Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Sistema De A/c Num Clássico

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Eduardo Relvas, 7 Jul 2013.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Eduardo Relvas, 7 Jul 2013.

  1. Caros amigos,

    Vivendo na zona em que estou, o verão é uma época de suplício, em que um sistema de ar condicionado é uma questão de sobrevivência, e não um luxo. No entanto, como na minha frota só tenho clássicos (o único carro moderno é da patroa), não tenho essa possibilidade.

    Obviamente poderia optar por arranjar um clássico (ou pré-clássico) com esta opção, mas os que já experimentei não me encheram as medidas, daí a minha ideia de um retrofit.

    Assim, a minha questão é: Qual é o melhor dador de um sistema de A/C completo para um clássico? Obviamente, há umas quantas condicionantes ligadas a este assunto, como a simplicidade (nada ou um mínimo de electrónica) e a compacidade da instalação (para que seja discreto e fácil de integrar no carro sem chamar a atenção).

    Além destes, também era bom se pudesse ser um sistema que fosse compatível com os gases modernos, para facilidade de manutenção, mas isso são outras açordas.

    Não sei em qual dos carros será adaptado, à partida o receptor ideal desta ideia seria o 128 (tendo no entanto a noção que isso me obrigaria a pensar num motor maior), mas está tudo em aberto.

    Aguardo pelos vossos contributos...

    Um abraço a todos!
     
  2. De facto pelas experiências que já tive por essa zona, o ar condicionado é mesmo uma questão de sobrevivência.
    Eu por acaso tenho uma sucata de um w115 com ar condicionado, penso que seria o sistema original. De qualquer das maneiras não percebo nada do assunto, e muito menos sei se está ou não funcional. Sei é que aparenta estar completo.
     
  3. Eduardo, vai ser quase impossível encontrares um sistema que consigas adaptar fácil e discretamente, o que te aconselhava era comprares um que tivesse um suporte do compressor que fosse fácil de adaptar num carro da tua preferência, depois e a partir daí é fazer os tubos (por causa de ficar discreto) e arranjares forma de meter o radiador dentro do carro.
     
  4. Pois, eu cheira-me que a parte do compressor é a fácil, porque a maior guerra será no interior do tablier... eu até já ponderei ir buscar um derivado do 128, cujo motor seja transplante simples para o 128, como um Tempra ou coisa que o valha, que já traz o sistema de origem. A chatice é se depois são comandos complicados de adaptar, e o volume que a instalação precisa debaixo do tablier. Não sei... talvez seja um trabalho complicadote. Mas quem não procura não encontra...

    Um abraço!
     
  5. Poderei parecer negativo mas...não consigo ver isso de outra maneira.

    Sinceramente acho que tens várias soluções mas nenhuma passa pelo 128.
    Não estou a ver uma "obra desse calibre para esse carro e claramente que a colocação do radiador, a tubagem, grelhas, condensador, etc ficaria completamente desvirtuado, se for possível, claro. Se for possível prepara um desvirtuar bem grande desse interior e alguns ajustes que poderão passar pelo chapeiro também para a tubagem e apoios.
    Havia um AC aftermarket para os Bmw mas aproveitavam o espaço grande por baixo do tablier e a "chauffage" considerável deles que nada terá a ver com a simplicidade do 128.

    Ou vais para dentro de água (piscina, rio, Banheira, etc..) e entras a seguir no carro... :) Ou usas mesmo esse BMW 525i que tens por aí...

    Seria um bico de obra por outras palavras, além do preço e das compatibilidades já referidas.
    Mais valia comprar outro antigo com AC se fosse uma grande prioridade no dia-a-dia, ou seja, imprescindível.

    Mas podes sempre tentar se é essa a tua vontade.

    A tua ex-E30 Touring é que seria a opção de luxo pré-clássica e com esses extras preciosos..sobretudo para estes dias de inferno.

    Abraço
     
  6. facil... compras um range rover classic 300 TDI... o ar condicionado manda ar a 6 graus...
     
  7. A Touring era exactamente uma das candidatas que eu fui buscar por causa de ter o AC... mas o consumo, mesmo sem ele, era de loucos... por isso é que não durou cá muito tempo. E o E39 não é meu... passam-se meses que não lhe pego.

    Eu sei que é pouco provável que se consiga um sistema suficientemente compacto para o 128 (embora tenha estado a olhar há pouco para um Cinquecento com AC, deve ser maneirinho - a potência é que deve ser a condizer), mas antes de decidir que carro usar com ele, preciso de saber o que está envolvido numa instalação.

    Quando se passam dias a fio em que a temperatura ronda os 40º, e mesmo à noite estão perto de 30, o ar condicionado começa a fazer mesmo muita falta...

    Outro dia, na sequência de outro tópico, andei a namorar um CX que tinha AC de origem...laugh.png mas estava fora do meu budget!

    Credo...tongue.png Não tenho feitio para esse tipo de veículos!laugh.png

    Um abraço a todos!
     

  8. Que quer dizer com isso, range rover classic é das coisas mais lindas de sempre...
     
  9. O Eduardo num TT inglês? A diesel??

    Pagava para ver! Mas acho que nem assim... Não lhe desejo uma coisa dessas.laugh.png
     
  10. Ricardo, tenho um amigo que diz a mesma coisa do Moris Marina. Gostos não se discutem.
     
    miguelcristovao gostou disto.
  11. Entendo bem.. O que tu querias mesmo era o 128 com AC. Acho difícil mas pode não ser impossível. Mas é melhor encharcares-te e entrar molhado no carro..:)
    Tens que pensar que ter um classico obriga a sacrifícios e abstinência e afastamento de alguns vícios e luxos modernos. Um dos quais é o AC.
    Nasceram assim e temos que os aceitar assim!

    Quanto ao jipe..
    Realmente não te estou a ver de RR tdi. É um bom jipe mas acho que o valor dele seria aproveitado para outras " remodelações nos carros que já moram na casa do Eduardo.. Estarei certo? ;)
     
  12. o morris marina não esta no museu do louvre.... nem tem o pedigree do range rover... gostos não se discutem... mas factos discutem-se.
     
  13. Fabio Joel Fernandes gostou disto.
  14. Eu reconheço que de facto o RR é um clássico de pleno direito, mas definitivamente não faz o meu género... esse será o clássico de eleição da "brigada do encerado", como eu lhes chamo...tongue.png Não é o meu estilo de veículo, de todo!

    Hugo, é isso mesmo... mas olha que não sei quanto à parte dos sacrifícios. O AC existe desde os anos 40 nos automóveis, e há muito clássico equipado com ele desde então. Se eu conseguir encontrar um modelo cuja instalação seja suficientemente compacta, dará que pensar... os americanos fazem muito disto, seja como upgrade de instalações originais ou como restomodding... e isso a mim não me ofende nada, se melhora o prazer de uso do carro sem agredir a experiência de condução.

    António, é isso mesmo! Já tinha visto alguns, e sei que de facto há sistemas relativamente simples que podem ser integrados num carro qualquer. Dá-me ideia que o evaporador destes kits será relativamente simples de montar dentro do tablier de um carro clássico, mesmo pequeno como o 128. Ainda tenho de ver bem isso... Obrigado!

    Um abraço a todos!
     
    ricardo silva neves gostou disto.
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página