Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Restauro de BMW E21 320/6

Tópico em 'BMW' iniciado por Carlos Alberto Meneses, 16 Mar 2010.

Tópico em 'BMW' iniciado por Carlos Alberto Meneses, 16 Mar 2010.

  1. Estas são as fotos do meu BMW E21 320/6 de 1982 quando o vi pela primeira vez á beira da estrada e me apaixonei por ele e tendo em conta que foi um modelo que foram vendidos poucos em Portugal resolvi que ele merecia uma nova vida :
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Aqui já na nova casa , quando se começou a analisar mais em detalhe os maus tratos e a delinear a estratégia futura da recuperação , tendo em conta que se trata de um carro com 28 anos podia estar pior mas também podia estar melhor , agora o ronco do motor de seis cilindros é que continua a impressionar , toda a gente quando olha para ele não dá nada por ele mas quando o ouvem a trabalhar dizem logo que está ali uma máquina a sério e interessam-se logo por saber mais coisas sobre ele.

    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    Com o tempo há-de ficar um brinquedo engraçado , para os passeios .
     
  2. realmente, foi muito mal tratado, mas merece sem dúvida uma nova vida e alguém que o trate como ele merece... os meus parabéns e força com o projecto!
     
  3. Tens a certeza que é um 6? pela foto parece-me um 4... de qualquer modo um excelente carro. parabéns ;) Muitos preferem um 4 a um 6...;)
     
  4. Relamente aqueles 6 parecem muito pequenos... só se o motor não for original.
     
  5. :D Bem visto , isso é o que se chama olho clínico , problema é que a foto do motor está errada essa é do E21 carro dador de peças de carroçaria e estava misturada com as outras , agora já vou postar a correcta para tirar dúvidas .

    [​IMG]


    Sem duvida nenhuma que é um seis cilindros , porque além de conhecer bem os BMWs já tive de lhe mudar as velas , e já está na prateleira um conjunto de cabos e distribuidor novos para ele , cá foram pouco divulgados os 320/6 mas noutros países até existiram versões com 3 carburadores duplos para as provas , ele de origem trás um carburador quadrupulo Solex 4A1 mais conhecido pelo quadrijet , que monta também em alguns Mercedes , Pontiac , Bentleys , Etc. da época , é assim como base para uns melhoramentos é superior ao 323i porque tem mais margem de manobra por ser de carburador , ele de origem vem com 122 Cvs.
    Quanto a preferir um 4 cilindros a um 6 , eu como tenho vários BMWs tanto com 4 como com 6 acho que em suavidade , fiabilidade e trabalhar bonito prefiro o seis cil. , apesar que até agora nenhum dos de 4 me deixou mal .
     
  6. Sabem que isto ao fim do dia de trabalho por vezes nós e os computadores não batemos em consonância , mas não é nada grave e que não se possa corrigir.
     
  7. Parabéns Carlos!

    Mais um BMW para a família Menezes.
    Antes de mais, um grande abraço ao filho que conheço das lides dos E30.
    Sou o dono orgulhoso de um E30 cabrio...aquele que ficou muito bem colocado em 3º lugar na prova do nosso último encontro do éxtinto fórum E30.pt. Aquele branquinho...de BBS Rs nas rodas...

    O E21 é um carro que sempre me fascinou. Aposto que esse "six"...vai ficar um brinco!
    Abraço Minhoto e espero que tudo esteja bem aí pelo Cartaxo!
     
  8. :D
    Olá Hugo , não me ia esquecer do teu branquinho (logo eu que gosto de BMWs Branquinhos) ainda por cima espectacular como ele estava .
    Quando vieres a LIsboa vê se fazes uma visita ao Cartaxo , tanto eu como o Pedro e o Sérgio teremos muito gosto em te receber para trocarmos umas ideias e pôr a conversa em dia .
    Quanto ao E21 com tempo quero ver se consigo fazer uma máquina daquelas á maneira.
    Abraço.
     
  9. Sim em suavidade e sonoridade um 6 cilindros é realmente um encanto, a preferência de muitos pelos 4, tem apenas a ver com o envenenamento ;)
     
  10. Parabens pelo Tubarão!

    Qual é a ideia? ficar original? Venenos da época?
    Esse tem travão de disco a trás? e Lsd?

    à uns 5 anos atrás estava para ficar com um igual mas azul metalizado....

    força com o Animal,
     
  11. grande máquina.... esses 6 sem duvida que mandam um bom hino para os nossos ouvidos...
     
  12. Ele é para levar um veneno discreto á época , eu gosto dos carros bem equipados mas com material da época deles , já tenho um kit completo da Zender do ano do carro (avental de trás , spoiler da mala , embaladeiras e avental da frente ) aliás tenho vários catálogos de extras para BMW da época do carro , vai levar amortecedores Koni Sport Reguláveis e molas especiais para o baixar um bocadinho sem exageros mas agarrar a máquina á estrada , em termos de casquilhos de suspensão vou mandar vir de Inglaterra da Superflex um kit específico dele .
    O escape como não podia deixar de ser , já tenho um conjunto de colectores independentes para ele idênticos aos da minha IX , e depois vou fabricar a restante linha de escape com um upgrade para ir buscar potência mas sem muito barulho , e ficar pronto para futuros aumentos de potência .
    Como costumo dizer com calma vai ficar ao meu gosto é uma questão de disponibilidade de tempo e a€rios :) .
     
  13. Novas fotos do trabalho .
    Já em renovação com algum material do E21 dador que estava em melhor estado de chapa .
    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Já está mais branco que verde , é que o outro carro era para ir para uma corridas malucas estava em excelente estado e assim tudo o que o que estava melhor foi mudado para este , sempre se poupa trabalho de bate-chapa , que é aonde ele está agora .
     
  14. isso promete.... venham mais novidades!!!!
     
  15. Olá Carlos,

    Só agora vi o tópico desse belo achado de "beira de estrada". Nem a chuva a cântaros desse dia impediu que viesse para nova morada! Quanto ao trabalho em curso, de muito bom nível, vai parecer outro brevemente pois "mimos" não lhe vão faltar! ;)

    O ronco desse six confesso que impressiona e a "embocadura" desses carburadores também. Seria um foto bem tirada ...

    Abraço amigo e boa continuação.
     
  16. Sr Carlos conheço já do extisto forum e30,e conheço a sua paixao pelos bmw. E este carro irá ficar soberbo a julgar pelos companheiros de garagem :). Kit zender belo achado era ajudar mt no carro vai assentar mt bem msm. Abrx
     
  17. Esse modelo e lindo alias como quaze todos os bmw. boa sorte para o restauro e bons passeios depois
     
  18. boa sorte para esse restauro :D
     
  19. Bem esses mimos são de Guerra!

    Mas ja pensaste em mudar o sistema de carburação? 3 duplos weber 40..... não é complicado e o cordeiro ficava um lobo mau.... é só uma ideia.....
     
  20. Não é complicado , porque existiu essa versão com 3 Webers duplos , aliás ainda há pouco tempo esteve á venda no Ebay um conjunto desses ( 3 Webers Duplos , colectores e peça do filtro original aonde estava gravado em relevo e em letras grandes 320/6 ) era espectacular mas muito caro e eu quero pôr veneno mais discreto sem alterar muito as características do carro e para brincar basta-me ir buscar o 320is ou a 325ix que já dão que fazer a conduzir .
    Aliás eu quero um carro que tanto dê para participar num desfile de clássicos sem destoar como numa prova de regularidade e possa circular em estrada sem restrições ou constrangimentos .
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página