Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Postalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Rally De Portugal 2012

Tópico em 'Desporto Motorizado Actual' iniciado por Pedro A. Soares, 29 Fev 2012.

Tópico em 'Desporto Motorizado Actual' iniciado por Pedro A. Soares, 29 Fev 2012.

  1. [​IMG]


    Está quase aí um dos melhores eventos do ano em Portugal. Depois da prova no México, segue-se o mítico Rally de Portugal, uma das provas com mais história do calendário WRC e uma das favoritas dos pilotos.

    De 29 de Março a 1 de Abril, quatro dias de Rally, começando com uma super especial em Lisboa, indo depois em direção ao Algarve, onde mais uma vez os pisos de terra vão ser o palco principal.

    Mais informações: http://www.rallydeportugal.pt/

    Aqui fica um "aperitivo"

     
  2. Como é habito lá estarei todos os dias...e no dia 24 em fafe tambem. :)
     
  3. Programa

    2ª Feira 26 de Março 2012

    07.00h / 19.00h Dia 1 de Reconhecimentos (SS-17/19, 18/20, 4, 11/14, 3 e 2)

    3ª Feira 27 de Março 2012

    07.00h / 19.00h Dia 2 de Reconhecimentos (SS-5/8, 6/9, 7/10, 12/15 e 13/16)

    4ª Feira 28 de Março 2012

    08.00h / 10.00h Free Practice Stage para equipas WRC P1 e P2 Vale Judeu - Loulé

    10.40h / 11.30h Qualifying Stage para equipas WRC P1 e P2 Vale Judeu - Loulé

    11.30h / 12.30h Free Practice Stage para equipas WRC P3 Vale Judeu - Loulé

    12.30h / 13.30h Free Practice Stage outros concorrentes Vale Judeu - Loulé

    5ª Feira 29 de Março 2012

    09.00h Abertura do Paddock em Lisboa Praça do Império - Lisboa

    12.00h Abertura da área de Pré-Partida em Lisboa Praça do Império - Lisboa

    11.00h / 13.00h SSS 1 - Reconhecimento (horário a publicar em aditamento) Lisboa

    13.15h Conferência de Imprensa FIA Pre-Rally CCB - Lisboa

    14.25h Início do Rally Praça do Império - Lisboa

    14.30h SSS 1 Lisboa

    22.25h Fim da 2ª Secção Estádio Algarve

    6ª Feira 30 de Março 2012

    11.00h Partida para a 3ª Secção Estádio Algarve

    18.20h Fim da 4ª Secção Estádio Algarve

    Sábado 31 de Março 2012


    08.30h Partida para a 5ª Secção Estádio Algarve

    17.40h Fim da 6ª Secção Estádio Algarve

    Domingo 01 de Abril 2012

    06.30h Partida para a 7ª Secção Estádio Algarve

    15.30h Fim do Rally Estádio Algarve

    15.45h Cerimónia de Pódio Estádio Algarve

    16.00h Verificação Técnica Final Estádio Algarve

    16.00h Conferência de Imprensa FIA Pós-Evento Media Centre

    19.00h Publicação da Classificação Final Estádio Algarve

    http://www.rallydeportugal.pt/pt/rally-portugal/programa
     
  4. Este ano a prova tem também novidades: No sábado anterior ao inicio do Rally, haverá o Rally Sprint em Fafe, uma demonstração dos WRC e a trazer de volta os rallys internacionais ao Norte, onde no passado fizeram história.

    Mapa_Fafe_detalhe.jpg



    Serão instaladas 4 Zonas Espetáculo (ZE), escolhidas em função da sua espetacularidade, visibilidade, segurança e, ainda, facilidade de acesso:
    ZE1 – Monte Marco
    ZE2 – Salto da Pereira
    ZE 3 – Confurco
    ZE 4 – Salto da Pedra Sentada

    Cada uma destas quatro ZE será suficientemente ampla para acolher vários milhares de espetadores e, no caso da ZE1 de Pereira, será mesmo possível observar a passagem dos concorrentes segundo vários ângulos. Refira-se que, no caso de uma ZE "esgotar" a lotação, o respetivo acesso será cortado, pelo que o público será reencaminhado para as outras zonas espetáculo.

    A presença de espetadores fora destas zonas espetáculo não será autorizada, sendo igualmente interdita a deslocação pela pista ou pelas respetivas bermas. Do mesmo modo, não será possível mudar de uma ZE para outra, pelo que deverá escolher com antecedência a zona pretendida e fixar-se nela, de forma a contribuir para uma segurança absoluta ao longo do evento.
    Os acessos recomendados às quatro ZE serão divulgados em breve, o mesmo acontecendo com o programa da prova.

