Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Tipo De Oleo Para Fiat 600.

Tópico em 'Fiat' iniciado por Jorge Filipe Luis, 30 Jun 2012.

Tópico em 'Fiat' iniciado por Jorge Filipe Luis, 30 Jun 2012.

  1. Bom dia,
    desculpem a pergunta mas já tentei procurar aqui no forum, qual o melhor oleo para um Fiat 600 d de 1971.
     
  2. Caro amigo,

    Há imensos óleos no mercado adequados a estes motores. Pessoalmente, aconselho a usar um óleo mineral de boa qualidade. No caso do seu motor, estando em boas condições, pode usar o Castrol GTX 15w40 ou 15w50, que ainda se encontra facilmente em qualquer parte. O 15w50 será mais adequado para motores com mais quilómetros, se o motor tiver sido reparado pode usar o 15w40 (que é o que mais se aproxima do especificado pela fábrica) pois as tolerâncias internas serão mais pequenas.

    Deve mudar o óleo anualmente, e a cada duas mudas trocar o filtro também.

    Um abraço!
     
    Claudio Vilas gostou disto.
  3. eu uso no meu fiat 600 o castrol o dito pelo Eduardo, foi o oleo que sempre levou.

    Agora a que tipo de oleo tenho posto não sei ao certo. Mas se quiser posso dizer tenho que ir ver à garagem .
     
  4. Os fiat 600 dos anos 60 usam filtros de óleo?

    Não vejo nas tabelas de preços e tenho ideia que o carro não tem...

    Posso estar enganado...
     
  5. As primeiras versões de facto não tinham o filtro convencional de cartucho, só o centrífugo na polie da cambota, que deve ser aberto e lavado periodicamente.

    Um abraço!
     
    Claudio Vilas gostou disto.
  6. Sabe me confirmar se de 1962 tem?

    Caso não, fui enganado ao comprar um filtro num especialista em fiat's para o carro desse ano certo?

    Como posso lavar esse tal sistema?
     
  7. Ola

    Durante muitos anos usei o HPX da Fiat e pareceu me muito bom óleo visto que quando abri o Motor para uma revisão geral, o bloco por dentro estava limpo pois este óleo tinha características detergentes,nesta altura não sei se a Fiat ainda mantem este óleo no mercado
    Existe realmente 2 tipos de filtro de óleo para os 600 o de cartucho e o de rosca tem haver com o ano existiram blocos que eram feitos tanto pla Fiat como pla Seat que não tinham suporte do filtro e realmente era mesmo só o da POLIE da cambota.
    Abraço
    carlos
     
  8. Mas para o mesmo ano pode existir as duas ou existe uma data de transição?
     
  9. Sinceramente não sei dizer, tenho um livro que tem a história detalhada do 600, mas está emprestado a um amigo. Se houver algum com filtro de cartucho, será já mais para o final da produção, nessa altura julgo que não. De qualquer forma, se o tivesse, via-se bem olhando para o motor. Basta ver se há algum recipiente cilíndrico com tampa segura por um parafuso na zona em torno do motor! Em caso de dúvida, coloque umas fotos do motor que logo poderemos ajudar.

    O filtro centrífugo desaparafusa-se (os 6 parafusos em redor da polie), e lava-se bem com um detergente suave e escova na parte que fica no interior da polie. A tampa pode ser lavada com o mesmo produto ou algo mais agressivo se necessário, desde que fique bem limpo antes de montar. Convém também trocar o o-ring da tampa.
     
  10. Carissimo

    O filtro de óleo de cartucho existe so em motores mais antigos e vinha montado por de tras do dínamo e a cor exterior do copo do filtro era cor de laranja e a tampa em preto portanto não tem que enganar nota se bem mesmo que já alguém tenha pintado de outra côr .
    Mais tarde é que apareceram o tipo de rosca ainda tenho um que tem como referencia PIL-10 DA PUROLATOR.

    Se ao olhares para o teu motor e não vires logo o filtro quer um quer outro é porque esse bloco não vem preparado para tal é so tirares a tampa da polie e lavares os seus interiores .E claro mudar o vedante.
    abraço
    carlos
     
    Claudio Vilas gostou disto.
  11. Esse filto PIL - 10 da Puralotor é um filtro que tem caracteristicas muito especiais.

    Creio que ja há à venda.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página