Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Skyline GT-R - "Godzilla" Japonesa

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Eduardo Flôr, 5 Mar 2009.

Tópico em 'O nosso hobby: Clássicos' iniciado por Eduardo Flôr, 5 Mar 2009.

  1. kpgc10-797044.jpg

    Sendo um ícone da Nissan a vários anos, atingindo o seu apogeu mais nos anos 90, convém ter sempre a noção que os ícones não nascem sozinhos, tem uma base de evolução, um logo caminho a percorrer antes de atingirem esse patamar, quer seja ele real ou fictício.
    Precisamos ter sempre na mente que o presente não existe sem o passado, é este ultimo que da sentido ao que hoje percepcionamos, isto para chegarmos a conclusão que qualquer automóvel do presente não existia sem os do passado, por isso o interesse nos clássicos ou antigos. Por isso interessa perceber a importância dos Skyline no passado.

    Sendo que existem cinco gerações, as duas primeiras são para nos a principais, podendo ate englobar a terceira. Mas por agora começamos pela primeira.

    1ª Geração (1969-1972)

    A primeira geração do Skyline era conhecida internamente como PGC10, sendo lançada em 4 de Fevereiro de 1969. Estava disponível em versão de 4 portas ( Sedan) , a sua apresentação deu-se na 15ª edição do festival Tokyo Motor Show. Foi apresentado em conjunto com o modelo desportivo Nissan R380A. Equipado com um motor 2.0 DOHC S20 16, debitando 160 cavalos as 7000 rpm, 118 N•m (87 ft•lbf) de torque. Tracção traseira como é óbvio, é assim que se quer um bom desportivo, contava com uma caixa manual de 5 velocidades.

    Também conhecido pelos fans como “Hakosuka”,( Hako = Caixa, Suka é uma abreviação de Skyline) tal advinha do facto do design em forma de caixote com quatro portas. Em comparação com os modelos de serie, o GTR foi totalmente despido de todo o equipamento desnecessário de forma a ficar mais leve. O preço de um PGC-10, que foi construído com o intuito de correr, era mais ou menos o dobro de um de serie. Da perspectiva visual, o GT-R tinha apenas poucas alterações estéticas em comparação com o GC-10, sendo que a principal diferença e como seria de esperar residia no alargamento das cavas das rodas para poder utilizar pneus mais largos, alem disso a única diferença significativa consistia no símbolo a vermelho com a insígnia GT-R.

    [​IMG]

    O GT-R utilizava o motor S20, inline-6, que consistia em 1989cc DOHC, 24 válvulas e foi originalmente usado no Nissan R380. Volto a referenciar os 160 cavalos de potencia as 7000 rpm’s, isto porque basta compararmos com os modelos mais populares vindos da Alemanha e Itália na época). Quando este motor foi introduzido, utilizava 3 carburadores Weber 40DCOE, que foram mais tarde substituídos por sistemas de injecção da Lucas.
    Estes Skyline eram conhecidos pela sua enorme vontade para fugir de traseira, sendo necessário aos condutores realizarem travagens excepcionalmente fortes nas curvas de forma a meter a traseira em posição. Enquanto os fans se deliciavam, os pilotos cansados de terem de andar sempre com “um olho no cigano”, muitos deles acabavam por reduzir a potência dos seus GT-R’s.

    main.jpg

    Em Março de 1971 era lançada a versão de duas portas. Com a distância entre eixos mais reduzida, e o peso reduzido em mais 20 quilos, o GT-R recebeu uma carroçaria mais larga, sendo opcional o aileron e os pneus ainda mais largos.
    Na altura em que a versão C-10 foi retirada do Mercado, a versão sedan já havia arrebatado 33 vitorias em um ano e meio, e o coupe só veio aumentar essa quantia para 55 ate ao ano de 1972. O GT-R foi o primeiro japonês que realmente conseguiu competir com os Europeus, tornando-se o ícone que é ate hoje e tornando-se na autentica “GODZILLA” japonesa.

    Tudo isto pode ser visto neste vídeo fantástico, quanto a segunda geração hade vir brevemente.

    YouTube - Skyline GTR on Fuji Speedway

    Texto:Eduardo Flôr
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Lindo, e fenomenal, aqueles farois á frente dá-lhe um ar agressivo :p:psendo Japonês, deve de dar " coices" aos arranques :huh:
     
  3. O que há a dizer sobre este carro....muito pouco, talvez o melhor carro construído pela Datsun/Nissan desde sempre.
    Dá gosto ver as performances desta máquina nos dias de hoje e comparar com a concorrência dos seus dias.
    Pena é não haver destes lindos exemplares em Portugal(2 Portas). Ainda não perdi a esperança de ver um ao vivo.
    Bom Tópico!
     
