VII Rally Costa Brava Historic

Jose Familiar

Clássico
Bom dia,

Neste ultimo dia de 2009 não posso deixar de desejar um Bom Ano de 2010 (à média de 50 km/h) a todos os amigos, e para inicio de conversa, boa sorte aos Tugas que vão estar no Monte Carlo Historic 2010;
53 - … - ANTÓNIO CALDEIRA em VW GOLF GTI;
117 - … - JOSÉ SEGARRA MARQUES em LANCIA FULVIA HF 1600;
210 - JORGE CARVALHEIRO -… em RENAULT 17 GORDINI
266 - … - JOSÉ VIEIRA em ALPINE RENAULT A 110


… e também aos Tugas que estão a pensar ir ao Rali Costa Brava Historic, da qual fica aqui uma pré lista daqueles que sabemos estarem a porem os carros “en mise au point” para a prova:


1º Camião (completo)

1- João Queiroz/Marta Queiroz
2- João Mexia/Nuno Machado
3- José Grosso/João Sismeiro
4- Nuno Rodrigues/Pipa Queiroz
5- José Familiar/Hugo Soares
6- Ana Mexia/Magda Ferreira
7- Paulo Grosso/Susana Cordeiro
8- Rui Pereira/Filipe Menezes
9- Victor Borges da Costa/Joana Borges da Costa

2º Camião…
1- João Rodrigues/António Caldeira
2- João Vieira Borges/João Martins
3- …
4- …
5- …
6- …
7- …
8- …
9- …

… e ainda o João de Brito/Susana Borges que, como é seu costume e no espírito da época, o carro vai a andar, que o Rali começa e acaba à porta de casa…


Aqui fica também o repto a todos (Cipriano, Nuno, Zé, Jorge, Sínel, Pedro, Carlos, Paulo,…) que manifestaram interesse em ir e experimentar esta prova (estradas e cenários fabulosos em ano de estreia dum novo figurino com saída da 1ª Etapa de Barcelona). Para concretizarem esse “sonho” (já que no segundo camião e a mais de 2 meses da prova, só restam 7 lugares disponíveis) e mais informação, ver site da organização em: RallyClassics.Org ou contactar o António Caldeira, mandatário e representante em Portugal da Organização (Alex Romani) para esta prova.

Forte Abraço,
JF:cool:
 
Caros Amigos:

Acabadas as Festas é hora de planificar e preparar os carros para os Rallyes da época de 2010.
Embora o primeiro do TNRR apenas se dispute no último fim de semana de Março, 15 dias antes temos na Catalunha um Rallye onde habitualmente concorrem muitas equipas portuguesas e com grandes resultados quer por equipas quer individualmente.
Este ano iremos ter pelo menos duas equipas com fortes aspirações à vitória final, a habitual EURORENTLEI RENT A CAR crónica vencedora nos últimos anos e a AUTOMOTRIZ que em 2009 conquistou duas vitórias internacionais.
Cada uma destas equipas disporá de pelo menos 5 carros.
E se a formação da EURORENTLEI é já sobejamente conhecida de todos a da AUTOMOTRIZ será para já formada por:

Ana Mexia/Magda Ferreira
Paulo Grosso/Susana Cordeiro
Rui Pereira/Filipe Menezes
Victor Borges da Costa/Joana Borges da Costa
João Rodrigues/António Caldeira

Este Rallye tem sempre um parque automóvel de grande qualidade e este ano terá partidas de Barcelona, Bélgica, Inglaterra e Portugal.
As inscrições apenas encerram em 1 de Março , mas neste momento já se encontram confirmadas 55 equipas das quais a maioria é de fora de Espanha, sendo o limite de 120.
Assim apela-se aos indecisos que gostariam ou de se estrearem a correr fora de Portugal ou a voltar a participar num Rallye no estrangeiro que façam a sua inscrição já que não sairão defraudados.
Em caso de qualquer dúvida é só mandar um mail para [email protected]
 
Caros Amigos.

