Proibido circular em Lisboa - ZER

Segundo o Jornal Público 19-11-12,

"A Câmara de Lisboa vai instalar um sistema de leitura de matrículas para detectar os veículos antigos que circulem no centro da cidade, nas zonas de emissões reduzidas (ZER). O objectivo é garantir que os automobilistas são mesmo multados, o que quase não tem estado a acontecer.
Desde Julho de 2011 que os carros anteriores a 1992 sem catalisador não podem circular no eixo Avenida da Liberdade/Baixa. Em Abril deste ano, a proibição estendeu-se aos carros anteriores a 1996 e a ZER foi alargada, incluindo a zona a sul do eixo criado pelas avenidas de Ceuta, das Forças Armadas, dos Estados Unidos da América, Marechal António Spínola, Santo Condestável, Infante D. Henrique e Eixo Norte/Sul.

No entanto, poucos carros têm sido multados. Em declarações à TSF, nesta segunda-feira, o vereador da Mobilidade, Fernando Nunes da Silva, disse que nos últimos seis meses a Polícia Municipal multou mais de 100 condutores na Baixa e Avenida da Liberdade mas apenas um foi multado na segunda zona de exclusão, que está sob responsabilidade da PSP.

Nunes da Silva diz que a PSP não tem meios para actuar. “Se as medidas que a Câmara de Lisboa toma não são feitas cumprir porque não tem havido a possibilidade de o fazer por parte da policia que depende do Governo, então a responsabilidade deve ser imputada ao Governo e não à camara”, afirmou o vereador.

Segundo Nunes da Silva, o sistema vai funcionar à semelhança do que existem nas ex-SCUT e será instalado em cerca de 15 semáforos dentro da cidade. “O sistema processa automaticamente a comparação da matrícula que é lida com as datas em que os veículos são produzidos, e portanto sabe-se logo se respeita ou não as limitações”, explicou.

Neste momento está a ser preparado o caderno de encargos para ser depois lançado o concurso público para o fornecimento da tecnologia. O PÚBLICO tentou contactar o vereador para saber quanto é que a autarquia vai investir neste novo sistema, até agora sem sucesso.

O sistema deverá ser instalado a tempo da entrada em vigor de normas ainda mais apertadas. No final do primeiro trimestre de 2013, as restrições vão passar a abranger os carros anteriores a 2000 (na Baixa e Avenida da Liberdade) e a 1996 (nas restantes zonas). Segundo o vereador, esta é uma exigência da União Europeia para diminuir a poluição na capital."
 
Segundo o Jornal Público 19-11-12,

(...)
“O sistema processa automaticamente a comparação da matrícula que é lida com as datas em que os veículos são produzidos, e portanto sabe-se logo se respeita ou não as limitações”, explicou.

(...)
Ora bem, se bem entendi a matricula vai ser comparada com a data em que os veículos são produzidos!!!! Isto quer dizer que se um carro com 20 anos importado agora e que fica com uma matrícula de agora vai passar sem ser multado!!!
 
Ora bem, se bem entendi a matricula vai ser comparada com a data em que os veículos são produzidos!!!! Isto quer dizer que se um carro com 20 anos importado agora e que fica com uma matrícula de agora vai passar sem ser multado!!!

Vou ali a Espanha buscar um Ax (ou outro qualquer...), legalizo-o cá, engordo o estado com os impostos daí resultantes, mas já posso circular nas ZER!! :lol: :lol: :lol:
 
Desculpem lá mas agora vou ser mauzinho :lol:
Quem ganha com isto dos lisboetas não poderem circular com viaturas antigas em Lisboa é o resto do país, pois vocês vão ter que as vender e adivinhem quem vai ganhar com isso ? :p
 
Eu já os estou a imaginar a fazerem uma feira da ladra às portas de Lisboa, a chorarem por se terem que desfazer das máquinas e nós lá a comprá-los e a desfrutar deles :lol: :lol:
 
Eu já os estou a imaginar a fazerem uma feira da ladra às portas de Lisboa, a chorarem por se terem que desfazer das máquinas e nós lá a comprá-los e a desfrutar deles :lol: :lol:


Tem calma que tambem vai "sobrar" para aí ... e infelizmente .. e ... nem só.
Esta medida é para "tirar" carros da estrada, de modo a que se faça menos importação de combustivel ... para "baixar" a divida externa.

"Não te rias do mal do vizinho ... que o teu vem a caminho ..."
 
Tem calma que tambem vai "sobrar" para aí ... e infelizmente .. e ... nem só.
Esta medida é para "tirar" carros da estrada, de modo a que se faça menos importação de combustivel ... para "baixar" a divida externa.

