restaurar chapa com fibra de vidro

amadeu pires disse:
afinal e conforme tinha dito há uns tempos, vi hoje num manual técnico da Haynes estas imagens que mostram como fazer o trabalho supra cito.

como o portal não aceita imagens grandes, meti-as dentro do m/ site. cliquem nestes links:

http://www.viseudesign.com/Digitalizar0003.jpg
http://www.viseudesign.com/Digitalizar0005.jpg

cumprimentos

eu e o meu colega, estamos a restaurar um corolla 1200 e tinha alguns podres, e entao decidimos tapar os boracos com fibra e rezultou muito bem, mas atenção so resulta se o podre nao for muito grande.
 
OP
OP
amadeu pires

amadeu pires

Clássico
fernando joel machado disse:
eu e o meu colega, estamos a restaurar um corolla 1200 e tinha alguns podres, e entao decidimos tapar os boracos com fibra e rezultou muito bem, mas atenção so resulta se o podre nao for muito grande.

sim, eu tambem não arriscava em superfícies grandes.
nesse caso é melhor recortar toda a zona do pôdre e mandar quinar chapa zincor com a medida e formato. é fácil e corrente fazerem isso.

mas voltando à fibragem, viu que na zona a cobrir pela fibra a chapa tem de ser rebaixada o suficiente para encher com a fibra, senão fica ali um ressalto.
 

Ricardo F Costa

YoungTimer
boas pessoal, em relaçao em tapar podres com fibra nao é muito bom, pois eu ja vi carros que foram remendados com fibra e passado uns tempos eram só foles no sitio onde tinha levado fibra.
 

paulo miranda

YoungTimer
boas ,

so fica com foles se for mal feito, e depende da fibra que se usa e como, muitas vezes uso fibra para fazer "remendos" mas mesmo ´so remendos, pois o ideal é retirar a xapa podre e substituir, mas ok

se se usar fibra , ter atenção à fibra que se usa, os buracos podem ser grandes ou pequenos tanto faz, o inconveniente se for um buraco grande é que fica com menos resistencia ou dureza em relação à xapa

como fazer, bom existem várias formas

para evitar bater a xapa, para não ficar com altos, sempre que possivel aplicar a fibra por dentro, depois acertar por fora , pode ser com betume, ou mesmo com fibra, existe uma tipo betume exelente para o efeito

a fibra que se dá por dentro, caso seja possivel, se o buraco for pequeno existe uma em pasta salvo erro P40, muito boa, se o buraco for grande usar fibra em tela, uma camada de telea, resina rede metálica e mais duas camadas, depois alizar pelo lado de fora com fibra tipo betume , evitar a que é do tipo "linhosa"

caso sejam buracos onde não seja possivel chegar por dentro, enfiar para lá jornal até começar a ficar xeio depois enfiar a fibra o mais que se possa, depois alizar pelo lado de fora, a xapa onde se vai aplicar a fibra deve estar o mais limpo possivel

claro que cada buraco é um buraco, e para cada buraco existe uma maneira de o tapar, caso não seja possivel desta maneira, entáo terá que se bater a chapa, mas quanto a ficar com foles, acho estranho, pelo menos nunca me aconteceu,

restaurei recentemente uma 4l descapotavél, a carroceria é toda em fibra assim como guarda lamas etc. tive que reforçar algumas zonas inclusivé onde passa a coluna de direcção e a zona do tablier, e ficou impecável

no entanto em chapa relembro, so usar a fibra em ultimo caso, sempre chapa
aproveito para dizer mais uma coisa, uns sabem outros não, muitas vezes usamos betumes directos à chápa viva e depois damos lixa de água, isso não se deve fazer, deve ser sempre usada lixa a seco, pois o betume absorve a água , logo a chapa vai enferrujar e pode saltar o betume a longo prazo

lixas de agua em betumes so se estes forem aplicados á tinta

espero ter ajudado
 

luis paulo

FIRE STARTER.....
Eu nunca uso isso! Principalmente num automóvel clássico! Prefiro cortar onde esteja podre até a chapa oferecer resistência. De seguida faço um molde em chapa e soldo!
Não tenho a certeza, mas parece-me que dá menos trabalho e fica bem melhor....
Isto é só a minha humilde opinião...
Abraço
 

Valter Esteves

Clássico
luis paulo disse:
Eu nunca uso isso! Principalmente num automóvel clássico! Prefiro cortar onde esteja podre até a chapa oferecer resistência. De seguida faço um molde em chapa e soldo!
Não tenho a certeza, mas parece-me que dá menos trabalho e fica bem melhor....
Isto é só a minha humilde opinião...
Abraço

Estou completamente de acordo com o Luis, um restauro para ser restauro tem de ser assim, do resto são só remendos, digo eu...
Se virem o meu restauro na minha garagem podem-no comprovar.

Abraço
 

Mário Macedo

Datsunbat
Boas!

Da experiência que tenho e pelos carros que tenho visto e que também já ajudei a reparar, a fibra não é grande solução, pois alongo prazo faz alastrar a ferrugem para a zona boa da chapa onde a fibra está em contacto!!!
Nada como usar chapa e fazer logo de uma vez o trabalho!

Na oficina de uma amigo meu, ele usou fibra para disfarçar um rasgo de chapa, tratou-se a chapa e aplicou-se a fibra, passados uns tempo o cliente bateu novamente no mesmo sítio e aí tev que levar uma peça nova, mas onde quero chegar é que a zona que tinha levado a fibra estava podre, mesmo podre...não quero exagerar mas isso aconteceu em 2 anos ou assim!!!

Portanto chapa é e há-se ser sempre, na minha perspectiva a melhor solução!!!

Cumps.
Mário
 
Para fazer uma sandwish de ferrugem não há melhor que este método.
Por experiencia própria, este método acelera o aparecimento de ferrugem. Depois, em vez de um boraquito, ficamos com uma caverna e uma coisa que podia ser simples transforma-se num problema que, a maior parte das vezes, nos obriga a meter um painel novo.
 
OP
OP
amadeu pires

amadeu pires

Clássico
não sou apologista da fibra em restauros de chapa. apenas quis demonstrar que é normal e possível alguem poder usar esse meio técnico quando bem achar.

agora em relação a alguns comentários sobre a fibra ser como que um agente da ferrugem, não concordo de todo.

se observarem bem o trabalho que um (bom) dentista faz com uma cárie, é precisamente o mesmo com a chapa. ela tem de ser completamente limpa até ao último milímetro de ferrugem e não deixar passar de um dia para o outro a aplicação da fibra. o trabalho tem de ser feito em continuado, tipo desenferrujar, limpar, fibrar e atenção: fibrar sem deixar bolhas de ar.

o que têm visto dos maus exemplos falados é que os executantes não fizeram boa mão-de-obra.

e outra coisa: aqui a única questão em relação à alternativa da fibra é que esta não exige maquinaria de soldar nem a subsquente experiência em soldar e bater chapa fina que não é para todos.
 
Topo