Encontra-se já publicada a lista dos inscritos, tendo sido atribuídos os seguintes números aos concorrentes portugueses:

2-João Mexia -Nuno Machado

31-Paulo Grosso Susana Cordeiro

49-Borges da Costa - Rui Alves

93- José Grosso - João Sismeiro

96-Rui Pereira - Luis Filipe Meneses

100 João de Brito - Susana de Brito

104- João Rodrigues - António Caldeira

109 –João Queiroz - Marta Queiroz

110 –Nuno Rodrigues - Pipa Queiroz

111 – José Familiar - Hugo Soares

112 – Ana Mexia Leitão - Magda Ferreira

132 – João Vieira Borges -João Martins

No dia 7 de Março serão realizadas partidas simultâneas de Lloret de Mar, Turim, Huy na Bélgica, Goodwood no Reino Unido e de Lisboa sendo a partida de Barcelona no dia 11, quinta-feira.

Assim convidamos todos os entusiastas de automóveis clássicos a estarem presentes à partida da Armada Portuguesa que tentará repetir a vitória de 2009.

A concentração será a partir das 10 horas da manhã no parque de estacionamento do Altis Belém Hotel&Spa, localizado na Avenida de Brasília, junto à doca do Bom Sucesso, com as coordenadas, 38º 41´36´´N / 9º 12´38´´W.

Até Domingo.
 
Caros Amigos:

A menos de 24horas da partida simbólica de Lisboa informamos os menos madrugadores e que cheguem perto do meio dia às imediações da Torre de Belém que os carros estarão em exposição das 11h45m às 12h30m no arruamento Cais da Princesa que se localiza junto à Torre.
Esperemos que o tempo ajude e que muitos de vós possam comparecer.
Até Amanhã.
 
Ao estar programada para de madrugada (a um domingo de manhã não deixa de ser, não é verdade?!), a partida simbólica da armada portuguesa para o Rallye Costa Brava Historic, não me será possível ir a Lisboa assistir a tão importante e solene acto!!!... Se fosse da parte da tarde, ainda juntava o últil ao agradável e dava lá um pulinho, agora às 10:30 h de um domingo é muito, muito cedo, para quem reside na Província! Enfim!... Custos da interioridade!

Todavia, apesar desta impossibilidade, não posso deixar de endereçar às equipas nacionais que irão participar no "Costa Brava", os votos de que tenham uma boa viagem, um magnífico Rallye, que se divirtam e, se possível, que elevem bem alto o nome de Portugal e das cores nacionais, tal como o fizeram o João Mexia Leitão / Nuno Machado / Porsche 911 em 2009!...

Ora venha de lá mais uma vitória e, pelo menos, mais uma mão cheia de bons resultados (top ten)!
 

Luis Franco

Clássico
OLA A TUDOS!!!!

NAO PODO CREER MEU SORTE!!!!

Hoje e pasado pela estrada litoral perto a la torre de Belen, mais menos 12.00 horas, nun viagem con Luisa a Cascais, Estoril, Lisboa, hey ficado no Oceanario da Lisboa ate a hora do almorço e regresado a Cáceres.
Hubiera gustado Muito saudar a os equipos Lusos que van ao COSTA BRAVA, e mais aun a Antonio Caldeira, e dar nossa solidaridade nun momento delicado e que un jornalista pouco documentado nao a estado acertado con sua persona.
Desejamos tuda a sorte do mondo as duplas Portuguesas no rali.

SAUDOS CLASSICOS
LUIS FRANCO
 
Ora aqui estão os resultados oficiais da 2ª etapa "acumulada", ou seja, 1ª + 2ª etapa, relativos às equipas portuguesas:

7º - José Grosso / João Sismeiro - 106,9
14º - João Mexia / Nuno Machado - 126,7
17º - José Familiar / Hugo Soares - 140,2
19º - Victor Borges da Costa / Rui Alves - 156,5
23º - Nuno Rodrigues / Pipa Queiroz - 174,6
26º - João Vieira Borges / João Martins - 177,9
31º - João Rodrigues / António Caldeira - 209,0
35º - Ana Mexia / Magda Carvalho - 221,6
46º - João Queiroz / Marta Queiroz - 281,6
51º - Rui Pereira / Filipe Menezes - 321,8
119º - João de Brito / Susana de Brito - 4.473,5

Sem dúvida que se regista um bom resultado de conjunto dos nossos dignos representantes na aventura rétro pelas "carreteras" da Costa Brava:

8 equipas entre o 7º e o 35º lugar!... Muito bom!... Mas queremos mais! Faço votos para que no que resta de Rallye se cheguem mais à frente!

Lamento a desistência da equipa Paulo Grosso / Susana Cordeiro, pois caso não tivessem o infortúnio de o ESCORT os ter traído, certamente estariam situados pelos lugares cimeiros da classificação. Um abraço de solidariedade!