"Não te rias do mal do vizinho ... que o teu vem a caminho ..."

Eu também já conto com isso infelizmente. :( A Merkel e os restantes paises produtores de carros, não contavam que os tugas começassem a poupar tanto. E como andam desesperados para vender os Mercedes e afins, toca a forçar os tugas a comprar-lhe mercadoria, obrigando-nos a trocar o velho, bom, bonito e durável, pelo novo, feio, caro e pouco durável. Sim, porque o material não pode durar tanto, senão eles depois não vendem nada ( até os japunas já aprenderam esta lição ). Curiosamente depois inventam leis que lhes permitem criar excepções para andarem eles com o maravilhoso património automobilístico que compram por tuta e meia aos tesos dos tugas. :mad:

Só seis no mundo e todos vendidos para Portugal. Pelo que sei este foi-se por 45.000 €.

http://www.anamera.c...er][rowcount]=6

Estes já se foram ( seleccionem Portugal )

http://www.anamera.c...html?no_cache=1

E estes vão pelo mesmo caminho ( seleccionem Portugal )

http://www.anamera.c...html?no_cache=1

Acredito que alguns foram vendidos por serem uma forma de negócio, mas certamente muitos o foram, ou vão ser, porque os donos ou pura e simplesmente têm necessidade para conseguirem sobreviver neste país falido ou/e não conseguem suportar os encargos com as viaturas ( seguros, selos, inspecções, custo combustível,etc...). Se isto não é uma dor de alma ver sair do património automobilístico português, peças raras e únicas como algumas destas, então nem sei o que diga. E não são estúpidas leis como esta de Lisboa que vão resolver o assunto. Se eles se dedicassem mas era a fiscalizar os milhares de aceleras que andam aí sem catalizador e os autocarros todos podres a circular a soltar tanto fumo que quem vem atrás até asfixia ( e com inspecção aprovada não sei como !!! :blink: ) é que eles faziam melhor. Recuperavam os valores de poluição num instante. Não é por causa de meia dúzia de clássicos que fazem parte da história do país e de muitas famílias que o país vai à falência ou rebenta com a camada de ozono, como fazem os indianos com os milhões de motas a circular, por exemplo. Os políticos devem entender que eu sou tuga e não alemão ou francês, e que portanto tenho gostos diferentes dos deles. Não gosto de ser formatado. Posso viver em harmonia com os outros, mas não sou igual a eles. Como português tenho uma identidade própria que quero preservar. Enquanto quem nos governa não entender e/ou não tiver coragem para defender esta diferença não vamos a lado nenhum. :mad:
 
Não sei se muita gente daqui viu hoje o Jornal das 9 na SIC, mas o vereador nunes conseguiu colocar o CDS e o PCP de acordo.

O facto positivo desta pretenção em limitar carro anteriores ao ano 2000 é aumentar o absurdo da ZER e começar a interessar um numero maior de pessoas.

Os comentários foram todos com base no senso comum, e muito criticso para com a CML, embora nenhum dos intervenientes tenha referido as graves ilegalidades detectadas, Ruben de Carvalho lançou uma ideia sobre a origem da poluição, que poderá explicar o aumento da poluição apesar das limitações na baixa.


A seguir com atenção.,


nuno granja
 
Ando todos os dias em Lisboa de Alfa Romeo 75 Twin Spark de 1989. A táctica é a seguinte: deixem crescer a barba, ponham um chapéu preto na cabeça, a polícia quando faz operações stop até olha para o lado e finge que não me vê. Nunca me mandam parar porque acham que não tenho dinheiro para pagar e vão ter que preencher muitos papéis e ter muitas chatices. Se repararem os polícias só mandam parar quem trabalha e quem tem dinheiro para pagar, nomeadamente veículos de transporte de mercadorias... chulos. Os outros condutores dão-me sempre prioridade e nunca ousam apitar!

No outro dia um Lisboeta mais atrevido dentro de um Renault daqueles novos com bancos em tandem eléctrico, que nem sei o nome daquela mer... disse-me que gostava da ecologia. Eu dentro do meu 75 disse-lhe que sou mais ecológico do que ele, não incentivo as fábricas poluidoras a produzirem, não incentivo o abate de carros para não fazer lixo e ainda aproveito os carros velhos que ninguem quer e reutilizo a 100%. Sou um verdadeiro reciclador de carros, não compro um carro novo há anos! Se as fábricas funcionassem por meu incentivo já tinham fechado há anos e a floresta amazónica até tinha crescido de tamanho. O homem deve ter estado o dia todo a pensar nisto. A malta é imbecil e os autarcas sabem disso, incentivam a compra de carros novos para que haja mais IVA, IUC e IA a entrar nos cofres do estado, porque qualquer dia nem eles têm trabalho... perdão emprego. Que pariu a esses gajos todos.

