Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro Mini 1000 - 1982

Tópico em 'Minis' iniciado por Elio Gil, 25 Jun 2008.

Tópico em 'Minis' iniciado por Elio Gil, 25 Jun 2008.

  1. Boas pessoal,

    Abri este topico para ir metendo umas fotos do meu Mini 1000 que comprei no dia 9 de maio 2008.

    Como sempre o chapeiro é "O Mano" da Povoa do Val de Trigo/Belazaima que se vai ocupar do restauro a nivél de chaparia. Quanto à mecanica é o preparador Narciso Almeida que se vai ocupar de dar mais uns cavalitos ao Mini.

    Desde ja agradeço a todos os "ministros ou ministras" que me dêem alguma dicas e conselhos, ha sempre erros que cometemos e que por vezes podem ser evitados com um simples conselho/dica.

    Um abraço.:D

    Elio Gil
     
  2. aqui vão algumas fotos. (o filho da mão anda a aquecer não sei porquê, tenho de o levar ao mecanico).
     

    Ficheiros Anexados:

  3. mais algumas :
     

    Ficheiros Anexados:

  4. Elio tira um foto ao motor para ver uma coisa, mais propriamente á ventoinha do radiador;)
     
  5. Já vi...
    Tens a ventoinha do radiador montada ao contrário...Por isso aquece...
     
  6. é pa... ganda Ricardo !!!!!!!!!!! obrigadissimo !!!
    vou mandar meter a ventoinha no sitio e depois digo-te alguma coisa.
    um abraço.
     
  7. Se quizeres vir no sabado com ele a Aveiro levo-te a um verdadeiro especialista de minis e não te vais arrepender, pergunta ao Francisco Ferreira;)
     
  8. Ta muito porreirinho o miniB)

    Boa sorte com a machine:D;)
     
  9. Ricardo,
    obrigado pela proposta. Sabado não posso mas fica DE CERTEZA para outra altura.
    Assim que tenho um momentinho depois mando-te um mp para saber se estas disponivél para me apresentares o especialista.
    Um grande abraço.
     
  10. Vendo as jantes e os bancos (frente e atras).

    Jantes: 60 euros (as quatro)
    Bancos: 30 euros (frente e atras)
     
  11. Boas saudações ministas, tambem eu estou a restaurar um mini se percisares de alguma ajuda dispõe que tipo de preparação do motor estas a penssar fazer???
    Quando o carro estiver na oficina diz-me que vou lá dar um salto para meter o bedelho.
    Quanto ao aquecer é perfeitamente normal neste carro,foi o eterno problema, mas nada que um radiado adapetado no By pass da sofagem e um de oleo não resolva...
    Eu pessoalmente não gosto de radiador frontal, ocupa muito espaço e não refrigera tanto como a solução que te expliquei para alem de deixar a frente do carro mais pesada.


    Abraço se quiseres passa no meu topico... ;)
     
  12. em principio estou a pensar em ficar com o motor 1000 e prepara-lo (meter um carburador maior, colector, linha de escape, bomba de gazoza com débito maior, kent cams, talvez mais alguma coisa mas tenho de ver isso com o mecanico) e a caixa de velocidades nao tenho a minima idéia do que posso fazer...

    quanto ao arrefecimento do carro, repete la o que é preferivél meter sff ? desculpa mas nao sou mecanico e preciso que me expliquem as coisas como as crianças :))

    um abraço.
     
  13. Se ainda estiveres interessado eu quero os bancos!!!
     
  14. os bancos estao vendidos ao Miguel.

    resta a jantes...
     