E, ficamos a torcer para que amanhã possamos ter ainda mais e melhores notícias.

Votos de boa sorte para a ponta final!...
 
Sem dúvida que as notícias que nos chegam da Catalunha são muito honrosas para as cores nacionais e, muito em particular, para o Team EURORENTLEI que, sem dúvida, uma vez mais, conseguiu um magnífico resultado de conjunto (1º), que em muito dignifica a modalidade de regularidade histórica em Portugal e além fronteiras!... Muitos parabéns!

Pelo que posso constatar, a esta hora, no site da Organização, as classificações finais das equipas portuguesas, terão sido as seguintes:

7º - José Grosso / João Sismeiro - 147,6
11º - Nuno Rodrigues / Pipa Queiroz - 152,4
14º - João Mexia / Nuno Machado - 167,0
18º - José Familiar / Hugo Soares - 177,6
21º - Vítor Borges da Costa / Rui Alves - 202,4
29º - João Vieira Borges / João Martins - 252,5
35º - João Rodrigues / António Caldeira - 280,7
37º - Ana Mexia / Magda Rodrigues - 305,3
39º - João Queiroz / Marta Queiroz - 313,3
45º - Rui Pereira / Filipe Menezes - 356,2
110º - João de Brito / Susana de Brito - 4.977,4

Um magnífico resultado de conjunto das euipas portuguesas neste prestigiado Rallye Internacional de Regularidade Histórica. Parabéns e votos de um óptimo regresso a Portugal.
 
OP
OP
Jose Familiar

Jose Familiar

Clássico
Boa tarde,

Confesso que, após a magnífica descrição do VII Rally Costa Brava Historic pelo João Queiroz, fiquei mais seco que um bacalhau, isto agora é só “deserto” (…LOL, escreveria a minha filha).
Assim sendo, vou tentar concentrar-me noutros “quinhentos”, …

O dia antes:
Quando cheguei a Barcelona, o carro já estava no chão (cortesia da Auto Transcais superiormente representada pelo Zé Manuel), pelo que me fiz logo à estrada para o troço de aferição, levando o Nuno da A(d)EGA à pendura. Feito o troço de aferição (que coincidia em parte com o já falado TR2 onde mais tarde apanharíamos os “moços” ou “moucos” (conforme lhes queiram chamar), conferimos a mesma fazendo o troço à média de 50km/h e… deu-nos um erro de + 5 metros no fim, pelo que decidi não mexer mais no “call”. Após ter despachado a (sonda) da roda, fiz a chamada aferição “coeficiente de cagaço” (leia-se sonda da caixa) só com uma passagem e como se fazia tarde para o Jantar, ala para Barcelona.
À chegada ao “parque ferial” lá estava o Mexia e o Nuno à rasca com um radiador (que mais parecia das “Caldas”), pelo que o outro Nuno, o da A(d)EGA, por lá ficou mais o Zé Manuel.
Nós, como quem não quer a coisa e por ali não fazer falta nenhuma, fomos à bucha para desentorpecer as ideias.
Depois de umas “cañas”, tintol e uns petiscos tipo “revuelto”, “batatas bravas” e “fidues” em quantidades obscenas, fomos para a caminha (de bandulho cheio) que o dia seguinte afigurava-se comprido.


1º Dia:

Bem dormidos e levantados bem cedinho (ainda com a boca a saber a papeis de musica), fomos atestar o carro e lavar o para brisas (que estava empestado de óleo do carro do Nuno), fizemos as verificações técnicas e instalámos o transponder. Pusemos o carro em “Parque Cerrado” ainda antes do almoço e… lá fomos assobiando a ver o Queiroz & Mexia na maior das calmas (isto de carros com problemas existenciais de ultima hora com nevorsinho à mistura é só para os maçaricos) enquanto o Nuno e o Zé Manuel terminavam a montagem do escape e do radiador de óleo (no 924 e 911 respectivamente) com fecho da folha de obra pela ordem inversa.
Ok, agora é que é, vamos almoçar e dormir a sesta… que aquilo só iria começar à tardinha.