Mesmo que seja multado todos os meses, sai mais barato andar de 75 twin spark (para além de mais divertido) do que andar de carro novo e como disse atrás é até mais ecológico. Para além disso tenho ar condicionado, computador de bordo, vidros eléctricos, direcção assistida, 148 cvs, bancos em pele e 1100 quilos de peso num carro de 5 lugares... para que é que eu preciso de um carro novo? Para ir daqui ali? Vou de 75 que pelo menos vou com um sorriso estúpido na cara! Com um carro novo sou escravo da marca e dos computadores que eles lá têm, pareço um parvinho que nem consegue ligar as luzes sozinho, nem as escovas limpa-vidros e até para estacionar o carro ajuda-me porque sou tótó. Se quiser ir contra a estátua do Marquês de Pombal o carrinho novo começa a ligar os ABS, ESP, GPS e até já existem uns que travam sozinhos... posso querer matar-me ou o carro é que manda em mim? Mas afinal quem é que comprou quem? Nem dado...

Em relação aos dias que o Nuno Granja anda a contar permita-me que lhe diga uma coisa: não conte mais que não vale a pena, quem se chateia é o Nuno Granja, o vereador está-se marimbando. Continue a andar de carro velho que é o melhor que podemos fazer. Se formos muitos é difícil começarem a chatear.

Um abraço a todos e obrigado por lerem o desabafo de mau feitio.
 
Inteiramente de acordo Pedro e subscrevo. Carros novos para quê ? O meu último foi em 2000 e juro para que nunca mais. E quanto menos electrónica melhor. E o morcão do meu irmão é que mandou um 127 de 1975 para o lixo senão quem andava nele era eu. Os carros novos não me atraem nada, são quase todos eles feios e todos iguais, mercê do rodopio dos mesmos designers de marca para marca. Olhem para a traseira de um C4, Mégane ou Astra actuais e vejam senão são todos parecidos. Agora comparem um Alfa 75 com um Citroen BX ou um Opel Kadett. Têm alguma coisa semelhante ?! Pois...
A melhor imagem do dia para mim hoje foi um casal de idosos passar no seu 205, castanho côr de café, metalizado, da década de 80 e parecido acabado de sair do Stand. Lindo. lindo, lindo. Quanto ao andar de carro velho, ando com muito orgulho no XL com 24 anos que nunca me deixou mal e já passou por muitos Bmw e Mercedes novos parados na auto-estrada. Deixa-os gastar dinheiro em carros novos Pedro, que entretanto nós vamos andando nos lindos clássicos existentes, bem mais baratos e resistentes. :lol:
 
Ando todos os dias em Lisboa de Alfa Romeo 75 Twin Spark de 1989. A táctica é a seguinte: deixem crescer a barba, ponham um chapéu preto na cabeça, a polícia quando faz operações stop até olha para o lado e finge que não me vê. Nunca me mandam parar porque acham que não tenho dinheiro para pagar e vão ter que preencher muitos papéis e ter muitas chatices. Se repararem os polícias só mandam parar quem trabalha e quem tem dinheiro para pagar, nomeadamente veículos de transporte de mercadorias... chulos. Os outros condutores dão-me sempre prioridade e nunca ousam apitar!

No outro dia um Lisboeta mais atrevido dentro de um Renault daqueles novos com bancos em tandem eléctrico, que nem sei o nome daquela mer... disse-me que gostava da ecologia. Eu dentro do meu 75 disse-lhe que sou mais ecológico do que ele, não incentivo as fábricas poluidoras a produzirem, não incentivo o abate de carros para não fazer lixo e ainda aproveito os carros velhos que ninguem quer e reutilizo a 100%. Sou um verdadeiro reciclador de carros, não compro um carro novo há anos! Se as fábricas funcionassem por meu incentivo já tinham fechado há anos e a floresta amazónica até tinha crescido de tamanho. O homem deve ter estado o dia todo a pensar nisto. A malta é imbecil e os autarcas sabem disso, incentivam a compra de carros novos para que haja mais IVA, IUC e IA a entrar nos cofres do estado, porque qualquer dia nem eles têm trabalho... perdão emprego. Que pariu a esses gajos todos.

