Bem-vindo/a ao Portal Classicos

O Portal dos Clássicos é um sítio português dedicado aos veículos clássicos com interesse histórico. Temos como objectivos juntar a comunidade de entusiastas e prestar auxílio a todos os que pretendem adquirir, restaurar, conservar e manter veículos antigos. O que espera para se juntar à família?

Welcome to Portal Classicos, the biggest Portuguese community about historic vehicles! Change language here.

  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar você estará de acordo com a nossa utilização de cookies. Saber Mais.
  2. Portalistas, o Portal dos Clássicos está no no Drivetribe, a rede social automotiva do trio May-Clarkson-Hammond! Junte-se à nossa Tribo
    Fechar Aviso

Protectores de bornes de bateria - ainda há?

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Eduardo Relvas, 13 Mai 2010.

Tópico em 'Ajuda no Restauro e Manutenção' iniciado por Eduardo Relvas, 13 Mai 2010.

  1. Boas,

    Isto é acima de tudo um protesto contra a marcha do progresso... e as indústrias que nos vão ao bolso!

    Antigamente havia uns protectores de bornes de bateria que eram basicamente um anel de esponja embebido em bicabornato de sódio com uma capa de plástico por cima, que funcionavam impecavelmente bem e os terminais dos cabos estavam sempre impecáveis. E ainda por cima eram baratíssimos (razão óbvia pela qual tinham de ser eliminados).

    terminal_protectors.jpg

    Agora só encontro nas lojas uma porcaria em spray, cara como tudo, e que simplesmente não funciona! Além de deixar tudo borrado (ou me obrigar a mascarar tudo à volta antes de o aplicar), não faz o seu serviço como deve ser, porque já tenho terminais oxidados no Spider!

    Alguém sabe se isto ainda se vende cá, ou tenho de mandar vir de uma nação civilizada como Inglaterra?

    Um abraço a todos!
     

    Ficheiros Anexados:

  2. Eduardo, vê se é isto que procuras, comprei na Norauto há pouco tempo, chama-se Anilhas de Anti-Sulfato.
     

    Ficheiros Anexados:

  3. Ah grande amigo Lopes! É isso mesmo, obrigado pela dica! ;)

    A ver se da próxima vez que for a Castelo Branco (ainda há pouco de lá vim... :(- mas tenho de lá regressar em breve) dou um pulinho lá para comprar uma mão-cheia deles!

    Bolas, que isto estava complicado... nas casas de peças aqui só já vendem daquela tanga em spray, que não resulta... e eu não gosto de untar os terminais com vaselina.

    Um abraço!
     
  4. Já agora só uma pequena explicação:

    Estes anéis servem para proteger os terminais da corrosão que se gera naturalmente quando o ácido da bateria liberta gases por fracturas capilares junto dos terminais. Estas fracturas geram-se naturalmente pelo movimento que fazemos sobre os terminais, e que também não são evitadas pelo facto de o polipropileno (material do invólucro das baterias) ser um material com uma muito baixa capacidade de adesão a outros materiais.

    Essas fracturas capilares deixam então escapar o ácido sulfúrico em gás, que reage depois com o metal dos terminais eléctricos da cablagem do carro, gerando uma reacção na qual se produzem sais sulfato, daí o nome.

    Um abraço!
     
Código de Verificação:
Rascunho Salvo Rascunho removido

Partilhar Página