Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Tipo de corte corrente

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Luis Miguel Rosa, 25 Abr 2011.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Luis Miguel Rosa, 25 Abr 2011.

  1. Olá a todos,

    como medida de segurança estou sériamente a pensar em colocar uns cortes corrente ao meu bem mais precioso... No entanto tenho algumas dúvidas, o CC (vamos definir assim o Corte para o google não ser nosso amigo) mais "a vista" que quero colocar é o que vai ao borno negativo da bateria. E estou a pensar colocar no cofre do motor. Ora, a minha dúvida é a seguinte, será que este tipo de CC [​IMG]
    com a trepidação do carro, e etc não me sairá do sítio e me vá deixar apeado em algum lado?! Ou é mesmo melhor usar um daqueles de botão á avião?!

    Abraço e obrigado desde já
     
  2. Excelente tópic, também ando com umas ideias dessas para as minhas máquinas. Acho que o FMI, vai fazer mal á cabeça de muita gente eehhe. Sendo assim, e como sou um ignorante neste tema, a minha primeira dúvida, é qual o melhor local para comprar ?

    Abraços
     
  3. Creio que numa boa casa de peças auto, encontram isso.

    Isso deve ser colocado e, muito cuidado com os cabos que utilizam. Tem que ser cabos que aguentem alguns valentes amperes.
     
  4. Eu coloquei no meu Escort um corta corrente igual á foto. Comprei na Lugo motorsport. A foma como foi aplicado não sei porque foi o meu electricista que aplicou e resolveu-me um problema porque agora a máquina pega muito melhor. Podem ver fotos no meu topico.
     
  5. Existem varios tipos de CC. Os mais comuns são como os da imagem ( tipo ignição, com chave ou não ), ou como existia a muitos anos, um que parecia um parafuso que se apertava, e quando estava totalmente apertado, fazia o contacto.
    Convem que seja um electricista a fazer essa ligação, pois e necessario usar cabo com uma grande secção, pois vai ter de aguentar muitos amperes. Antigamente usava-se colocar os CC, por debaixo dos bancos, dentro do tablier ou por debaixo deste. Tudo depende do tamanho.
     
  6. O que eu queria saber era se esse tipo de CC não se "solta" com o trepidar do carro.. Pois aquilo tem um tipo de encaixe que me parece pouco seguro, ou talvez seja impressão minha...

    Abraço
     
  7. Caro Luis, tudo depende do tipo de corte de corrente a ser aplicado. Se for para ser colocado junto ao motor, ate se pode aplicar uma chapa suplementar, que pode servir de apoio. Ja vi varios aplicados assim. E certo que tem de ficar MUITO BEM fixo.


     
  8. Era o que tinha em mente. Um molde tipo gaiola em chapa, preso ao carro onde estaria preso o CC. Será que resulta? Só queria mesmo esclarecer, para um dia não ficar apeado com a mola do CC que decidiu dar uma volta.. heheh :D

    Abraço
     
  9. Chegando a Portugal vou tratar disso :D Abraço
     

  10. Este modelo abra-se com a chave de outro corta-corrente, em termo de segurança é muito duvidoso o_O

    No meu vw 1500 tinha isto:

    545415.jpg

    Norauto
     

    Ficheiros Anexados:

  11. Sim esse parece-me muito melhor do que o que eu tenho! Obrigado, vou investigar isso na Norauto!

    Abraço
     
  12. Boas amigo!

    Olha eu tenho um corta corrente igual a esse na mala do meu carro e nunca me deu nenhum problema, tanto que na minha opinião são os melhores e mais seguros corta correntes que se podem usar!
    A única coisa que tens de ter mais atenção na montagem é em relação á cabelagem, porque se for um cabo pouco maleável ai sim com a trepidação irá desapertar-se!
    Espero ter ajudado!

    Abraço!;)
     
  13. eu conheço este das fotos, muito simples de aplicar, fiavel e pratico, outras vantagens é que sem o ligador principal o carro continua com corrente para por exemplo ligar o auto radio ou alimentar um alarme mas numca o motor de arranque nem o motor funciona porque não passa energia suficiente.
     

    Ficheiros Anexados:


  14. O CC de cima não tem como objectivo ser de "segurança" (em termos de roubo) como o de baixo que tem chave.

    Eu vou colocar um também, provavelmente como o de cima, com a intenção de cortar a corrente quando está parado durante grandes periodos para não descarregar a bateria.
     

    Ficheiros Anexados:

  15. Atenção que este tipo de corte corrente não tem qualquer aplicabilidade se for usado com o intuito de prevenir o furto do carro!!! Basta contornar o sistema com outro cabo a completar a ligação e lá se vai...

    Se for com o sentido de prevenir que o carro seja furtado, o da Norauto (passe a publicidade) é o mais funcional, quando colocado num local discreto ou mesmo escondido!
    Aconselho a todos que adoptem um sistema de corte corrente nos seus carros, associado sempre que possivel a um sistema de alarme (por mais simples que seja), ajuda a prevenir muitos amargos de boca...
    Abraços
     
  16. Eu no Ford coloquei algo diferente. Não sei de que tipo de segurança estão a falar, mas no meu caso é apenas algo que dificulta mais o furto do carro (no vosso caso talvez seja mesmo contra incêndios, não sei). Mas assim sendo, fiz uma interrupção no fio positivo que vai à bobine e entre as duas pontas coloquei uma extensão com um gatilho muito pequenino que coloquei escondido numa parte de trás do tablier. Desta forma, o carro tenta sempre pegar, mas como não tem faísca na ignição não trabalha, a não ser que o gatilho o permita. Por outro lado, evitei ter que comprar o referido "tijolo" (são enormes os corta-correntes) para instalar no carro.
     
  17. qualquer clássico é fácil de meter a trabalhar...no meu datsun eu retirava a estrela do distribuidor e levava a comigo, assim é mais dificil, vira mas não pega e os ladrões desistem...

    mesmo com corta correntes para meter um carro a trabalhar é facil, bastam duas pontas de cabo.... basta ligar um cabo da bateria (+) á bobine, e com outra ponta de cabo encostar á bobine de chamada e tunga está o carro a trabalhar....quando comprei um datsun dador de peças para o meu, o homem da sucata não sabia da chave e foi assim que o meti a trabalhar...nos diesel é igual só que em vez de ligar o cabo á bobine liga-se ao corta-gasóleo da bomba injectora....Uma vez comprei um motor usado diesel para a minha carrinha e meti-o facilmente a trabalhar pousado no chao, numas tábuas fora da carrinha, duas pontas de cabo, uma bateria e um frasco com gasóleo e lá está ele a roncar....:D
     
  18. Eu no meu tenho um simples interruptor ON/OFF que está ligado à massa do distribuidor. Quando activo o CC o distribuidor deixa de ter massa e não pega, nem mesmo com os truques referidos. E da maneira que está feito não dá nas vistas.
     
  19. Bem visto B)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página