registo de moto

Telmo Soares

YoungTimer
Boas, tenho uma MOTOM 48 e vou ver se começo para o proximo mes o restauro/montagem da moto mas tenho um pequeno problema, a moto ainda esta registada em nome do meu falecido avô, que tenho de fazer para regista-la em meu nome? Ja tenho a moto em casa há mais de 30 anos, mas o meu pai nunca fez o registo e faleçeu ha quase 2 anos, e como tenho tios estou com receio de ter problemas em fazer o seu registo em meu nome.
 

Hugo_Oliveira

Clássico
Boas

Amigo Telmo, penso que seja assim:

Primeiro, precisas dos dados do teu avô (BI, nº Contribuinte e morada completa), depois os teus dados (a mesma coisa), um impresso do IMTT (documento 8, basta procurar no site), preencher os campos da identificação, é preciso uma assinatura do teu avô (conforme o BI)

Depois levas o impresso a uma Conservatória da tua área de residência, levas fotocópias dos documentos para o(a)s senhor(a)s confirmarem os dados e verificar se está tudo ok para posterior transferência de propriedade.

A moto, se ainda tiver a antiga matricula (da época), tal como o livrete, tens de fazer o pedido de nova matricula e o documento único, só depois é que podes transferir para o teu nome, acho que é assim o mais correcto!!

Espero ter ajudado!!
 

A Cardoso

Veterano
Estás com um grande problema nas mãos.
1- A mota tem que estar na relação de bens do teu avô.
1.1 - A mota está na relação de bens. Pedes uma copia, e o teu pai passa a ser herdeiro da mota tal como os teus tios ou seus herdeiros.
1.2 - Não está na relação de bens, o cabeça de casal tem que pedir uma alteração da relação de bens.
2 - A parte da mota correspondente ao teu pai entrar na relação de bens dele se não entrou, pedir alteração à mesma.
3 - Juntar habilitação de herdeiros do teu avô (o teu pai, tios ou herdeiros deles...) certidões de nascimento, BIs .....
4 - Juntar habilitação de herdeiros do teu pai (a tua mãe, irmãos.....) certidões BIs.....
5 - Todos estes herdeiros assinarem a declaração de venda, com todas estas cópias juntas e registar a moto na conservatória em teu nome, fácil...
6 - Pedir novas matrículas no IMTT.

7 - Juntar uma boa dose de paciência e um saco de notas.

8 - Se um dos herdeiros não estiver de acordo.................

Se conhecerem outra forma avisem também tenho uma mota nestas condiçoes, restaurada e encostada no fundo da garagem, dá uma bela peça de decoração.
 

João Luís Soares

Pre-War
Membro do staff
Premium
Delegado Regional
Portalista
Estando a moto na posse de alguém há 30 anos, não pode tentar legitimar essa posse por uso capião. (Eu não percebo nada dessas coisas, mas sei que isso é possível em casos semelhantes.)
 
Topo