  15. Boas Gil, então vamos lá ver se te consigo esplicar:
    Quanto ao motor como vais abrilo e se fores fazer um aumento de potencia não seria pior rectificalo para uma maior cilindrada isto é se tiveres um motor 1000 (997) até 1964 com um cilindro de 62.43mm de diametro e 81.28mm de curso ou comprimento podes fazer um motor 1275, 1294 ou 1380 por exemplo sem ter de encamisalo, já se tiveres um bloco posterior a 1964 um 1000 (998) com 64.58mm 76.2mm com menos curso já estas mais condicionado, mas depois tratas disso com o Narciso, quanto a Arvore podes colocar uma Kent Road Rally ou uma Swifetune SW5 que te eleva a rotação lá para 7000rpm, contudo não deve comprometer o motor e tens que preparar a cabeça relativamente ás molas valvulas etc. Na carburação penso que para o teu caso seria melhor colocares uns duplos Su Hs2 como tem os cooper S.
    Agora vamos a refrigeração e ai já te posso ajudar mais com a minha experiencia o que te espliquei é uma adaptação que é feita nestes carros para melhorar o desenpenho do motor não o deixando aquecer demasiado para evitar que parta por exemplo.
    Então neste caso e na minha opinião pessoal que já te vou fundamentar é perferivel manter o radiador primario que tem um arrefecimento constante da agua gerado pela correia distribuição e adaptar mais dois radiadores pequenos um de oleo que é colocado na frente do carro junto a grelha e que liga ao by-pass do filtro de oleo e outro de agua que é colocado tambem na frente do carro junto a grelha para levar sempre com o ar fresco do andamento e que é ligado na entrada da sofagem do motor. Vai haver logo um aumento do volume de agua levará mais uns dois litro de agua que somado ao peso dos radiadores haverá um aumento do peso na frente da viatura de cerca de 6kg o já com tudo cheio, isto não altera muito a caracteristica do carro e da sua consepção e vais obter um arrefecimento muito bom a temperatura ideal de um motor é de 80ºc sencivelmente.
    Existe outra forma de contornar esta situação mas na minha opinião não é muito fiavel, é a colocação de um radiador frontal que terá tambem que levar uma ventoinha electrica como tem os carros dos nossos dias e um deposito com cerca de tres litros de agua para este circuito fechado o que no final com tudo cheio vai prefazer um total de cerca de 20kg o que é muito mau porque estes carros co uma traseira muito leve vão ficar ainda com menos atrito ao curvar para alem disso o motor do mini esta muito bem balaciado pois tem o radiador do lado direito que contrabalança o peso do conjunto de embraiagem do lado esquerdo, logo se for feita esta alteração vamos esforçar a suspenção frontal esquerda tendo depois que ajustar o carro.


    Obs: esta é apenas a minha opinião pessoal deve ser ponderada e deve esperar que alguem de prenuncie mas das maquinas que já conduzi gostei mais das que tinham radiador lateral.

    Abraço, Diogo Lima :huh:
     
  16. Elio, conheço perfeitamente o "mestre" Narciso Almeida de Ermesinde, foi ele que "mexeu" no motor do meu Mini. Ele é o melhor preparador de Minis de competição, ele apoia técnicamente o piloto César Leite da Minicompetition, quem conheço pessoalmente.
    Força nesse restauro.
    Sobral.
     

    Ficheiros Anexados:

  17. quero que ele fique com estes farois suplementares... (alias a foto é a do mini do Francisco L.F.)
     

    Ficheiros Anexados:

  18. com estas jantes (REVOLUTION 5x12 - bordo polido e interior preto)...
     

    Ficheiros Anexados:

  19. Um motor 998cc bem preparado, fica muito engraçado com picos de rotação muito elevados e com um cantar bem diferente de um 1300cc. A meu ver preparar um motor 1000 é preferivel o do cooper 998, embora muito parecido ao 1000 normal, a cabeça já tem valvolas maiores,pistons direitos etc.. Tem um contra muito grande preparar um motor 1000 custa bastante mais dinheiro e o material especial não abunda.
    Quanto ao arrefecimento do motor, com um radiador de agua especial de duas fiadas de canais da Mini Spares e um termostato de 74º e se o motor estiver bem a ponto nunca mais tem problemas de aquecimento.
    Cumprimentos
     
  20. obrigado pelos conselhos, sao bastante uteis ;)
    ate ja mudei de ideias desde que abri este topico quanto ao quero fazer com o motor.
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página