Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Simca

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 21 Set 2009.

Tópico em 'História e Cultura' iniciado por Carlos Alberto Macedo, 21 Set 2009.

  1. o que é que parece um Fiat Topolino, mas não é?

    um simca 5. Henry Théodore Pigozi tinha recuperado a fábrica donnet e fundado a Societé Industriele de mecanique et Carrosserie Automobile (SIMCA) em Nanterre, em 1934, para montar os Fiat's sob licença (inicialmente o 508 e 518). se o simca 5 não era mais do que o popular fiat 500 Topolino, o Simca 8 também era uma réplica do Fiat 508C.

    Mas Pigozi não se ficou pelos modelos normais. com base num "oito", concebeu uma carroçaria especial de 2 lugares e mandoou amedeé Gordini trabalhar no motor, criando um carro de competição. conseguiria 5 vitórias da classe em Le Mans, contribuindo para o sucesso da Simca: a produção ultrupassou os 20 mil carros em 1938.

    Depois do armistício, a simca voltou à produção com os modelos anteriores, o 5 e o 8, mas apresentando um modelo novo, o Simca 6.

    Em 1951 a marca corta definitivamente o cordão umbilical com a Fiat. Nascia o Aronde (andorinha, que viria a ser a imgem de marca da simca, tal como o leão para a Peugoet), cujo sucesso caseiro e nas exportações permitiu um certo desafogo à empresa, que comprou outros fabricantes, como a Unic ou a Talbot. Ate mesmo os Ford, que em França tinham modelos especificos, foram tomados pela Simca, que ficou assim com a tarefa facilitada quanto a novos modelos, como aconteceu em 1954 com o vedette.

    Já detentora de 15% do capital da empresa, a Chrysler ficou com a maioria em 1963, um ano antes de Henry Pigozi falecer. Nessa altura, um novo modelo, pequeno simples e barato, fazia sucesso: era o Simca 1000, que nos Estados Unidos tinha publicidade do tipo "pelo preço de VW, tem duas portas extra, mais espaço interior, uma garantia de 5 anos/50.000 milhas, mais potência e ainda leva 21 dolares de troco"

    Surgido em 1961, o 1000 fabricou mais de 1,6 milhões de unidades, conhecendo evoluções, entre as quais as famosas versões Rallye. Aliás no campo dos desportivos, a Simca comprara a Matra e 1969 e pouco depois iniciava a produção do bagheera, que tinha a curiosidade de ser um coupé para 3 pessoas, tal como aconteceria com o Maclaren F1 muitos anos depois.

    Em 1978, problemas financeiros, obrigam a ex-Simca, então Chrysler-France SA, ao grupo PSA (peugoet-citroen), que manteve a produção sob o nome Talbot até ao inicio da década de 80, quando os traços finais do que fora a Simca desapreceram de vez....
     

    Ficheiros Anexados:

  2. mais tarde vou ver se acabo a tradução da historia do Ford Sierra cosworth 500, está a meio, falta de tempo e um pouco de vontade para acabar...
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página