Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Velas De Motor Coladas

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Marco Marqes, 5 Jan 2014.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Marco Marqes, 5 Jan 2014.

  1. Boas,

    Hoje fui todo contente fazer uma pequena manutenção no meu Ford Escort mk1.

    Quando chegou a vez de trocar as velas, por mais força que fizesse, apenas 1 saiu do lugar.

    Ainda por uma delas rachou, logo o carro nem arranca...

    Alguém tem algum truque para ajudar a soltar as velas ? Será que posso encharcar as mesmas com wd40?

    Obrigado desde já.
     
  2. há quem as fure, faz uma rosca interior , mete um parafuso e as puxa... mas isso é feito por mecanicos com muitos anos...
     
  3. Deita um pouco de oleo de travão e deixa de um dia para outro. É bom para descolar ferrugem . Penso eu que devem é ter sido montadas forçadas .
     
  4. A ser como explicas penso que isso vai "dar água pela barba" ....
    Arranja uma chave velas em tubo mete um T e depois arranja um "acrescento" para fazer força.
    Se uma "rachou" pode suceder que haja cerâmica no cilindro. Na falta de um "boroscope" para inspecionar o dito cilindro o melhor é dar umas voltas ao motor sem velas. È um trabalho um bocado "porco/atamancado" mas na falta de melhor PODE prevenir males maiores .... ou então arranja um tubo com 10mm exterior enfia-o pelo "buraco" da vela e aspira com um aspirador.
     
  5. Pela pouca experiência que tenho, as velas são lixadas de tirar destas cabeças, pegam-se com muita facilidade ao ferro.

    Se estás a tentar tirá-las com uma daquelas chaves baratas, esquece. Tens de usar uma chave de caixa, com um roquete grande ou um cabo grande em T para poder fazer força sem deformar as velas. Entretanto põe-lhe um produto para dissolver a corrosão, como o WD40 ou o óleo de travões.

    Quando fores a tentar desenroscar, o ideal é ter a chave firme, e o cabo o mais longo possível, para fazeres o máximo de força sem ser brusco, a suavidade é o que se pretende.

    Um abraço e boa sorte!
     
  6. Pois ........... só que "chaves de caixa" (normais - as minhas por exemplo) para tirar velas não têm "profundidade"laugh.pnglaugh.png
    e mesmo as "melhores" de tubo também não ... o melhor mesmo são chaves "à moda antiga".

    No ex meu 1300 era uma chatice .... mesmo com uma chave de velas que comprei tinha a mania de saltar e se não havia cuidado lá ía a vela à vela ... por isso só a usava para dar "um toque" para apertar a vela e depois verificava se deixava sair compressão ...

    Até por isto não gostei do Ford .....
     
  7. Eu comprei uma chave de caixa para as velas dos meus, arranjam-se com facilidade. Nunca tive problemas, tem-me sempre servido na perfeição.

    Quando veio o Cortina, ainda tinha as velas originais da Motorcraft com a cabeça pequenina (16 mm). Felizmente o meu vizinho tinha uma chave de caixa de 16 mm funda que deu para as tirar, porque com a chave que comprei de propósito na loja de peças (daquelas idiotas com articulação e um cabo compridíssimo mas só com um T pequeníssimo para agarrar) só fiz foi estragos... e de facto foi uma guerra do caneco para as tirar, estavam bem agarradas.

    Um abraço!
     
  8. Isso com uma chave de caixa saem bem, mas vai metendo spray de ferrugem e se for preciso depois de desapertar vai rodando para os dois lados para o spray entrar melhor.
    Boa sorte.
     
  9. Abrigado pelas respostas amigos! Isto não está a ser fácil... Já comecei a "besuntá-las" com wd40 e vão ficar uns dias assim.


    Entretanto vou mesmo seguir o conselho do Eduardo Relvas e vou arranjar uma chave de caixa, com um roquete grande ou um cabo grande e ir despertando devagarinho e esperar que resulte...
     
  10. Problema resolvido! Depois de 2 dias a "ensopar" as velas em wd-40, fui a uma oficina de um conhecido e ele não só me empresta uma chave de caixa em condições, como me dá uma lapa de spray de óleo de corte. Conclusão: uma borrifadela desse óleo milagroso, e depois de torcer um bocado para um lado e depois para o outro, quase que nem precisei de fazer força - velas trocadas e o meu maquinão já ronca outra vez!

    Entretanto também já me tinham aconselhado outra técnica para descolar velas: carro a trabalhar, aquecer bem o motor, desligar, borrifar bem só as velas com wd 40 ou óleo de travões para arrefecer as mesmas. Depois é só sacar!

    Obrigado a todos pelas dicas e sugestões!
     
  11. Ainda bem que está resolvido... a dica do choque térmico é boa, talvez seja uma solução boa para estes motores, de facto.

    Um abraço!
     
  12. Normalmente é assim que tiro sempre as minhas, mas também nunca as aperto muito.
     
  13. Um pouco de massa de cobre talvez ajude a prevenir esse tipo de situação no futuro .
     
    Marco Marqes gostou disto.
  14. Porque é que estes motores têm esta dificuldade?
     
  15. Por causa do coletor de escape estar muito perto das velas, mas principalmente porque as apertam à bruta.

    Abraço.
     
  16. Também já me ocorreu essa hipótese, mas não sei até que ponto será recomendável por causa da condução eléctrica. Foi por isso que não pus nas minhas.

    O problema também advém da cabeça ser em ferro, que origina ligações por corrosão mais facilmente com o aço das velas. Nas cabeças em alumínio, embora haja o mesmo risco, por o metal da rosca ser mais macio acaba por nunca haver uma ligação tão complicada de quebrar. Corre-se é o risco de dar cabo da rosca se se for brusco.

    Um abraço!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página