Chegada a nossa hora de partida (já bem depois das 20:00) lá arrancámos, fizemos o circuito de MontJuic (não contava para a classificação) e seguimos para o denominado TR2, onde já estava uma “Açorda” montada, com fila de carros (muito) bem medida; quando estamos prestes a arrancar, ponho o carro na estrada (a estorvar) na tentativa de que os “paisanos” não passassem para a minha frente (que por ali, devido à curiosidade, circula-se muito devagar); mas aquilo são Espanhóis e passaram à mesma para a frente pelo traço bi-continuo. Escusado será dizer que quando arranquei, logo a seguir quase que parei… atrás de uma fila com uns dez carros e entre eles, um “papa reformas”, duas “camionetas da carreira” e mais uma data de chaços devidamente encabeçados/comandados por uma Kangoo (que me pareceu dos “Moçoilos” e que também virou aos 1.500mts para o “troço”) a emparelhar com um outro carro de que nem vi a marca (tal era a pressa).
Como nós já vínhamos a comer por atraso cerca de +/- 800mts, o tal segundo carro a virar foi logo atendido ainda no cruzamento e por lá ficou (de mão colada na buzina); a Kangoo não durou mais que a segunda curva; essa mesma “carroça” que na estrada “larga” tipo “gran via” com dois traços contínuos não “conseguia” andar, pareceu ganhar nova vida na estradinha suja e estreita, tentando vir atrás de nós e aguentando até à 3ª curva, após o que, nicles, nunca mais se viu… com este atraso fomos por ali acima a aparvalhar até estarmos no nosso tempo (yes), e com tanta curva feita a “abardinar” (para recuperar ignoramos, ou ignorei, pura e simplesmente o desenho da estrada) lixámos a distância do conta metros, tendo apanhado 2” e 4” por avanço em dois controles antes de sairmos numa rotunda à direita onde… estava tudo paradinho à nossa espera!!! A camaradagem é uma coisa bonita… Ah, mas não é à nossa espera; eles estavam parados à espera que os “Moçoilos Acintosos da carripana branca e verde” cortassem a estrada de vez… o que, infelizmente não aconteceu, e assim lá “mamámos” com 17,4pts (fui o ultimo dos que pararam) cortesia dos senhores policiais. Quando por lá estávamos ainda estive para ir ter com o Queiroz, o Nuno e o Titi a saber se queriam jogar uma Sueca, Bisca ou Cames mas, os “mossos” mandaram a malta dispersar… após o que e já agora, fomos por ali todos (novamente) a acelerar à parva, numa zona residencial de supostos 30km/h, devidamente patrocinados pelos Moçoilos.

Feito este TR2 (com história para netinhos) fizemos o TR3 e penalizamos 0,4 e 07 pts nos dois controles e lá fomos ao beberete no Hotel, que para quem estava habituado a não ter nada de comer (durante o Rali) nem a parar uma horinha, foi mesmo muito bom (e desta vez parei o carro em pleno “Paseo de Gracía” sem ser multado). Resta dizer que o ambiente dentro do carro esteve sempre ao (alto) nível habitual, tanto em eficiência como em disposição, pelo que já “comidos & mijados” lá prosseguimos até Lloret onde chegamos com a classificação possível: TR4 com -1,3 -2,5 e -3,3 num total de 7,1pts; TR5 com 0,7 e 0,1 no total de 0,8pts; TR6 com -0,8 e 0,9 total de 1,7pts e Orrius, TR7 com -0,5 0,6 e 1,2 no total de 2,3 (até porque nessa hora ainda não sabíamos que o primeiro controle do TR2 iria ser anulado por motivos de “tráfego”), tendo partido para a segunda etapa muito atrasados, para lá do meio da caravana numa posição nada consentânea com a nossa realidade/competitividade nesse momento. Com um total de 36,4pts na 1ª Etapa (após a correcção na secção inicial do TR2) e como mero exercício e comparação, o Padeiro que ganhou o Rali teve 22,5pts nesta Etapa, o Zé Grosso juntou 11,9pts e o Lareppe 21,4pts, em 15 controles…. É curioso também verificar que nesta “palhaçada dos moçoilos”, ficaram quatro carros Portugueses envolvidos, o que deixa-nos a pensar um pouquito na (má) decisão técnica do organizador em termos de equidade entre os concorrentes, mas…