    O WRC Fafe Rally Sprint foi concebido para ser um espetáculo destinado a entusiasmar o público, na expectativa de que o seu comportamento seja um exemplo de atitude cívica irrepreensível, de forma a não colocar minimamente em risco a completa realização deste evento e de futuras edições. Nunca se esqueça que a segurança de todos começa em si!
     

    Ficheiros Anexados:

  5. Há também uma outra novidade, a inclusão de 3 especiais noturnas neste rally de Portugal. É novidade neste campeonato e será um teste que se correr bem, poderá ser incluído noutros Rallys do calendário WRC 2012.

    De fato, as provas noturnas também fazem parte da história do rallye de Portugal, pelo que será com grande expetativa que todos assistirão a esta "nova" componente.
     
  6. Na 2ª secção, dia 29? Não vi essa informação...
     
  7. Ainda não se sabe quais são as especiais noturnas... só se sabe que vão existir e que não vão ter a luz do dia, pelo que pode ser também ao final da tarde. Pelo programa, o dia 29 parece ser o que melhor se encaixa, visto chegarem cerca das 22.25h ao "paddock"
     
  8. Já tenho novidades das especiais noturnas:

    SS2- Gomes Aires (10,19Km) ás 20:19h

    SS3 - Santa Clara (14,29Km) ás 20:49h

    SS4- Ourique (11,10Km) ás 21:25h
     
  9. Eu vou,

    Queria ir a Fafe mas não dá, vejo a SS em Lisboa e depois algumas no Algarve!
     
    Pedro A. Soares gostou disto.
  10. Eu também vou ver aqui em Lisboa e depois vou rumar a sul...

    :D
     
  11. Vê lá se dizes alguma coisa para tomarmos um copo... :p
     
  12. OK. Depois combinamos.
     
  13. Bem se pode dizer que o WRC Fafe Rally Sprint será um "aperitivo de luxo" para a edição de 2012 do Rali de Portugal, tal a qualidade dos pilotos e das equipas que já confirmaram a sua presença no regresso dos carros do WRC ao cenário exclusivo do troço de Fafe-Lameirinha.

    Assim e começando pela formação da Citroën, a marca francesa estará presente em Fafe com os seus dois pilotos oficiais, o campeão do Mundo Sebastien Loeb, e o finlandês Mikko Hirvonen, aos comandos do DS3 WRC, a que se juntam ainda outros dois nomes que alinharão na prova do mundial com carros franceses - Nasser Al Attiyah e Thierry Neuville.

    Também a Ford terá uma presença forte em Fafe, já que serão pelo menos cinco os pilotos em Fiesta WRC a alinhar no evento: para além dos "oficiais" Jari-Matti Latvala e Petter Solberg, também Ott Tanak, Martin Prokop e Jari Ketoma irão percorrer os seis quilómetros da Lameirinha.

    E para que todas as equipas oficiais que pontuam para o WRC façam o pleno em Fafe, o WRC Team Mini Portugal constituirá certamente um dos motivos de grande atração do evento, com a presença de Armindo Araújo, que certamente irá levar ao rubro os milhares de espetadores que comparecerem no evento, e do seu colega, o brasileiro Paulo Nobre. Mas os John Cooper WRC estarão ainda presentes pelas mãos de Dani Sordo e Patrick Sandell.

    Como se pode verificar, nada menos do que 13 pilotos a guiarem carros WRC em Fafe, uma verdadeira garantia de um tremendo espetáculo neste reviver de memórias gratificantes na Lameirinha. Mas a estes há ainda a acrescentar um excelente lote de mais pilotos portugueses, alguns a protagonizar surpresas bem interessantes e que serão reveladas em breve.

    Três passagens

    Os adeptos que se deslocarem a Fafe no dia 24 de março podem ver três passagens, entre as 14h20 e as 17h10, sendo que a organização reservou “apenas” quatro Zonas Espectáculo para albergar pessoas em segurança. Contudo, essas zonas espectáculo permitem a presença de muita gente, pois estendem-se em largas de centenas de metros do percurso em cada um dos casos, totalizando quase... três quilómetros, ou seja metade do percurso.

    In: Autoportal
     
    David Silva e Pedro Bastos Tondela gostaram disto.
  14. Espero que seja o suficiente para alargar novamente o nosso rallye a todo o país...
     
  15. Um terço dos inscritos no Vodafone Rally de Portugal 2012 são WRC. A lista de inscritos para a próxima edição do Rali de Portugal conta com um total de 57 inscritos, sendo que 19 são viaturas WRC, quase dois terços da totalidade de inscritos no recente Rali do México.

    Vinte e cinco dos inscritos são prioritários FIA, sendo que a WRC Academy conta com 13 pilotos inscritos, entre os quais o português João Silva, que se estreia nesta competição.

