Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Valorização dos clássicos, evolução e discrepância de preços

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por JorgeMonteiro, 9 Set 2016.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por JorgeMonteiro, 9 Set 2016.

  1. Alguém quer comentar ou tentar justificar alguns preços que aparecem nos resultados de leilões, como por exemplo este da Sothebys na passada quarta-feira?

    Um Porsche 993 vendido por mais de dois milhões de euros?? Estão loucos ou isto é lavagem de dinheiro do trafico de armas e diamantes?

    Já agora, isto para mim é novidade, mas era interessante que deixassem aqui outros casos idênticos que já se tenham passado. Tenho curiosidade.

    Resultados leilão Sothebys 7-9-2016

    screenshot_271.jpg
     
    Hugo Albuquerque gostou disto.
  2. Por aquilo que já li, aos 2 Porsche que menciona, há que juntar um terceiro, 964 RS 3.8, que penso ter sido vendido por mais de 500 000 euros. Ao que parece foram os todos vendidos a um coleccionador americano.

    A menção que faz ao 993 como sendo vendido por 2 000 000 euros, é redutora... porque na realidade é um carro muito especial e não um "vulgar" 993!

    Em todo o caso, eu defendo faz tempo que há um conjunto de factores que têm contribuído para que haja um inflacionamento de preços:

    1- Os carros eram procurados por amantes, agora juntam-se investidores e especuladores, etc, etc.

    2- Antigamente era seguro investir no imobiliario.....

    3 - Antigamente era seguro investir em aplicações, fundos, obrigações.....

    4- Antigamente qualquer aplicação generosa conseguia um retorno liquido de 3/4%

    5 - Foi noticia tambem faz 2 meses talvez, que um dos fundos mais importantes do mundo, investiu 500 000 000 USD em arte.

    Podia estar aqui a enumerar mais factos ou coincidências que fazem um cocktail explosivo e que quanto a mim ajudam a explicar esta situação. Vamos ver.... é quando é que a bolha vai rebentar!
     
  3. Quanto a mim o que mais explica esta subida de preços é a emergência económica de países que eram pobres. Provavelmente as pessoas não têm noção mas nos últimos 20 anos houve um fenómeno quase sem precedente de pessoas que saíram da miséria. E na outra ponta da sociedade apareceram muito mais milionários. Hoje não se vendem supercarros e GT de luxo só nos EUA, Europa e Japão. Também na Coreia do Sul, China, Médio Oriente, Rússia, etc.

    O leque de compradores de carros de luxo subiu muito. Ao invés, o número de exemplares de carros clássicos não cresceu e sabe-se que quando a oferta se mantém e a procura sobe os preços acompanham. Não acho que estejamos a assistir a uma bolha.

    Num país com uma economia tão débil como o nosso e onde não se passa nada é difícil de assimilar mas em países como a China, Emirados árabes e outros fazem-se fortunas em pouco tempo. São economias com taxas de crescimento elevadas. Estes novos ricos procuram o exótico e na China ou no Dubai não se venderam Aston DB4 ou Ferrari 250 nos anos 60. Estes milionários têm de os vir buscar à Europa, EUA ou Japão que eram os únicos países onde estes carros se venderam novos.
     
    JorgeMonteiro gostou disto.
  4. Pois, acredito que esta vaga de novos ricos do oriente esteja a revolucionar o mercado.

    Seria muito interessante ver o mapa das "migrações" destas máquinas. Deve haver certamente um padrão comum.
     
  5. Entretanto, com a curiosidade, descobri na wikipédia uma boa fonte de informação sobre o assunto.

    Most expensive cars sold at auction - Wikipedia, the free encyclopedia


    E algumas listas (algumas desatualizadas) de vendas exorbitantes (sem contar com as vendas particulares que não chegam ao conhecimento público), mas que nos permitem consolar os olhinhos com belas máquinas.

    10 most expensive cars sold at auction

    Most expensive car sold at auction - pictures

    2016 (Jan to August): Ten Most-Expensive Cars Sold at Auction

    Gallery: the most expensive cars ever sold at auction
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página