Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Recuperação lenta Motobil EFS GT Super

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Paulo AM Duarte, 24 Fev 2011.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Paulo AM Duarte, 24 Fev 2011.

  1. Ora bom dia, boa tarde ou boa noite conforme a hora e o local em que estiverem a ler este tópico sobre a recuperação de uma Motobil EFS GT Super.
    [​IMG]

    Esta motorizada foi comprada em primeira mão pelo meu pai nos anos 70. Andou uma porção de tempo com ela (às vezes os meus pais e eu e o meu irmão todos em cima). Depois esteve parada. Depois andei eu com ela quando fiz os 16 anos durante uns 2 ou 3 anos e esteve parada mais uns anos até agora em que peguei nela para a recuperar pois a ferrugem já era mais que muita.

    A ideia não é fazer um restauro 100% original mas sim uma recuperação, pintura, etc
    Já comecei os trabalhos no final do verão de 2010 mas só trabalho nela em alguns fins de semana, por isso anda muito devagar.
    Tinha começado a escrever o decorrer do processo noutro forum (motonline) mas parece que o forum morreu e vim parar a este pois meter os restauros em foruns acho que pode sempre ser util a outros que saibam menos que eu e também a mim que sei menos que muitos de vocês.

    O relato continua amanhã
     
  2. A desmontagem tem sido à base de muito muito muito WD40/Bala e força. De resto é só ir desapertando parafusos e tirando fotos para depois lembrar como voltar a montar :)
    Comecei por ir tirando o depósito, malas e outras pequenas coisas. Dá pra ver bem o estado da ferrugem:
    [​IMG]
    [​IMG]

    Tirar o suporte de bagagem deu algum trabalho. Devia ser só tirar os parafusos e puxar pelo suporte mas foi preciso muito WD40 e uma belas marteladas para começar a sair.
    [​IMG]

    Para tirar o banco foi outra carga de trabalhos. WD40 e martelo a trabalhar outra vez. Foi preciso usar esse ponteiro para bater no "veio" da dobradiça do banco para o veio sair e consequentemente o banco.
    [​IMG]

    Alguns parafusos têm-se partido, mas também a ideia é substituir o máximo de parafusos por inox. Vou guardando os velhos mesmo os partidos para depois saber o que comprar.
    Na vareta do travão há um parafuso que parece-me estranho. Alguém me sabe dizer se o parafuso é suposto ter essa rasura ou se isso é apenas desgaste?
    [​IMG]
    [​IMG]

    Já com muita coisa desmontada:
    [​IMG]
     
  3. Já tenho o quadro limpo ou quase limpo :)

    A desmontagem correu relativamente bem tirando o banco como falei atrás, o veio dos pisa-pés da foto abaixo e a direcção que está mais abaixo.
    O veio dos pisa-pés custou a sair porque como descobri e como se vê +- na foto já tinha sido soldado em 2 sitios e também estava um "pouco" torto:
    [​IMG]
    Entretanto já arranjei um veio novo, embora seja mais comprido.

    A parte da frente foi o que me deu mais dores de cabeça. Não estava a conseguir desmontar os amortecedores da frente e as caixas da direcção.
    [​IMG]
    Lá escaranfunchei um pouco esta porca de plástico:
    [​IMG]
    Pensava que era uma anilha mas era uma porca e depois de ficar com alguma folga até desenroscou bem. Lá consegui ter a direcção desmontada:
    [​IMG]

    Uma duvida. Desmonta-se essas duas peças de cada ponta da coluna de direcção, certo? Como? Já tentei e não consegui nada...
    [​IMG]
    Também ainda falta tirar o canhão da tranca de direcção. Como se tira? É com alicate de pressão e puxar e rodar ao mesmo tempo?

    O quadro está assim, acho que só falta tirar o canhão da direcção e essas peças das caixas de direcção. Ver se não me esqueço antes de pintar:
    [​IMG]

    Já comprei a tinta. Levei uma peça para me fazerem a côr o mais parecida possível. Daqui a uns dias/semanas vou "brincar" com o jacto de areia e depois levar as peças a um pintor.
    Ainda pensei em mandar metalizar mas após várias opiniões decidi mandar apenas para o pintor dar primário e tinta.

    Uma duvida do motor. Para mudar este veio do kick é preciso abrir o motor não é?
    [​IMG]

    A partir de agora o desenrolar da história vai ser muito mais lento, pois só trabalho na motorizada em alguns fins de semana.
     
  4. Paulo, esse parafuso no tirante de travão traseiro é normal.

    Para trocar esse veio do kick é necessário abrir o motor.
     
  5. Boas...tens aí muito trabalho pela frente...tambem tenho uma efs gt mas com motor zundapp turbina, cujo restauro está a ser feito...tal como tu tinha um tópico o motonline mas estou a ver que vou criar aqui um tópico...força no restauro ...cumps
     



  6. O parafuso é completamente redondo! O entalhe aberto a meio, é tudo desgaste, estando o parafuso num estado que já não oferece segurança!

    Para substituír o veio do kickstarter, basta abrir meio motor!
    É preciso retirar:
    a culassa
    o cilindro
    o volante
    o pinhão de ataque
    os nove parafusos do carter
    os pedais
    o o'ring do veio do kickstarter
    convem retirar o óleo
     
  7. Obrigado pelas respostas :)
    Sim ainda tenho muito trabalho, o que é preciso é ir sempre fazendo e com atenção para não estragar peças ou ficar uma porcaria.
    Se alguém tiver a fazer algo parecido e tiverem alguma duvida como desmontei alguma peça perguntem à vontade.
     
  8. Peço desculpa pelas informações incorrectas.

    Não há ninguém melhor que o Carlos Martins para tirar as dúvidas. :)
     
  9. É por isso que os foruns são bons, há sempre alguém disposto a ajudar e a corrigir:)

    Já agora, sabem se ainda se vende o canhão da tranca da direcção? Já procurei e não encontrei, fiquei com a ideia de que já não se vendem

    E fechaduras para as malas com a chave igual para as duas malas, existem? Já encontrei fechaduras de malas mas cada fechadura tem chave diferente.
     
  10. Boas, força ai com o restauro, tb restaurei a poco tempo uma efs, demorou bastante tempo e causou me muitas dores de cabeça, mas agora ando tds dias nela e vejo que o trabalho compensou :D

    Abraço
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página