Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Velocidades

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Abílio Teixeira Gomes, 11 Out 2012.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Abílio Teixeira Gomes, 11 Out 2012.

  1. Boas colegas.
    Venho aqui apresentar o meu problema, tenho uma Macal M70 DS com motor Casal M154 de 5 velocidades e da última vez que andei com ela estava a subir e ao reduzir de 2ª para 1ª deixou de fazer velocidades e neste momento só faz primeira e ponto-de-morto...alguém me pode dar dicas do que poderá estar a bloquear as outras velocidades??? tenho de desarmar todo o motor???
    Segundo o mecânico estes motores são muito sensíveis ao mínimo esforço é problema na certa, é verdade??
     


  2. Não concordo com o mecânico! Os motores Casal, são robustos e fiáveis, no entanto como quaisquer outros precisam de cuidados de manutenção!
    O mais certo, foi o freio da cavilha guia da garra de mudanças ter saltado fora, permitindo que ao reduzir, a dita cavilha tenha penetrado no interior do motor, perdendo o apoio na tampa da embraiagem! Quando isto acontece, a garra de mudanças desengrena do selector, metendo apenas mudanças no sentido descendente!
    Basta remover a tampa da embraiagem, para resolver este problema!
     
  3. Obrigadão pela dica Amigo, este fim de semana vou tirar a tampa e ver se é daí que vem o problema, Deus queira que sim pois adoro essa motorizada e apesar de gostar de andar com a minha outra motorizada (uma sachs V5) acho o motor casal mais suave e fácil de manobrar.
    Quanto ao mecânico ainda não tem 15 dias que deixei lá 40€uros por uma revisão e quando tive este azar a primeira coisa que fiz foi ver o nível do óleo, para meu espanto fui obrigado a tirá-lo pois estava que parecia massa consistente e com alguma ferrugem...
    Uma vez mais obrigado.
     
  4. Troque de mecânico com urgência :)

    Cumprimentos
     
    Abílio Teixeira Gomes gostou disto.


  5. Pois, o freio que referi, é "alérgico" à ferrugem!
     
  6. Hum ....esse mecanico.
    Pede alguem que perceba e abre o motor. Se tinha ferrugem ve o que se passa rapidamente, não e normal.
    Vai dando noticias
     
  7. Obrigado a todos pelo apoio, este mecânico é muito referênciado na zona por perceber de motores antigos, foi ele que me reparou o motor da Sachs e ficou um brinco...penso que ficou ganâncioso, não volto a colocar lá os pés.
    Se tiver de reparar o motor aproveito e tiro muita ferrugem que tem no resto da moto e aplico alguma tinta só para ficar mais "apresentável". Cá no Funchal é mais barato pintar um carro que uma motorizada...
     
  8. Põe fotos da motorizada para vermos.
     
  9. Colegas pus-me na aventura de tentar resolver o problema e tirei as duas tampas do motor, esquerda e direita. O freio referido mais acima realmente está cheio de ferrugem mas está lá, o problema penso ser de dois pequenos linguetes que fazem as mudanças, aqueles que empurrão o selector de velocidades um deles havia saltado do lugar.
    Apesar da muita ferrugem que há no conjunto completo do selector de velocidades o que mais estranhei foi a folga que há na embreagem...+/- uns 3 mm de folga no copo da mesma...pensei que fosse dos 5 pequenos parafusos que seguram a embreagem e mal coloco a chave para apertar parte o parafuso...fiquei pior que estragado, tem muita ferrugem dentro do motor.
    Também acho (penso eu) anormal o selector de velocidades também ter +/- a mesma folga, estas peças não deviam trabalhar justas e sem folgas????? ao menos foi o que me disse o meu "amigo" mecânico.
    Esta é a Macal:
    [​IMG]
    [​IMG]
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página