Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Renault 5 !AJuda!

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Miguel Ângelo gomes, 14 Ago 2008.

Tópico em 'Mecânica' iniciado por Miguel Ângelo gomes, 14 Ago 2008.

  1. Boas noites amigos dos clássicos, venho aqui contar o meu problema, adquiri recentemente um renault 5 TLc de `79, o carro esteve parado em garagem 9 anos, tem 90000 klm e teve um dono, entretanto já se conseguiu trocar a bateria e os cachimbos das velas, o filtro de ar e o do óleo não foram preciso trocar, porque estavam novos, ele pega muito bem, não tem problemas no arranque, nem se ouvem barulhos no trabalhar.

    Agora vêm os problemas:

    1º É normal pelo carro ter estado tanto tempo parado, sair fumo mesmo quando já foi posto a trabalhar num total 20 minutos? ou será porque ainda não tive tempo para mudar o óleo?(eu sei que parece uma pergunta um quanto parva, o problema é que pressinto o pior :rolleyes)

    2º Reparei que quando acelero, sai um pequeno vapor/fumo da tampa do óleo, agora não sei se será do vendante da tampa ou alguma coisa pior.

    3º A cabeça do motor e o bloco está sujo com uma espécie de massa escura que parece óleo velho com poeira, algum palpite de onde será a fuga? ou será esta sujidade normal? Em principio lavar-se-á o motor para se identificar se existe fugas.

    Cumprimentos Miguel Gomes e espero que ajudem please B)
     
  2. essa massa escura a que te referes nao sera algum tipo de cola para vedar algumas fugas????
     
  3. não deve ser, porque cobre o motor todo e é uniforme, parece mesmo óleo velho, misturado com poeira
     
  4. 9 Anos parado?? Então surgiro que começa-se por mudar o oleo e o respectivo filtro, isto mesmo que seja "novo" e talvez a velas, de seguida uma lavagem ao motor (exterior) para tirar tudo os que esteja agarrado e a partir daí terá uma visualização melhorada a respeito de alguma fuga que possa existir.
     
  5. pode ser a junta da cabeça danificada.
     
  6. pois também suspeito disso, e quanto ao fumo/vapor pela tampa do oleo será do vendante da tampa do oleo ou está a passar compressão?
     
  7. isso deve ser a cabeça do r5 um pouco pifadao_O
     
  8. nada disso, o vapor é a condensação que se forma dentro do motor e tubo / panela de escape, nos primeiros minutos que se liga o carro, se não falhe e dizes que trabalha certo nao há problema, depois de dares uma volta verás que isso desaparece , é normal ;)isso acontece quando o motor está frio, uns carros nota-se mais que outros :feliz:URGENTÌSSIMO: mudar , oleo , filtros de oleo,/ar, velas, ver o paltinado( ferrugem no pólo), e o oleo da caixa de velocidades, isso depois de 9 anos o oleo fica numa borra , muito bom pra danificar o motor:(-, á, já me esqueçia, filtro de gasolina :feliz:
     
  9. Upsss, só agora li com calma:ooesse fumo da tampa de valvulas, pode ser já um pouco de compressão a passar :(-faz-lhe a revisão e anda uns dias de olha na temperatura e nivel de oleo a experimentar;)( pode não ser nada ;))
     

  10. esta dito esta dito!! quem sabe sabe!!B)
     
  11. OK malta muito obrigado pelos conselhos, vou tentar fazer isso tudo quando tiver tempo, depois dou noticias, hoje já tive a ver um kit de juntas e ronda os 30 euros, vamos lá ver se vai ser necessário.

    Cumprimentos Miguel gomes
     
  12. faz uma revisao geral nisso limpa tudo bem limpinho filtros e mesmo o motor e tudo por fora depois verificas se há fugas (como ja foi dito!) Acho que é o melhor a fazer! Boa sorte
     
  13. Como se pode muda o óleo da caixa?

    É que o bujão de entrada de óleo é na lateral e não estou a ver como é que pôe óleo lá dentroo_O...

    Miguel, disseste que o R5 andava a perder óleoo_O...

    Isso acontece por baixo do motor? Se for é a anilha do bujão que está gastao_O...
     
  14. A todos, muito obrigado pela ajuda. Diogo, que o mal do renault 5 fosse esse! mas infelizmente não é:rolleyes, o óleo cobre o motor todo, não sei se será o vedante da tampa do óleo, ou alguma junta que já se foi...

    Alguém consegue identificar a causa do vapor/ fumo que sai da tampa do óleo? Ou será apenas o respiro do motor?

    UM abraço Miguel Gomes
     
  15. Se o óleo cobre o motor todo deve ser a junta da cabeça que deve estar gastao_O, é tirar a cabeça e ver...

    Mesmo com a tampa fechada o fumo sai? Se for isso é porque a junta da tampa está gastao_O...
     
  16. Boas, problema resolvido, afinal não era nada de especial, simplesmente o tubo que faz circular os gazes do motor para o carburador estava desligado á muito tempo, fazendo com que acumulasse grande quantidade de oleo (em Vapor) em toda a baia do motor.

    Obrigado a todos pela ajuda, um abraço, Miguel Gomes
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página