Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Solex Documentos

Tópico em 'Legislação' iniciado por João Bagão, 23 Jul 2014.

Tópico em 'Legislação' iniciado por João Bagão, 23 Jul 2014.

  1. Boa tarde, pedia a Vossa ajuda, estou para comprar uma solex, mas esta não tem documentos, queria saber se para andar na via publica é preciso livrete e seguro ou é considerado velocípede ou seja bicicleta, desde já agradeço a quem me pode esclarecer.
    cumprimentos.
    João Bagão
     
  2. Sr. João Bagão, sou de vila nova de Famalicao e tenho conhecimento de Solex que foram apreendidas pela GNR., pois circulavam na via pública, sem matricula nem documentos. Os proprietários tentaram levantar as mesmas posteriormente mas como não conseguiram comprovar serem os proprietários das mesmas assim ficaram sem elas. Não se deixe enganar pela história do chico esperto português. Se realmente gosta da Solex, compre com documentos.
     
  3. Quais as Solex que foram apreendidas? De que proprietários? Vir aqui dizer é relativamente fácil...

    Não é história de chico esperto coisa nenhuma.

    Neste tópico: http://portugal.portalclassicos.com/topic/19611-duvida-solex/ , que o senhor também comentou, está lá o esclarecimento do IMTT para quem quiser ler.

    Obviamente que é preferível comprar com documentos, mas, segundo a entidade que regula o sector (agora chama-se IMT), a legislação é omissa relativamente a velocípedes com motor.
    Ou seja, o melhor é consultar o IMT para tirar as dúvidas e depois decidir.

    Já agora, peço-lhe que se apresente aqui aos restantes membros do Portal: http://portugal.portalclassicos.com/forum/6-os-entusiastas/
     
    Moises Trovisqueira gostou disto.
  4. João, podes consultar alguns esclarecimentos neste tópico: http://portugal.portalclassicos.com/topic/19611-duvida-solex/

    Se o caso se passasse comigo eu, antes de a comprar, fazia uma consulta por mail ao IMT pedindo esclarecimentos e pedia um documento deles para apresentar às autoridades em eventuais fiscalizações.

    Guia-te pelas leis e não pela opinião de seja quem for que viu, conhece ou fez. Isso não vale de nada em caso de fiscalização.
    Agora, se fores parado pelas autoridades e tiveres um comprovativo do IMT de que não é preciso matrícula, estás perfeitamente enquadrado na lei.
     
    João Bagão gostou disto.
  5. Muito obrigada pelo seu conselho, fiz assim como o amigo disse, preferi gastar mais um pouco mas comprei com documentos, já está em meu nome, assim com o documento único e com o seguro não tenho problemas, mais uma vez muito obrigada e bem haja.
    Cumprimentos,
    João Bagão
     
    Moises Trovisqueira gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página