Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Que Mota É?

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Gonçalo Feiteira, 9 Jul 2012.

Tópico em 'Motos e Motorizadas' iniciado por Gonçalo Feiteira, 9 Jul 2012.

  1. Olá a todos, sou novo no portal bem como nestas andanças de ser um entusiasta dos clássicos.
    No meu caso é mais velocipedes antigos, vulgo "motas dos velhotes".
    Assim adquiri recentemente um velocipede, que agora tenho de registar em meu nome, tenho toda a documentação que penso ser a necessária, o que se passa é o seguinte:
    A mota foi me "vendida" como sendo uma Vanguard, e do que pesquisei este tipo de motas podem ter várias marcas, assim agora ao ir ao imtt deparei-me com algumas incongruências e foi me aconselhado a pedir na Câmara Municipal uma declaração onde constam as caracteristicas do veiculo.
    Tendo ou não todas as peças de origem o que sei neste momento é o seguinte:
    Motor zundapp com turbina de 4v
    No livrete no sítio da marca vem a dizer RAF (pensei que fosse Royal Air Force e fiquei assustado :)) mas pelo que vi na Câmara eles têm motas registadas com essa marca, mas na net não encontro nada.
    No livrete diz que a cor será Preta e Azul (mas foi-me entregue azul)
    No depósito de fato vem a dizer vanguard, mas são apenas uns autocolantes, por baixo tem um buraquinhos onde deverão sem colocadas as chapas da marca, presumo eu :)
    Junto anexo uma foto para verem como é a mota e ver se alguem me pode dar umas luzes, principalmente na questão da Marca ser RAF (ou será alguma sigla camarária para descrever uma mota que podem não ter conseguido atribuir um nome quando foi feito esse livrete em 1983?

    Comprimentos a todos
    Ver anexo 282282
     

    Ficheiros Anexados:

  2. boa tarde

    Dentro dos meus conhecimentos essa motorizda já não está original, um dos promenores que salta logo a vista é o barão que faz reforço do guarda lamas traseiro não se encoadra na estética desses guarda-lamas,logo dai pode se concluir que tanto guarda lamas de trás como o da frente não são origens,parecem vindo de uma Famel ,pela foto parece que a motorizada deve ter como base a marca Macal, parece me que seja um modelo montado por armazenista, modelos estes que têm muito devercidade de peças que não é facil identificar exactamente o modelo em causa .

    Mas os profissionais nesta area que se prenunciem!!!!

    em anexo deixo fotos de modelos muito identicos de vanguard´s

    cumps TR :)
     
  3. Sim, penso que tem razão os guarda-lamas das motas dessa altura não serão esses, e sendo o motor de 1965, penso que a mota poderá ser por volta dessa altura, tipo 68.
    Já desmontei mais algumas peças para tentar achar algumas marcas, mas nada.
    Pedi na camara um registo da mota, e de facto eles tambem tem a mota registada com a marca RAF, que foi feito em 83, mas tambem me dera um documento que veio de outra camara municipal na altura onde a mota estava registada, que tembem veio como RAF
     

    Ficheiros Anexados:

  4. Após mais umas pesquisas, na net, até agora a única mota que encontrei com um depósito idêntico é uma Zundapp Titan de 1965, têm um motor igual, as caixas, o porta couves, o banco e como já referi o depósito.
    Começo a ficar deprimido, sem chegar a nenhuma conclusão. :)
     
  5. Mas ninguem se atreve a dar uma ideia!!! :)
     
  6. boa noite Gonçalo

    Realmente tambem estive a ver na net e tambem me parece uma zundapp titan, mas o melhor é arranjar a maior informação possivel sobre titan para ter realmente a certeza de todos promenores para fazer restauro da sua igual á titan de origem porque muitas das que se apanha pela net não são realmente a origem.....

    cumps TR
     
  7. Agora após mais umas pesquisas, mais uma coisa para me intrigar :) aquela parte que segura o guiador, tem um circulo, e parece-me que nesse circulo deve ter estado uma daquelas chapas redondas, a dizer FNB (fabrica nacional de bicicletas) com uma cruz :(
    Isso leva que, ou não é uma zundapp titan, que essas tinham um daqueles guiadores parecidos com uma vespa, com o conta km no próprio volante.. enfimmmmmm :) estou cada vez mais confuso, já estou arrependido de não ter comprado uma Casal K189 que o homem lá tinha :) que essa estava bem identificada.
     
  8. Mais umas fotos do quandro, e com o guiador com a tal rodela, onde poderá ter estado o tal simbolo redondo da FNB
     

    Ficheiros Anexados:

  9. Ninguem dá uma ideia sequer!!! Uma ajuda que seja, para ver se reduzo as hipóteses...
     




  10. Gonçalo, está visto que a tua motorizada é de fabricação Vilar, apesar de alguns elementos caracterizantes desta marca, estarem ausentes, nomeadamente os amortecedores e a típica haste dupla do guarda lamas da frente! O símbolo redondo FNB, tambem é
    uma característica desta marca e apesar de não estar, o local garante-nos que estava!
    A Vilarinho e Moura, fabricou sob marcas próprias, nomeadamente Vilar e Perfecta (as mais comuns, outras houve mais raras)!
    Fabricou tambem para uma "legião" de armazenistas/distribuídores (não montadores Tiago) incluíndo-se a tua nesse grupo!
    A marca da tua terá sido distribuída por um armazenista cuja empresa seria identificada pela sigla RAF, talvez as iniciais do nome do proprietário!
    Como podes ver na foto, no encontro de Montemor o Novo, esteve uma de marca Estrela Rolante, igual (aparentemente) à tua (reportagem da revista Sóclassicas)
    As marcas Moped e Titan, tambem era comum serem de fabricação Vilar (apesar de pelo menos Titan ter havido de outras origens)!
    Resumindo e para efeitos de IMTT:
    Marca- RAF (sendo o que está no livrete)
    Modelo-Turismo (talvez)
     

    Ficheiros Anexados:

Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página