  4. belas maquinas....
     
  5. Não sendo um carro que me fascine, reconheço que algumas das suas gerações foram dos desportivos mais eficazes de sempre, sobretudo a geração R32.

    Deram imensas dores de cabeça a organizadores de competições desportivas, ao não darem qualuqer hipótese à concorrência. Geralmente acabam em categorias "próprias", ou as regras eram mudadas para que ele fossem simplesmente banidos (se não me engano, aconteceu no campeonato de turismo da Austrália). O que até se compreende, em nome do espectáculo e competitividade.

    É, também, da Austrália que vem o nickname "Godzilla".
     
  6. tenho de ligar para o meu grande amigo Taro Aso, para ver se me arranja la um bicharoco desses!! grande maquina ta visto!! :p :p
     
  7. Muito bom Eduardo.
    Já aprendi qualquer coisa hoje :D.
    É um carrão brutal.
     
  8. Como prometido, vamos passar então para a segunda geração do GT-R, entre os anos de 1972-1977.
    O sucessor do "KPGC10" surge agora com o nome de "C110", que foi lançado em 1973 depois da sua aparição publica um ano antes no salão Automovel de Tokio.

    800px-Nissan_Skyline_C111_2000_GTX-E_001.jpg

    Esta segunda geração com otores I6 S20, com 1989 de cc, tração traseira com uma caia manual de 5 velocidades. Este modelo acabou por ter menos sucesso que o seu antecessor, acabou por cair na sombra devido a crise petrolifera o que fez esqueçer a demanda pelos grandes desportivos. Produção curta, apenas 197 exemplares construidos.
    Nenhum destes exeplares foi exportado pela Nissan para o extrangeiro, ha quem diga que o fiasco deste modelo se deve sobretudo a politica de comercizaliação da marca, que pretendia com a segunda geração acabar com o stock de motores que ainda tinham armazenados do modelo anterior. Outros apontam como factor primordial a Nissan nunca ter competido com este veiculo, visto que a fama do seu antecessor se deve unicamente ao seu historial em pista, os mais criticos afirmam que a formaula devia ter sido repetida, algo que nunca aconteceu.

    [​IMG]

    Este modelo é tambem conhecido como Ken-Mary GT-R, isto resulta de uma campanha publicitaria que focava dois jovens, Ken e a Mary, que descontariam pelo campo atras do volante do Skyline.

    [​IMG]

    O tal anuncio do Ken e da Mary.
    YouTube - 日産スカイライン K&M

    YouTube - Nissan Skyline 2000 GT-R KPGC110
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Isso não é um carro...é um abion! :huh:
     
  10. Existe aqui em Portugal esse modelo, mas na versão de 4 portas....mas com o nome de Datsun 240K-gt...
     
  11. Um carro com uma imponência brutal!

    Espectáculo!

    Bom tópico!
     
  12. um automovel lindissimo.
     
  13. Esta versão "coupé" também é qualquer coisa.
    Ao menos podia haver por aqui um só para matar a curiosidade.Não existe nenhum membro no Japão que veja lá os classificados?:D::D::D:
    Sempre nos decifrava os símbolos :D:D
     
  14. É verdades, os GTR são quase impossiveis de encontrar a venda fazem mesma parte da categoria de raros. No entanto existe um aqui no portal mas não é um GTR e é da 1º geração,PGC10.
    Podes ver aqui Nuno.
    http://www.portalclassicos.com/forum/vbpicgallery.php?do=view&g=4159
     

    Ficheiros Anexados:

  15. Há muito a dizer sobre este carro, mas ao vê-lo e ouvi-lo, as palavras desaparecem com tamanha "monstuosidade" e "respeito" que impõe. Não consigo sequer encontrar as palavras adequadas a este carro...

    importar um "menino mal-comportado" destes, é um sonho e tanto!
     
  16. carrão...

    mas gosto mais da segunda versão a tal que vendeu mal...


    nuno g
     
  17. Obrigado Eduardo, eu conheço o carro do Jorge. Ás vezes vou beber um copo com a malta dos RWD's e já vi ao vivo. Gosto muito deste modelo mas referia-me ao 1º que apresentas-te esse sim é um dos meus carros de sonho. Pena não haver por cá.
    Quem sabe um dia .......ai o euro-milhões;);)
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página