Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Shell 15W50

Tópico em 'Mecânica' iniciado por João P. Carvalho, 5 Nov 2010.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por João P. Carvalho, 5 Nov 2010.

  1. Boa tarde.

    Ando já algum tempo para fazer esta pergunta:

    Gostaria de saber qual o equivalente actual do óleo 15W50?
    Quais as propriedades deste oleo? É de base mineral ou semi-sintetica?
    Tenho um carro +- velhinho (volvo 1.7 Turbo) e tem um autocolante da volvo com os fluidos recomendados (na época, obviamente), todos da Shell.

    15W40 vejo muito por aí mas 15W50 nao vejo em lado nenhum.. Uso neste momento, a conselho de um mecanico, o visco 5000 (10W40) mas com o aviso que este oleo é ligeiramente mais fino que o original.

    O tal do qual gostava de saber algo, era mesmo o 15W50... Defeitos e virtudes e sobretudo se ainda há visto que já é oleo para ter os seus 20 e tal anos
     
  2. Eu uso Visco5000 no 206, é um bom oleo e barato.
    Mas par ao classico uso e usarei sempre o Visco2000! Baratuxo, bom e mineral!
     
  3. Tive um carro desses e só punha o ELF Competition 10W40, alias, nos meus carros só meto ELF, é caro mas é muito bom.;)
     
  4. Sim mas o que me foi dito, e penso que tem alguma lógica, daí a questao que coloquei, é que o 10w40, a 100ºC (á temperatura normal de funcionamento) tem uma viscosidade mais baixa que o recomendado para este motor em concreto.. Por via das duvidas, tenho mudado o oleo (10W40) aos 7500km e tento nao puxar pela mecanica enquanto nao tiver satisfeito esta duvida.
    O tradicional 15W40 continua a ter o índice de viscosidade a 100ºC semelhante ao do 10W40, mesmo sendo mineral.
    Ora penso que o 15W50 também é mineral. Confirma-se?

    O oleo W50 é (pelos vistos) ligeiramente mais viscoso a 100ºC e este motor tinha esse índice como o recomendado na época e mudas de oleo aos 7500km. (recomendaçao oficial)

    Agora 15W50 nao vejo em lado nenhum:huh: ... Existe 10W50?
     
  5. Antonio Madeiras - Novo no forum

    Existe o oleo 15W-50 no mercado, mais no mercado profissional, e normalmente é semi-sintético (os que conheço). Este óleo hoje, é recomendado especialmente para viaturas pesadas, não para ligeiros e muito menos para clássicos.
    O que é recomendado para clássicos é um oleo mineral, com uma viscosidade SAE 20W-40, 20W-50 ou 15W-40.
    Um óleo W50, para responder á sua duvida, não é mais viscoso a 100ºC. o seu comportamento no interior do motor, e de acordo com a temperatura ambiente, tem um "deslizar/escorregar" mais lento, em relação a outros como sejam W40, W30 Etc.
    Sempre que veja essa designação (SAE) XX W30/40/50/60 etc, não tem qualquer relação com o nivel de qualidade, mas sim de comportamento, perante a temperatura ambiente.
    Sobre a marca a utilizar, não é (NADA) importante, o que é importante é o nivel de qualidade API ou ACEA e a viscosidade SAE que lhe recomendo um 15W-40 ou 20W-50. Se necessitar de mais ajuda, indique-me Ano de construção, Modelo e Km (após reparação se for o caso).
     
    Nelson C. Santos gostou disto.
  6. Caro Antonio Madeiras.

    Obrigado pela explicaçao. Estamos sempre a aprender e isso é uma das benesses de um forum dedicado.

    Jp
     
  7. Boa tarde ! Existe Castrol GTX 15w50 Mineral ... grande oleo por muito bom preço na minha opinião ...
     
  8. Exactamente, era isso que eu vinha dizer, eu uso o Castrol GTX que se arranja com facilidade em 15W50. Aliás, essa viscosidade ainda é relativamente comum, pelo menos neste óleo encontra-se em qualquer parte, e é um óleo de boa qualidade.

    Quanto ao dilema mineral ou semi-sintético, sinceramente penso que desde que o mineral seja de boa qualidade, num clássico tanto dá. As mudas devem ser regulares, e um clássico faz menos km por muda de óleo, por isso não se ganha nada de significativo com óleos semi-sintéticos.

    Agora em tempo mais frio não será prejudicial usar o 10w40, mas de facto em motores mais velhinhos uma viscosidade 40 pode ser pouco.

    Um abraço!
     
  9. boa tarde sou novo por aqui tenho um suzuki vitara de 92 com 210 mil km na última muda de oleo pus 15w40 galp ficou a deitar muito fumo e a bater muito as válvulas sera ke devia por um oleo mais grosso? precisava de uma ajuda ja me disseram pra por um aditivo que ha stp oleo motor? ou mudar pra um oleo mais grosso como 15w50/20w50/25w60.
    obrigado
     
  10. Só uma curiosidade, a Volvo recomenda especificamente o Shell?
    O 1.7 é de origem Renault e, como é sabido, a parceria Renault-Elf já existe há muitos anos.
    Mais uma vez, é uma mera curiosidade.
    Quanto ao 15W50, como já foi dito, a Castrol tem isso.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página