Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Retirar ventoinha directa para indirecta

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Joao Cunha, 8 Jan 2011.

Tópico em 'Sistemas Eléctricos' iniciado por Joao Cunha, 8 Jan 2011.

  1. Mais uma modificação que penso em fazer muito em breve,e gostaria de dicas de como o fazer,vou tentar explicar.
    O meu carro tem ventoinha directa ou seja está sempre a trabalhar mesmo em frio,o que quero fazer é retirar esse sistema e meter uma ventoinha eléctrica presumo que seja ligada a algum relé e por sua vez também há válvula de temperatura.
    Alguém já fez isto?
    Quais os ganhos,pelo que sei o motor fica mais "livre"?
    Agradeço desde já toda a info. possível.
     
  2. Falas da ventoinha com centrífugo ou a chamada "viscose" certo?;)

    Sim, de facto o motor fica mais livre porque não precisa de fazer esforço para rodar a ventoinha;)

    Ao montares uma ventoinha eléctrica ganhas mais facilmente uma rápida diminuição da temperatura da água porque esta actua logo de imediato assim que a válvula dispara enquanto com a de viscose, o próprio motor do carro com maior velocidade vai fazer rodar mais depressa a ventoinha, logo maior esforço mas no caso do carro estar parado numa fila de trânsito a ventoinha roda à mesma rotação do motor fazendo com que a temperatura da água suba e aí é está a vantagem de ter a ventoinha eléctrica;)

    Sim a ventoinha necessita de um relé para a válvula de temperatura ao disparar fazer fechar os contactos no relé para este deixar passar corrente para a ventoinha;)

    Espero ter ajudado;)
     
  3. Ajudaste e muito Diogo.
    Obrigado. :feliz:

    Agora ando há procura na net esta transformação pois de certeza que já alguém a faz.:D
     
  4. Faz como eu fiz no KE, deixei a original e meti uma electrica :D quando apanho subidas em esforço , ou em cidade , ligo um botão que faz acçionar a eléctrica :feliz:
     
  5. Amigo João, movi o topico pra " Sistemas Eléctricos" , que é onde (penso) que se enquadra melhor :feliz: Espero que nao te importes :D ! abraço :feliz:
     
  6. Claro que não só tenho a agradecer por acaso tive para meter nessa zona mas fiquei com o dilema de ser uma modificação eléctrica ou mecânica.:D
     
  7. Mas Sr.Comissário, ao deixar lá a original mantém-se o problema de esta continuar a puxar pelo motor, o que se pretende evitar e haver um ganho de rendimento deste.
    É um circuito simples de fazer para quem tem algumas luzes de electricidade e saiba como montar um relé. Tem de ter as peças certas para essa montagem. Mas o essencial é a electro-valvula que faz disparar o relé á temperatura certa ou pretendida, e que sirva perfeitamente no carro em questão.
    Já o fiz mas com comando manual, num carro para provas de rally de curta distancia, tendo feito o mesmo para ligar-desligar o alternador.
     
  8. A kits no mercado com todo o material necessario (incluindo sistema electrico) com instrucoes de montagem.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página