Restauro do meu Mercedes 220b de 1961(rabo de peixe)

Boa noite Sr. Fernando, que belos avanços que este restauro já leva.:)

Pois é, os paineis das portas do meu carro foram todos retirados (descravados da porta), uma pessoa nem faz ideia da quantidade de ferrugem que está entre a união do painel com a estrutura da porta...

Cumprimentos,

Nuno Ferreira

Fernando L. G. Pinto disse:
Bom, toda a ferrugem não é fácil, tudo depende da qualidade dela e se o contacto é possível ou não. O ideal será retirar o painel e depois limpar tudo, claro está se o tipo de porta o permitir.
Aconselho ver um video do Carlos Timochenko, no youtube, onde ele trata das portas de um carro com o uso de carbonato de sódio, água e um carregador de baterias. Vale a pena perder uns minutos a ver. Salvo erro são 5 vídeos, correspondentes a outros tantos modelos de carro.
Não utilizei aquele método porque não consegui arranjar o produto que ele usa.
 
OP
OP
F
Isso é bem verdade Nuno, mas as portas do meu como estavam em razoáveis condições optamos por não as desforrar, embora concorde plenamente que o melhor trabalho é como você fez.
As minhas portas, depois de lhes aplicar o primário, vão levar mastik nas zonas das soldas e onde houver chapas sobrepostas para não haver acumulação de humidade nem de lixo.
 
OP
OP
F
Uma porta mais a ser restaurada e aproveitou-se o dia para começar o tratamento do tejadilho, colocou-se placas de insonorização - as bandeiras que se vêem nas fotos! - para que as chapas que se mandou quinar não fiquem em contacto directo com a chapa do tejadilho.
Soldaram-se já os reforços do tejadilho.
As placas são produto alemão da marca Forch.
 
OP
OP
F
Depois de consertado o tejadilho voltamos a pegar nas portas, na primeira foto ainda em estado "bruto".
Após terem sido desempenadas as portas do lado esquerdo foram lixadas com uma lixa de grão 60 aplicada na rebarbadora. Posteriormente, irão ser lixadas com grão 100 e 120.
 
OP
OP
F
Tenho pena de não poder mostrar fotos do conserto das restantes portas, que tiveram tratamento igual, porque esqueci-me de as tirar.
Entretanto, os guarda-lamas também foram objecto de pequenos acertos, nomeadamente levaram pontos de calor(aqueles pequenos círculos visíveis na chapa) porque estavam ligeiramente arredondados a meio.
Além disso, uma das portas já tem epoxy aplicado, embora dado rareado.
 
OP
OP
F
Caros portalistas, depois de uns dias de pausa, por motivos que todos sabem, cá estou eu a dar notícias da evolução do restauro. Não tenho trabalhado tanto quanto desejava por problemas de saúde e devido ao facto de as noites estarem mais frias, atendendo a que trabalho praticamente ao ar livre.
Ainda é um bocado cedo para escolher a cor, já pensei num azul escuro mas actualmente estou mais inclinado para uma cor clara, talvez um branco(velho) pérola!
 
OP
OP
F
Obrigado a todos pelos votos expressos.
Lá conseguimos fazer mais uns trabalhinhos de limpeza e lixagem, como se pode ver nas fotos, principalmente no capô.
 
Topo