2º Dia:
Começamos com o Circuito de Sils (que nas três vezes que seria feito foi executado sempre da mesma maneira) e depois lá continuamos pelas várias provas como o Queiroz descreveu, tendo gozado que nem uns malucos no Circuito de Can Padró (como se pode ver num dos vídeos da prova) e não cheguei a perceber o que é que o Organizador pretendia no Circuito da Catalunya tendo penalizado forte (+ de 26pts), mas pronto, como a seguir vieram aqueles troços com gelo, neve e nhanha, depressa esquecemos isso (se bem que será sempre bom saber qual é o principio que rege cada prova/desafio). Acabámos o dia (à noite) outra vez com Sils a penalizar um pouquinho mais do que de manhã.
Aqui nesta etapa comemos forte (para não dizer outra coisa), com o Circuito da Catalunya responsável por 25,24% dos pontos (26,2pts) e mais uns quantos controles assim para o palerma, mas fica a comparação dos nossos 103,8pts nesta etapa contra os 53,5pts do Padeiro e 155pts do Lareppe,… ou os Portugueses Nuno Rodrigues com 82,3pts, o Zé Grosso com 95pts e o João Mexia com 107,4pts.

3º Dia:
Este dia ficou marcado pela anulação dos troços de Rupit que são espectaculares (e dá sempre para ultrapassar uns concorrentes em plena PEC e subir uns furos na classificação), mas como aquilo ainda estava nevado, o Alex Romani nem arriscou (e se calhar bem).
Acabámos este dia novamente em Sils e para espanto meu consegui penalizar por avanço 11”…!!! Arre, chiça penico, afinal não é só em Portugal que como por avanço(?!) logo numa altura em que a pista estava toda suja e o carro cavalgava de frente fazendo perder tempo…
Fizemos nesta etapa 37,4pts contra 28,6pts do Padeiro, 37,4pts do Lareppe, 31,7pts do João Queiroz, 31,9pts do Nuno Rodrigues, 40,3pts do Mexia e 40,7pts do Zé Grosso; pelo que somamos um pecúlio de 177,6pts a 73pts do Vencedor e a 43,6pts do Vice, 18º à Geral e quartos melhores Portugueses.

Diversão houve bastante, amizade e companheirismo ainda mais e fica sempre a vontade de voltar a andar naquelas estradas retorcidas.

Também ficou a ideia (peregrina?) de voltar a fazer o rali disputando o “troféu amador”, ou seja, sem instrumentos e para apimentar a coisa, fazê-lo em grande estilo no Citroen 2CV de 1965… e o Sismeiro, enquanto eu ia dizendo o disparate, foi carregando o sobrolho direito, após o que levantou logo o dedinho indicador direito e disse: esse faço-o eu contigo… e o Hugo faz com o Zé Grosso!
Estamos nesta... e só de pensar naquelas estradas com gelo e neve, uau!!!


O meu agradecimento a todos os colegas do Team EURORENTLEI: José Grosso/João Sismeiro; João Queiroz/Marta Queiroz; Nuno Rodrigues/Pipa Queiroz; João Mexia/Nuno Machado; Margarida Mexia/Magda Ferreira; e com o devido destaque ao Hugo Soares por me aturar (e por já estar a ficar fininho ao fim de apenas um ano de “maus tratos”) pelo companheirismo e troféus conquistados, mantendo a nossa tradição no Costa Brava, nomeadamente o “Troféu Escuderias” (em sete edições, com seis participações no Rali, conquistámo-lo quatro vezes: 2006, 2007, 2009 e 2010) em continuar a trazê-lo para Portugal, para a nossa Galeria (que já está a ficar compostinha); um agradecimento também aos elementos do outro Team Tuga FERODO QUEIMADO/AUTO MOTRIZ que também por lá andou connosco nesta aventura.

Especiais agradecimentos aos diversos elementos que nos acompanharam na logística da coisa, nomeadamente: à assistência Mecânica pelo Nuno Paes de Carvalho da AEGA e José Manuel da Auto Transcais; à assistência Gourmet pelo José António e Pedro Dias; à Dinamizadora da boa disposição, Public Relation, repórter & Fotografa (belíssima) de serviço, Joana Queiroz; agradeço também à Old Racers e ao Carlos Aniceto por me ter feito e posto a ponto mais um Alfinha que nada precisou durante toda a prova; e a todos aqueles que, desde este cantinho nos apoiaram de qualquer forma (ou jeito). Neste particular, não posso deixar de referir e agradecer ao “tipo” que fez a ponte entre a nossa fotógrafa/repórter e os sites onde habitualmente “escreve” por “belas fotografias do nosso contentamento”, o Rui “SPL” Correia.
Muito Obrigado a todos.

Bjs e abraços,
JF:cool:
 
Topo