafer auf Extratour
    Le Site Consacré à la Coccinelle -http://vw.coccinelle.free.fr-

    Jeans Beetle
    model year 1974

    "Chassis numbers: month per month to know the approximate date of construction of your Jeans beetle
    August 1973
    chassis : 114 2 000 000-> 114 2 135 126"

    O Nº do chassi está compreendido entre esses valores. Mesmo assim, é possível ser outra edição especial? (uma das 3 apresentadas)

    Obrigado pela ajuda!
     
  13. Boas, de facto esse modelo é muito raro, pois apresenta os interiores (tablier) de um 1200, mas com uma carroçeria exterior do 1302, de qualquer forma o carro está com muito bom aspecto, eu tambem tenho um 1303 de 1973, são uns carros que nunca dizem que não, basta gasolina e estrada para ele rolar.

    Abraços
     
  14. Parabéns pelo clássico...é sempre bom um carro passar de geração em geração.:D
     
  15. José Rego,

    Esse carro é um VW Type 1 1200 Standart, modelo 74 e está praticamente original.

    Excelente carro, extremamente fiavel e economico, embora lento... isto claro se estiver em bom estado e bem afinado.

    Porquê de 1974? Porque é um modelo após Agosto de 73 e na VW o ano modelo começa no fim de Agosto do ano anterior.
    Todos os carros produzidos entre 1 de Setembro de 1973 até ao início de de Agosto de 74 são modelos "74", se produzidos a 1 de Setembro de 1974, já são modelos de 75. Dizem qua a fabrica aproveitava as férias para introduzir na linha de produção, as alterações do ano seguinte, o que tem a sua lógica.

    O que é um modelo Standart? Modelo de entrada de gama com preço "esmagado", sem luxos e com motorizações de base. Por exemplo no teu modelo não tem indicador do nivel de gasolina e por esse motivo tem uma torneira de reserva tipo motorizadas nacionais. Quando a gasolina acaba ligas para a reserva e tens mais uns litros (scaring :(( ). Podes ver essa torneira numa das fotos por baixo do tablier ao centro. Os standart de 68 a 72 ainda tinham cromados, após 73 nem isso, vindo com os parachoques e outros acessórios pintados de preto mate. Por exemplo o teu carro não tem o forro interior no tecto à volta da janela traseira nem frisos cromados nas borrachas dos vidros.
    Os modelos standart dos anos 70 vem com o motor 1200 de 34cv, admissão simples, carburador de ar automático e na maioria dos casos com sistema eléctrico de 6V

    Porquê os farolins de 1303?
    Os 1200 standart até 72 vinhamcom farois ovais com as tres funções separadas igus aos usados no 1200 a partir de 1962. Apesar do 1300 após 1968 e do 1302, produzido nos anos modelo de 1970 até 72, terem farois maiores de forma triangular, os 1200 mantiveram os ovais até 72. A partir dai saiu o 1303 com faróis redondos grandes (segundo os brasileiros "modelo Fafá"...).
    Ai a Vw decidiu, provavelmente para racionalizar stocks, montar o "modelo Fafá" dos 1303 no 1200 standart, que fica assim com uma traseira "tipo 1303". Digo "tipo 1303" pois não tem alhetas de refrigeração no capot motor e os farois "modelo Fafá" não tem luz de marcha atrás.
    Se reparares o teu carro não tem as saídas de ar tipo meia lua na parte de trás da janelas laterais traseiras, mas apenas os embutidos.
    Apesar da traseira tipo 1303, esse carro é um Type 1 de base sem as suspenções Mac Person, articulações duplas na transmissão e vidro curvo do 1303. No entanto o teu carro já tem a janela traseira mais alta inaugurada no 1303.

    Já sobre ser produzido no México discordo do Moisés Trovisqueira, esses carros foram produzidos na Alemanha até Janeiro de 1978 e só apos essa data quando deixaram de produzir VW ar Type 1 sedan (fechados) na Alemanha, começaram a importá-los do México, mas esses 1200 Mexicanos eram ligeiramente diferentes. Nota. O Golf1 saiu em 1974, o 1303 Sedan acabou em 1975 e o 1303 cabrio continuou a ser produzido na Karmann até 1979 com algums modelos vendidos já em 1980.

    Agora sobre o teu carro, parece sólido mas os modelos estruturalmente sãos são raros, por isso muito cuidado pois o chão e a parte inferior da carroçaria, onde passam os tubos da chaufagem tem grandes probabilidades de estar a precisar de trabalho. Para tratar bem desse mal, é necessária a separação de chassis/carroçaria e competências na materia por parte de profissionais.

    Um carro parado há muito vai dar inumeras chatisses, provavelmente começará pelos travões, cujo óleo quando imoblizado por longos periodos deteriora as canalizações e sistemas hidraulicois.

    Os VW ar, são muito simples e dão a ideia de que qualquer um pode mexer. Errado!!! São necessárias competências dentro do rigor alemão preconizado pelo construtor. Sem isso vais ter só chatisses. São carros refrigerados a ar com motores boxer, como tal completamente diferentes de tudo o que rola e por esse motivos os especialistas não crescem nas arvores. Além disso como tem potencial de negócio atrai moscas e vigaristas. Cuidado.

    Tens que pensar muito bem no que entendes por "restauro", um carro como o teu bem recuperado poderá passar os 5000.00 euros. (sem o preço do carro incluido)

    Um Type 1 1200 standart da geração 68>72 (a penultima, o teu foi da ultima) pescado há dias em Gaia...
    VW1200STD_GAIA1.jpg


    nuno g
     

    Ficheiros Anexados:


  16. quem sabe, sabe...:notworthy: que enciclopédia que tu és Nuno :oo:huh:B):feliz:
     
  17. Nuno muito obrigado pela informação e agradeço também aos restantes pelos comentários :)

    Fiz um comentário (Nº12) durante a tarde mas ainda não tinha sido aceite, gostava que lhe desse uma olhadela sff.
    Como o carro foi comprado em França, não há possibilidade de ser uma daquelas edições? Foi legalizado posteriormente em 2003!

    Cumprimentos
     
  18. Bom dia
    sem ter a certeza acho que o seu 'carocha' é mesmo um modelo standard, todas as séries especiais que você encontrou é que foram construidas sobre bases standard.
    Cumprimentos.
     
  19. Nuno bom Dia
    completamente de acordo com tudo o que afirmou, quanto a Importação dos modelos Mexicanos vou aprofundar um pouco mais.
    Cumprimentos.
     

    Ficheiros Anexados:

  20. caro amigo , tenho igual ao seu , mas nacional de 1974 , todo original sempre da familia, alias existia um outro irmão gemeo mas em verde e que foi vendido para alguem , , muitos amigos dizem que esta versão nºao existe , pelo que sei mais ou menos vieram para o nosso pais (Guerim) cerca de 300+- veiculos destes , 1200 type 1 st 6volts entre os anos 1974 1975 , e que foi das ultimas versões fabricadas na europa e para europa , nalguns paises deram nomes com : cox, style ,jeans(interioor em ganga), city, etc....
    foi um versão fabricada com restos de carroceria existentes na fabrica?!...dizem) tambem tivemos um fabricado no brasil com motor 1500 cuja matricula era "GM" do ano de 1975 importado pela Guerim (importador nacional?!). o v w 1200 tem a data de matricula de 06-09-1974 , chassis, 1142636344 , livrete verde, ...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página