Mesmo que seja multado todos os meses, sai mais barato andar de 75 twin spark (para além de mais divertido) do que andar de carro novo e como disse atrás é até mais ecológico. Para além disso tenho ar condicionado, computador de bordo, vidros eléctricos, direcção assistida, 148 cvs, bancos em pele e 1100 quilos de peso num carro de 5 lugares... para que é que eu preciso de um carro novo? Para ir daqui ali? Vou de 75 que pelo menos vou com um sorriso estúpido na cara! Com um carro novo sou escravo da marca e dos computadores que eles lá têm, pareço um parvinho que nem consegue ligar as luzes sozinho, nem as escovas limpa-vidros e até para estacionar o carro ajuda-me porque sou tótó. Se quiser ir contra a estátua do Marquês de Pombal o carrinho novo começa a ligar os ABS, ESP, GPS e até já existem uns que travam sozinhos... posso querer matar-me ou o carro é que manda em mim? Mas afinal quem é que comprou quem? Nem dado...

Em relação aos dias que o Nuno Granja anda a contar permita-me que lhe diga uma coisa: não conte mais que não vale a pena, quem se chateia é o Nuno Granja, o vereador está-se marimbando. Continue a andar de carro velho que é o melhor que podemos fazer. Se formos muitos é difícil começarem a chatear.

Um abraço a todos e obrigado por lerem o desabafo de mau feitio.

Pedro,

Brilhante texto, que assino por baixo excepto num ou noutro ponto e no último paragrafo.

Como diz o Rafael a "coisa" dá-me pica e apesar de "o não está sempre garantido" o vereador pode ser que tenha uma surpresa.

Há muito que o objectivo deixou se ser obter resposta mas falaremos nisso dentro de dois ou 3 meses. Estou a trabalhar na terceira fase.

Ultima nota, se passares por um Scirocco Cinza, apita para darmos duas de conversa.

Acho que nos vamos dar bem, que o que tu tens não é mau feitio, mas pouca tolerância a tangas.


nuno granja
 
Isto está tudo maluco!

Neste momento tenho 2 carros que fazem serviço diario, um é de 98 e outro é de 96, o seu uso é perfeitamente de "electrodoméstico" (embora o XSI seja um eletrodomestico especial, eheheh), sendo que o carro de 96 fará algumas incursões á capital pois é o unico de 5 lugares e a minha sogra tem consultas em Lisboa, sendo que na sua maioria perto das zonas em questão! Tendo ela mobilidade reduzida, como se poderá fazer?

A mim parece-me que esta gente endoidou e sobretudo agora já é o próprio estado (ou as suas instituíções) que descriminam com base na situação económica e financeira das familias!
Não estamos a falar de meia duzia de "malukinhos" dos carros (que de resto são cidadãos como os outros) e sim de milhares de familias que até gostariam de ter um carro anterior a 2000, mas que não podem!
Se há um problema de poluíção, então será mais coerente simplesmente cortar a circulação a TODOS e complementar com transportes viaveis e parques de estacionamento suficientes e "low cost" ou mesmo gratuítos.
 
Não estamos a falar de meia duzia de "malukinhos" dos carros (que de resto são cidadãos como os outros) e sim de milhares de familias que até gostariam de ter um carro anterior a 2000, mas que não podem!

Boas,
Carlos,da forma que estamos hoje em dia,as familias nao andam com carros anteriores a 2000 porque gostam,a grande maioria anda com eles porque não tem escolha!Outra grande parte anda com os carros porque ainda nao avariaram,pois assim que avariarem,não há verbas para arranjar...
Eu nunca tive um carro novo e o mais recente que tive era de 1989...quando preciso ir seja onde for,vou e tou-me nas tintas,se me mandarem parar eu paro,se tiver de pagar,pagarei,mas não é a multar os pobres que vão fazer com que se vendam carros novos.
Tenho muita pena que nos estejam obrigar a enterrar a nossa cultura...
É triste ver a quantidade de pessoas que nao cunhecem minimamente o que foram grandes senhores das estradas,e que deram tudo por tudo para nunca nos deixar mal...enfim,está na mão de todos e eu faço a minha parte!
 
Não estamos a falar de meia duzia de "malukinhos" dos carros (que de resto são cidadãos como os outros) e sim de milhares de familias que até gostariam de ter um carro anterior a 2000, mas que não podem!

Carossimo, onde se lê "gostariam de ter um carro anterior a 2000" deveria-se lêr "gostariam de ter um carro posterior a 2000"

Mea culpa e curioso como isso muda todo o sentido do que queria dizer!
 
Voltar
Topo