    Entre os inscritos, contam-se sete Citroen DS3 WRC, entregues a Sebastien Loeb, Mikko Hirvonen, Nasser Al Attiyah, Thierry Neuville e ao holandês Peter Van Merksteijn.

    Confirmados estão também nada menos que dez Ford Fiesta WRC, com especial destaque para os oficiais Jari-Matti Latvala e Petter Solberg, mas também para o estónio Ott Tanak e o russo Evgeny Novikov pela equipa M-Sport Ford World Rally Team.

    A «armada» Ford Fiesta é reforçada com o brasileiro Daniel Oliveira, os noruegueses Mads Ostberg e Henning Solberg, Jari Ketomaa, Dennis Kuipers e Martin Prokop.

    Aos comandos dos Mini WRC estarão, além do português Armindo Araújo, o brasileiro Paulo Nobre, o espanhol Dani Sordo e o sueco Patrick Sandell, estes dois últimos inscritos pela Prodrive.

    A prova portuguesa contará também para o SWRC, competição onde existem quatro pilotos inscritos, Paddon, Breen, Oleksowicz e Al Rajh. Pedro Meireles está também inscrito como «convidado» ao volante de um Mitsubishi Lancer R4, assim como Sébastien Ogier com o Skoda Fabia S2000.

    Além de Armindo Araújo, João Silva e Pedro Meireles, a presença lusa será composta ainda por Ivo Nogueira (Citroen DS3 R3T), Paulo Neto (Citroen DS3 R3T), João Fernando Ramos (Mitsubishi Lancer Evo X), Miguel Barbosa (Mitsubishi Lancer Evo IX) e Ricardo Moura (Mitsubishi Lancer Evo IX).

    A edição de 2012 do Vodafone Rali de Portugal realiza-se entre 28 de Março e 1 de Abril e terá uma extensão total de 1564,26km, incluindo 22 provas de classificação, num total de 434,77km, ou seja, uma percentagem de 27,8 face à distância total e uma média de 19,76km por classificativa, o que confere desde logo uma intensa competitividade ao evento.

    Inscritos WRC:

    Numero/Equipa/Piloto/Carro

    1 Citroën Total WRT Sebastien Loeb FRA - Citroën DS3 WRC
    2 Citroën Total WRT Mikko Hirvonen FIN - Citroën DS 3 WRC
    3 Ford World Rally Team Jari-Matti Latvala FIN - Ford Fiesta RS WRC
    4 Ford World Rally Team Petter Solberg NOR - Ford Fiesta RS WRC
    5 M-Sport Ford World Rally Team Ott Tanak EST - Ford Fiesta RS WRC
    6 M-Sport Ford World Rally Team Evgeny Novikov RUS - Ford Fiesta RS WRC
    7 Qatar World Rally Team Nasser Al Attiyah QAT - Citroen DS3 WRC
    8 Citroën Junior WRT Thierry Neuville FRA - Citroen DS3 WRC
    9 Brazil World Rally Team Daniel Oliveira BRA - Ford Fiesta RS WRC
    10 Adapta World Rally Team Mads Osteberg NOR - Ford Fiesta RS WRC
    11 Henning Solberg Henning Solberg NOR - Ford Fiesta WRC
    12 WRC Team Mini Portugal Armindo Araújo POR - Mini John Cooper Works WRC
    14 WRC Team Mini Portugal Paulo Nobre BRA - Mini John Cooper Works WRC
    16 Jari Ketomaa Jari Ketomaa FIN - Ford Fiesta RS WRC
    17 Van Merksteijn Motorsport Peter Van Merksteijn NLD - Citroen DS3 WRC
    18 M-Sport Ford World Rally Team Dennis Kuipers NLD - Ford Fiesta RS WRC
    21 Czech Ford National Team Martin Prokop CZE - Ford Fiesta RS WRC
    37 Prodrive WRC Team Dani Sordo ESP - Mini John Cooper Works WRC
    52 Prodrive WRC Team Patrik Sandell SWE - Mini John Cooper Works WRC

    In: Autoportal
     
  16. Alguém me leva? :( Ainda nem andava na escola, a ultima vez que fui ao rally.. e eu entrei aos 6 anos! :(
     
  17. aahahhhahaha
     
  18. Eu no dia 29 vou estar no mesmo local do ano passado a ver o que à de melhor na cidade alfacinha B)
     
  19. Devolver o rali onde nunca deveria ter saido, mais nenhum ponto do país oferece mais espetaculo do que os miticos troços de fafe , arganil , etc......
    Só é pena nao poder ir no dia 24 mas uma coisa é certa , vai ser uma romaria imensa, nao vai haver lugares suficientes nas zona espetaculo que aguente!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página